Problema de cache
-
Bom dia pessoal,
Estou com um problema no cache do squid + squidguard, as configurações e sua funcionalidade está tudo bem. Porém em um horário esporádico do dia todas as estações que estão no proxy param de navegar e elas só voltam após a limpeza do cache.
Passei a monitorar o tamanho do cache e quando param não tem nem 5% do tamanho determinado na configuração no Squid. Alguém já passou por isso?
Utilizo pfSense versão 2.4.2 com squid 0.4.42_1 e squidguard 1.16.4, abaixo irei colocar a configuração do Squid Hard Disk Cache.
Obrigado desde já.
-
Bom dia Nageva,
Segundo informações que recebi aqui, antes de configurar o squid ou qualquer outro software que use muito I/O deverás preparar o pfsense para isto. Separar o /var e habilitar soft-updates durante a instalação.
-
moisesdfelix,
Eu realmente esqueci de mencionar isso, obrigado por lembrar. Na versão nova 2.4.2 quando vamos instalar ele já habilita o soft-updates, não optei em separar o /var devido o tamanho do disco ser 1TB e deixei como instalação padrão.
Segue os dados coletados no servidor:
mount
/dev/gptid/3fb60dcd-d5d4-11e7-84f8-00e04c680253 on / (ufs, local, journaled soft-updates)
devfs on /dev (devfs, local)
/dev/md0 on /var/run (ufs, local)
devfs on /var/dhcpd/dev (devfs, local)Segue os dados do hardware:
PROC: Intel(R) Core(TM) i3-4160 CPU @ 3.60GHz - 4 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s) x 2 hardware threads
MEMORIA: 8GB
DISCO: 1TB - SWAP 8GB
VERSAO: 2.4.2-RELEASE (amd64) - FreeBSD 11.1-RELEASE-p4 -
vc não tá utilizando o squid3 ?
Diminua o tamanho do cache em disco ou deixe ele "zero" e veja se vai resolver!
-
Essa versão que informei é no pacotes pela interface GUI, pelo shell está na "Version 3.5.27".
Colocar como "0" ainda não fiz, eu havia deixado no tamanho 100, depois aumentei para 10000. Farei o teste deixando como "zero".
-
ótimo. poste o resultado!
-
Bom dia,
Desculpe a demora, ainda não fiz o teste de colocar o cache em zero por alguns motivos. Eu note que o cache não estava passando de 150MB e praticamente sempre parava quando chegava por volta deste tamanho.
Então aumentei limpei o cache e deixei o cache em 10000MB para reiniciar o pfSense, hoje identifiquei que o cache esta com tamanho de 1200MB e desde sexta passada não parou o acesso de proxy.
Não consegui ainda entender o que fiz de diferente para ele "voltar ao normal", estou monitorando o crescimento e o funcionamento para postar.
-
Recomendo desligar cache em disco e só deixar cache em memoria ram.
-
Boa tarde senhores,
Tomas Waldow como irei desativar totalmente o cache do squid? O problema de parar que havia estabilizado por mais de semanas do nada voltou a acontecer. E todas as vezes as ações de resolução é limpando o cache, não consigo entender. O pfSense está configurado para 10000MB e quando aconteceu o problema novamente estava em 4600MB.
Em "Hard Disk Cache Size" tentei colocar 0, não funcionou, coloquei "null" só aceita numero, marquei a opção "Enable offline mode" e o serviço não funciona, só volta depois de limpar o cache. O parâmetro "memory cache size" está em 2048MB e o servidor tem 8192MB.
Alguma idéia?
-
Deixa qualquer valor e muda para null e depois limpa o cache com o botão específico.
O parametro de memora não deve passar de 50% do total, mas tem que ver se não tem outras serviços rodando que também consumem, geralmente deixo cerca de 35%.