Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Proxy + Certificado - Ajuda

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 4 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      laurislucas
      last edited by

Pessoal boa tarde,

Verifiquei diversos tópicos por aqui com um problema parecido ao meu, mas não vi ninguem que resolveu.. Pois bem gostaria de ajuda também.

Versão PFSense: 2.3.4-RELEASE (i386)
      Versão Squid: 0.4.36_3
      Versão Squidguard: 1.16.2

Preciso configurar um proxy na rede, este proxy precisa ser transparente pois não terei acesso à todas as maquinas que estarão na empresa (tem máquinas de clientes) e também aos celulares. Fica inviável eu configurar proxy manualmente em todas as plataformas.

O que eu fiz:

• Realizei todas as configurações necessárias
      • Criei um certificado
      • Exportei o certificado e instalei no repositorio de certificado principal
      • Criei a blacklist
      • Marquei a opção para ativar SSL
      • Selecionei o certificado criado
      • Marquei as alterações no Remote CertCheck e no Certificate Adapt

Mas, mesmo assim, as outras máquinas e até a minha que tem o certificado instalado fica dando erros de Pagina não segura e clicar em avançado para prosseguir

Alguma luz?   :-\

Preciso bloquear facebook (sem bloquear outros serviços como Whatsapp, Gmail..), se eu bloquear pelo firewall > rules ele vai de boa mas preciso colocar um range de IP e nesse range vai junto Whatsapp e etc

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        laurislucas
        last edited by

Continei as pesquisas por aqui, verifiquei uma opção onde deve-se ficar:

SSL/MITM Mode = Splice All (Antes eu deixei Splice Whitelist)

Vou permanecer em testar e instalar o Squidguard e aviso assim que tiver maiores novidade…

Uma duvida: Essa opção Splice All é ruim?

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

Com o splice all, não precisa instalar o certificado nas estações, so criar a CA e atribuir na configuração.
          O grande porém e que as atualizações recentes dos navegadores não aceitam mais o certificado 'incompleto' gerado pelo squid e por isso o erro ao acessar o site permanece.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• B
            brunok
            last edited by

Bom, eu sei de uma solução que vai te atender:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=118346.0

Proxy ATIVO com WPAD, sem precisar configurar nas estações clientes.

Porém, não funciona para dispositivos mobiles. Neste caso, o ideal seria uma outra interface com Captive Portal (somente para a rede wifi).

• L
              laurislucas
              last edited by

@marcelloc:

Com o splice all, não precisa instalar o certificado nas estações, so criar a CA e atribuir na configuração.
              O grande porém e que as atualizações recentes dos navegadores não aceitam mais o certificado 'incompleto' gerado pelo squid e por isso o erro ao acessar o site permanece.

Entendi, aparentemente ele se encontra funcionando e não da erro no navegador (Pessoal aqui usa IE, Chrome, Firefox, Opera). Estão acessando os sites de banco e da prefeitura certinho também.. Seria estranho?

@brunok:

Bom, eu sei de uma solução que vai te atender:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=118346.0

Proxy ATIVO com WPAD, sem precisar configurar nas estações clientes.

Porém, não funciona para dispositivos mobiles. Neste caso, o ideal seria uma outra interface com Captive Portal (somente para a rede wifi).

Eu li o post e me pareceu bem legal, já adianto os parabens pelo post… Porém vou ser sincero, sou novo no PF e precisarei descobrir como colocar uma outra interface (seria uma virtual interface?) e no caso a minha rede de wifi obrigatoriamente precisaria estar em uma outa subnet ou ela pode permanecer no mesmo range que minha LAN? (192.168.0.0 /24)

• empbillyE
                empbilly
                last edited by

@laurislucas:

Eu li o post e me pareceu bem legal, já adianto os parabens pelo post… Porém vou ser sincero, sou novo no PF e precisarei descobrir como colocar uma outra interface (seria uma virtual interface?) e no caso a minha rede de wifi obrigatoriamente precisaria estar em uma outa subnet ou ela pode permanecer no mesmo range que minha LAN? (192.168.0.0 /24)

Pode ser uma VLAN sim. O ideal é que esteja separado em outra subnet/vlan.

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.