Voip via openvpn
-
Ola, amigos!
Possuo uma central impacta 140 com placa ICIP.
Os ramais IPs dentro da minha rede recebem e fazem chamadas normalmente, sejam internas ou externas. O meu problema é quando preciso utilizar um ramal IP fora da minha rede, em um softphone no celular utilizando o openVPN.
A ligação ocorre normalmente, mas não é possível escutar a voz em nenhum dos lados da ligação.
Alguém já passou por esse problema?
-
Problema de áudio mudo ou um lado só com voz tem relação com as portas RTP geralmente. Acredito que você tem que fazer uma regra dentro da interface da OpenVPN (Rules -> OpenVPN) redirecionando a range das portas (Ex: 10000 até 20000) pro IP em questão da VPN.
Não sei se é exatamente isso mas vale a tentativa.
-
Jao,
Criei a rule na interface do OpenVPN e mesmo assim as ligações continuam mudas.
Também criei uma any para any na interface e as ligações continuam mudas.
-
Consegue descrever melhor seu cenário? Tem um usuário OpenVPN logado nessa sua central e os usuários logados na VPN colocam o IP de destino deste usuário logado na central em questão para registrar o softphone?
-
Então,
Meus usuarios estão logados no openVPN sem problema…
Quando utilizo o softphone na VPN os usuarios também ficam registrados, sem problema.
As ligações na VPN ocorrem, o problema é que tudo fica mudo.
Se meu ramal IP está na minha rede, sem uso de VPN, as ligações externas e internas ocorrem normalmente.
-
No caso todo traffic de rede passa pelo túnel quando conectado na VPN então?
-
Correto.
O trafico de VOIP passa todo pelo tunel, que inclusive chega a central.
-
Estranho, se você fez as regras na interface acho que deveria funcionar. Quem sabe se você dar uma analisada nos pacotes com o Wireshark consiga descobrir melhor o problema.
-
Estou com o mesmo problema, alguma solução?w
-
Vc usa tun ou tap na VPN ?
-
@ismarcs TUN
-
Pode ter alguma ligação com o NAT de saída.
-
Já resolvi, acabei alterando os modem's das duas operadoras de internet para modo bridge, dai configurei por IPSEC, está rodando redondo. Obrigado.