Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Máquina navegar fora do gateway padrao.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 1.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      mtllc22
      last edited by

olá galera, preciso de uma ajuda, tenho um pfsense com 3 placas de rede, com 2 links de internet 1 dedicado e 1 adsl, configurei default gateway sendo o dedicado, configurei
      1 gateway groups com os 2 links, o dedicado com tier 1 e o adsl com tier 2, está funcionando perfeitamente,  no firewal fiz a regra mudando o gateway
      para o group name, quando o dedicado cai o adsl assume.

minha rede tem ips definidos pelo mac no dhcpserver

minha pergunta é a seguinte, como fazer pra uma máquina sair pelo adsl ignorando o gateway group ?

gostaria de aproveitar melhor esse link adsl, porem não posso colocar em loadbalance pois ele é muito ruim de upload, eu colocaria somente em máquinas específicas.

desde já agradeço.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        lucaspolli
        last edited by

crie regras no firewall dizendo que o ip especifico irá sair pelo gateway especifico, porem vc perde a funcao balance..

• M
          mtllc22
          last edited by

lucas, eu fiz isto, porem da uns erros estranhos, se eu abro um navegador na máquina que coloquei pra navegar no adsl, e vou na pagina ( ping.eu ) mostra o ip do link dedicado, ao mesmo tempo eu faço um tracert google.com, mostra o ip do adsl.

crei a regra com um alias e uma lista de ips antes da regra do balance

to meio perdido hehehehe

• L
            lucaspolli
            last edited by

nesse caso, vc esta usando proxy? em qual gateway esta a saida dele? se estiver usando, o que sair pelo proxy vai pelo gateway do proxy, e o que estiver em whitelist, ou seja, que nao ira passar no proxy, vai sair pelo gateway setado…

da mesma forma se estiver usando alias de URLs...

• M
              mtllc22
              last edited by

hummm entendi, obrigado lucas, então vou ter um problema, eu uso proxy transparente, e preciso dele mesmo nas máquinas que iriam sair pelo adsl.

vou procurar outra maneira.

• L
                lucaspolli
                last edited by

talves algo com traffic shaper, mais nao sei direito como ele funciona…

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.