Squid com 2 links de internet
-
Pessoal Boa Tarde!
Tenho o seguinte cenário, PFSense 2.1.4 com 3 placas de rede, 2 links de internet e 1 LAN, configurei LoadBalance e FailOver, funcionando perfeitamente sem Squid, porém, quando ativo o squid3 somente o link marcado como default é utilizado, alguém sabe como fazer a configuração de modo que o squid utilize os 2 links?
vlw -
Olá,
Você precisa fazer com que a saída utilize o loadbalance como saída padrão.
Para isso você precisa ir nas regras de LAN e na regra padrão que libera a internet em opções avançadas , vá em gateway e habilite seu failover ou loadbalance que você configurou lá em routing..
-
Pessoal Boa Tarde!
Tenho o seguinte cenário, PFSense 2.1.4 com 3 placas de rede, 2 links de internet e 1 LAN, configurei LoadBalance e FailOver, funcionando perfeitamente sem Squid, porém, quando ativo o squid3 somente o link marcado como default é utilizado, alguém sabe como fazer a configuração de modo que o squid utilize os 2 links?
vlwla na aba de routing você vai na opção do link e coloca abaixo de def gateway tem uma opção de "Avançado" clica la e coloca 1 e la embaixo coloca quanto tempo vai levar para perceber que o link caiu .. e no loadbalance coloca high latency ou loss packets e ai ele joga load balance de acordo com a latencia e perda de pacote e ignora essa opção de def gateway.
-
Estou com o mesmo problema, mesmo cenário.. Quando o link principal cai o de bkp entra porém as máquinas que passam pelo proxy não navegam.. testei várias configurações diferentes e nada..
-
Verifica o dns do seu link de backup, pois se o link habilita e não abre os sites pode ser o dns.
-
connectos conseguiu resolver?
Reginaldo Barreto ja revisei, alterei os dns server, reiniciei o Pfsense e nada..
No meu Pfsense percebi o seguinte, quando derrubo o link principal, o de de bkp assume, e verificando as rotas, o link de bkp assume como sendo o default naquele instante, durante esse tempo (mais ou menos 60 seg.) as maquinas navegam normalmente, apos os 60 seg mais ou menos, o gw do link bkp some da tabela de roteamento e as maquinas param de navegar, fiz diversos testes e eh sempre assim.
Ja testei o squid, squid3, e mesma coisa, o que percebi tambem eh que o servidor tmb fica sem acesso a internet, e so volta a internet (link de bkp) caso restarte o squid, altere qualquer coisa, volta..
Testei o failover sem squid, (desinstalei o pacote) e funciona normalmente a troca dos links..
Nao tenho mais ideia do que testar, alguma luz?Anexei as imagens da tabela de roteamento e o erro do squid.