Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Reservar IP dentro do range DHCP

Portuguese
    4
    7
    5.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gesilva
      last edited by

Bom dia estou tentando reservar alguns IPs com o mapeamento do MAC no DHCP Server, porém não consigo reservar dentro do range DHCP, li no fórum que o pfsense não permite a reserva de IPs dentro desse range(tenho que mapear antes ou depois desse range).

Gostaria de saber se existe alguma forma ou plugin que permita reservar o IP dentro desse range, pois a ideia era deixar o DHCP habilitado e travar o IP de algumas dessas maquinas, como normalmente costumamos fazer em um roteador.

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        GustavoPru
        last edited by

gesilva, até onde eu saiba não tem como fazer dentro do próprio range. Tem um pacote chamado ipguard e que talvez possa te ajudar. Foi o Marcelloc quem me passou ele dizendo: "Testa em laboratório primeiro até pegar 'a manha' do ipguard". Dê uma pesquisada se ele te atende. Caso positivo, segue os links dele.

AMD64
        Code: [Select]
        fetch -q -o /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf https://raw.githubusercontent.com/marcelloc/Unofficial-pfSense-packages/master/Unofficial.conf

I386
        Code: [Select]
        fetch -q -o /usr/local/etc/pkg/repos/Unofficial.conf https://raw.githubusercontent.com/marcelloc/Unofficial-pfSense-packages/master/Unofficiali386.conf

Passe adiante todo conhecimento que adquiriu.

• P
          pskinfra
          last edited by

Oi gesilva.

Tem sim, mas é só alterar a rede do seu servidor dhcp (range)

Vamos lá…

1. Primeiro você define a sua rede com o CIDR.
            Ex: 192.168.0.0/24

2. Depois você define os MAC ( aa:bb:cc:dd...) e os atribui os IPs ( um bom lugar seria no excel ).

3. Ao definir no PfSense ( DHCP Server ), você insere por o range inicial e o término.

Ex:  192.168.0.150 - 192.168.0.200

1. Para amarrar o MAC x IP, você não pode inserir no range informado do seu DHCP Server.

Deveria inserir da seguinte forma:

a - aa:aa:aa:aa:aa:aa  - 192.168.0.2
          b - bb:bb:bb:bb:bb:bb - 192.168.0.3
          c - cc:cc:cc:cc:cc:cc    - 192.168.0.4

Assim, dessa forma você consegue!

Att,

--
          E-mail: tleite@bsd.com.br
          Whatsapp: (021) 9 6403-5250

• G
            gesilva
            last edited by

Bom dia pskinfra, obrigado pela resposta.

Na verdade o que eu queria saber se tem alguma maneira de mapear o MAC dentro desse range que você passou:

Ex:  192.168.0.150 - 192.168.0.200

Gostaria de saber se consigo mapear o  aa:aa:aa:aa:aa:aa  com o IP 192.168.0.151

Sei que no pfsense não é possível, então abrir o post para saber se existe alguma outra maneira ou plugin, no caso o GustavoPru passou o ipguard, você sabe se existe outra solução?

Obrigado.

• A
              andrefreire
              last edited by

Bom dia !

Se eu não me engano na própria configuração da reserva de IP informa que se você quiser utilizar um IP dentro do escopo basta não determinar nenhum IP que ele sempre irá pegar o que já estava pegando. Agora se você escrever o IP aí sim tem que ser fora do escopo.

If an IPv4 address is entered, the address must be outside of the pool.
              Se um endereço IP for digitado, o endereço deve estar fora do pool.

If no IPv4 address is given, one will be dynamically allocated from the pool.
              Se nenhum endereço for fornecido, um será dinamicamente alocado de dentro do pool.

Att,

• P
                pskinfra
                last edited by

Ae gesilva, o nosso amigo "andrefreire" informou corretamente!

Abraços!

--
                E-mail: tleite@bsd.com.br
                Whatsapp: (021) 9 6403-5250

• G
                  gesilva
                  last edited by

Obrigado galera pela ajuda

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.