Pfsense + Elastix, não consigo abrir porta SIP
-
Não deu certo mesmo alterando isso.
Decidi retirar o pfSense e deixar um Router TP-LINK, melhorou pois ao menos conectada (registrava sip), mas ficava mudo em ligação externa ainda.
Optei por registrar ramais IAX2 e deu certo, tanto no TP-LINK quanto no pfSense, utilizando a porta 4569, tudo perfeito, registro, TX e RX. Mas não consigo entender por que o problema com SIP, mas darei uma olhada, pelo visto é referente a configuração do Elastix tendo em vista que obtive o mesmo problema com SIP no Router.Grato pela ajuda, Marcelloc!
-
Além do problema do SIP externo não ter funcionado e precisei usar IAX2, ainda tem outra questão:
Com Elastix por trás do pfSense, eu não consigo acessar nada por DDNS em minha rede local, somente o pfsense.
Ex:
IP pfSense: 10.1.1.1 - DDNS: meudominio.ddns.net:1 (FUNCIONA IP E DDNS, EXTERNO E INTERNO)
IP Elastix: 10.1.1.2 - DDNS: meudominio.ddns.net:2 (FUNCIONA IP E DDNS EXTERNO, MAS INTERNO SOMENTE IP, ELE NÃO AUTENTICA O RAMAL PELO DDNS, A[Í TEM QUE FICAR ALTERANDO NO SOFTPHONE O HOST)
IP Servidor1: 10.1.1.3 - DDNS: meudominio.ddns.net:3 (FUNCIONA IP E DDNS EXTERNO, MAS INTERNO SOMENTE IP, PRECISO ACESSAR PELO IP LOCAL, OU PELO NOME DO SERVIDOR, INTERNAMENTE)[u]A configuração de Advanced > Firewall & NAT > NAT Reflection mode for port forwards > selecionando a opção (NAT+Proxy) já foi feita e não funcionou.
-
Não deu certo mesmo alterando isso.
Decidi retirar o pfSense e deixar um Router TP-LINK, melhorou pois ao menos conectada (registrava sip), mas ficava mudo em ligação externa ainda.
Optei por registrar ramais IAX2 e deu certo, tanto no TP-LINK quanto no pfSense, utilizando a porta 4569, tudo perfeito, registro, TX e RX. Mas não consigo entender por que o problema com SIP, mas darei uma olhada, pelo visto é referente a configuração do pfSense tendo em vista que obtive o mesmo problema com SIP no Router.Grato pela ajuda, Marcelloc!
Problema de nat com certeza.
-
Além do problema do SIP externo não ter funcionado e precisei usar IAX2, ainda tem outra questão:
Com Elastix por trás do pfSense, eu não consigo acessar nada por DDNS em minha rede local, somente o pfsense.
Ex:
IP pfSense: 10.1.1.1 - DDNS: meudominio.ddns.net:1 (FUNCIONA IP E DDNS, EXTERNO E INTERNO)
IP Elastix: 10.1.1.2 - DDNS: meudominio.ddns.net:2 (FUNCIONA IP E DDNS EXTERNO, MAS INTERNO SOMENTE IP, ELE NÃO AUTENTICA O RAMAL PELO DDNS, A[Í TEM QUE FICAR ALTERANDO NO SOFTPHONE O HOST)
IP Servidor1: 10.1.1.3 - DDNS: meudominio.ddns.net:3 (FUNCIONA IP E DDNS EXTERNO, MAS INTERNO SOMENTE IP, PRECISO ACESSAR PELO IP LOCAL, OU PELO NOME DO SERVIDOR, INTERNAMENTE)[u]A configuração de Advanced > Firewall & NAT > NAT Reflection mode for port forwards > selecionando a opção (NAT+Proxy) já foi feita e não funcionou.
Você provavelmente só tem um ip externo. Seus dois ddns estão apontando para o mesmo e o modem só configura um host dmz.
Se o pfSense recebe ip inválido, e passa outra faixa para os clientes, você está enfrentando duplo nat para o sip. Isso é uma das piores situações que você pode encontrar.
-
Você provavelmente só tem um ip externo. Seus dois ddns estão apontando para o mesmo e o modem só configura um host dmz.
