Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Ajuda configurar o Pfsense + Netvirtua modem Arris em Bridge [Resolvido]

Portuguese
    6
    17
    5.0k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • andrezaomacA
      andrezaomac
      last edited by

Normalmente a Net faz amarração de MAC do modem para liberar o acesso.

Como está em bridge, será que lá no servidores da NET está chegando o MAC do seu pfSense e por isso vc não consegue acesso?!
      Não sei direito é apenas uma hipótese.

Consultoria em Servidores Linux/Windows.
      contato@andrenetwork.com.br

Tecnólogo em Redes de Computadores.
      Bacharel em Sistemas da Informação.

http://www.andrenetwork.com.br

Limeira - SP

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rafamaximo2014
        last edited by

Muito estranho isso!

Alguem pode me ajudar

• G
          ghislenidroid
          last edited by

Eu estou com a mesma situação, porém o meu estava funcionando antes, mas fiz uma mudança fisica de local e quando instalei o modem, o técnico da Net teve que reiniciar para fazê-lo funcionar.  :o

• R
            rafamaximo2014
            last edited by

Como está configurado no seu firewall?

Igual expliquei acima, o moden da Net Virtua é Roteador, eu coloquei ele em modo Brodge ou seja ele está pegando um Ip 100.72…. diferente do ip Público quando vc entra no site meuip.com.br o ip e diferente.

Como configuro isso no firewall, seria como Wan Static Ip? Dhcp?

Nada funcionou!

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

Consegue clonar o mac que o modem usaria sem estar em modo bridge?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• R
                rafamaximo2014
                last edited by

Ola Marcelo,,

Nunca realizei esse procedimento no pfsense!

Pode me auxiliar?

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Veja no modem qual o mac da interface wan/cabo do modem e coloca o mesmo mac na configuração da sua interface externa.

• R
                    rafamaximo2014
                    last edited by

Beleza,

Então coloco ele em Bridge, e aponto o Mac dele na Wan….?

Vou realizar esse teste e reporto os resultados, muito obrigado desde já!

• R
                      rafamaximo2014
                      last edited by

Ola Marcelo tudo bem?

Meu caso foi resolvido, após fazer o que você me orientou.

Foi apenas colocar o MAC do moden nas configurações do PFsense e funcionou perfeito.

Agora estou com os 2 link's funcionando, mas infelizmente me surgiu uma outra dúvida.

Esse link da net navega normalmente, faz a redundância dos links normal, mas no Gateway esta como Latency em alguns momentos.. Segue abaixo:

RTT: 209,167ms RTTsd: 16,018ms Loss: 0,0% Status: Latency.

Seria um problema com a operadora?

Obrigado!

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

@rafamaximo2014:

Esse link da net navega normalmente, faz a redundância dos links normal, mas no Gateway esta como Latency em alguns momentos.. Segue abaixo:

Provavelmente sim. Tenho visto alguns casos de má qualidade do link da NET apesar da alta velocidade. O download acontece, mas demora a começar. Isso no medidor de velocidade até que passa desapercebido, mas a navegação fica muito ruim.

Um teste simples é ver a diferença do tempo de resposta ao tentar resolver um nome apontando para o dns do google e tentando diretamente nos servidores dns da net.

Um amigo meu chegou a mudar de operadora porque a net não conseguiu resolver esse problema e sempre respondia que estava tudo ok com o link.

• G
                          ghislenidroid
                          last edited by

@marcelloc:

@rafamaximo2014:

Provavelmente sim. Tenho visto alguns casos de má qualidade do link da NET apesar da alta velocidade. O download acontece, mas demora a começar. Isso no medidor de velocidade até que passa desapercebido, mas a navegação fica muito ruim.

Um teste simples é ver a diferença do tempo de resposta ao tentar resolver um nome apontando para o dns do google e tentando diretamente nos servidores dns da net.

Um amigo meu chegou a mudar de operadora porque a net não conseguiu resolver esse problema e sempre respondia que estava tudo ok com o link.

Tenho observado o mesmo aqui na empresa, apesar de navegar e nos testes que eles executam apontar tudo OK, ocorre isso que foi dito.

To tentando contratar a Algar, mas está complicado …

• marcellocM
                            marcelloc
                            last edited by

@ghislenidroid:

Reporta para a net mostrando o gráfico de qualidade do link.

• G
                              ghislenidroid
                              last edited by

@marcelloc:

@ghislenidroid:

Reporta para a net mostrando o gráfico de qualidade do link.

marcelloc, hoje tive que chamar novamente a NET, pois apesar de apresentar uma boa velocidade no down o Up estava uma lastima, a navegação em si estava sofrível (print001).
                              Dei sorte de vir um técnico com bom senso, pois ele não teve a brilhante ideia de somente realizar o teste do site, mas pediu para verificar todo o cabeamento, perguntou se havia emendas, realizou teste de sinal na saída do poste, no terminal e por fim no modem. Eis que ele abriu o jogo e disse que o problema era a rede externa, pois ocorre que o modem estava com o TX em 56, sendo a referencia de 40 a 50, podendo chegar ao máximo de 52 como nível aceitável. A explicação dada, é que para trabalhar nessa faixa, o Tx tem que sair entre 36 a 38 no poste, e perde média de 5 pontos dependendo se há emendas ou conectores. Temos apenas um que faz a divisão do sinal, no CPD por conta das linhas (2 por modem).

Resolução; Trocou o divisor de sinal, fez aperto e o Tx agora está em 52.7 (print002) e está navegando melhor e sem travas.
                              Agora é aguardar o retorno da equipe de redes.

Ah e consegui contratar a Algar, agora estou esperando eles instalarem (vou abrir um off depois para contar como foi).

Print001.png
                              Print001.png_thumb
                              Print002.png
                              Print002.png_thumb

• First post
                                Last post
                              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.