Se o pfSense recebe ip inválido, e passa outra faixa para os clientes, você está enfrentando duplo nat para o sip. Isso é uma das piores situações que você pode encontrar.
É esse cenário aí mesmo. Modem em bridge com pfSense fazendo PPPoE, somente um link, IP dinâmico e com DDNS.
Em NAT Reflection mode for port forwards Nat + Proxy e Pure Nat tanto faz, funciona tudo, ramal autenticado com ddns em rede local e acessar servidor por ddns em rede local.
Agora, se eu desabilito, o ramal continua funcionando, mas o acesso ao servidor para.Enable NAT Reflection for 1:1 NAT e Enable automatic outbound NAT for Reflection não interfere, habilitado ou desabilitado.
Rebootando o servidor o ramal começou a autenticar com ddns interno independente de configuração de NAT, foi simplesmente rebootar hahaha. Mas mantivemos o NAT Reflection mode for port forwards com Nat + Proxy para acesso ao Servidor funcionar, pois ramal ficou independente disso. Triste é não entender e saber aindas o por que, não me contento em simplesmente funcionar do nada.
-
Boa tarde!
Depois de muito tempo utilizando IAX2 como ramal externo, surgiu a necessidade de ser realmente SIP externo, para autenticar diretamente em ATA's e Terminais IP's que trabalham apenas com SIP.
Estou na mesma situação acima, o ramal SIP externo autentica, mas em 6 seg a ligação cai.
Dessa vez ao invés de Elastix, utilizo SNEP, que também é Asterisk.Portas 5060, 10000-20000 abertas, NAT + Proxy, sip.conf no Asterisk com configuração de NAT ok.
Alguém aí trabalha com pfSense e Asterisk?
Tem ramal SIP externo autenticando normalmente? -
Boa tarde!
Depois de muito tempo utilizando IAX2 como ramal externo, surgiu a necessidade de ser realmente SIP externo, para autenticar diretamente em ATA's e Terminais IP's que trabalham apenas com SIP.
Estou na mesma situação acima, o ramal SIP externo autentica, mas em 6 seg a ligação cai.
Dessa vez ao invés de Elastix, utilizo SNEP, que também é Asterisk.Portas 5060, 10000-20000 abertas, NAT + Proxy, sip.conf no Asterisk com configuração de NAT ok.
Alguém aí trabalha com pfSense e Asterisk?
Tem ramal SIP externo autenticando normalmente?Caro fabricioborgers1;
Li todos os tópicos agora rápido e pude verificar que a sua conexão ( configurado ), apenas acontece de forma externa (internet ) para o seu ambiente ( interno + nat). Correto ?
Ex:
IP Servidor1: 10.1.1.3 - DDNS: meudominio.ddns.net:3 (FUNCIONA IP E DDNS EXTERNO, MAS INTERNO SOMENTE IP, PRECISO ACESSAR PELO IP LOCAL, OU PELO NOME DO SERVIDOR, INTERNAMENTE)A configuração de Advanced > Firewall & NAT > NAT Reflection mode for port forwards > selecionando a opção (NAT+Proxy) já foi feita e não funcionou.[/quote]
Como está o seu: Firewall > NAT > Outbound ??
Obs: Deixe rolando um tcpdump no fw e filtre corretamente os pacotes para testes.
Minha observação: O que possivelmente pode está acontecendo é a volta dos pacotes!
Att,
-
Caro fabricioborgers1;
1.) Li todos os tópicos agora rápido e pude verificar que a sua conexão ( configurado ), apenas acontece de forma externa (internet ) para o seu ambiente ( interno + nat). Correto ?
2.) Como está o seu: Firewall > NAT > Outbound ??
3.) Obs: Deixe rolando um tcpdump no fw e filtre corretamente os pacotes para testes.
Minha observação: O que possivelmente pode está acontecendo é a volta dos pacotes!
Att,
pskinfra, boa tarde!
1.) Então, a questão do ddns interno e externo está solucionado, consigo utilizar ddns tanto na minah rede local como externamente.
O ramal sip, autenticando internamente com ddns (não com o IP interno da minha central asterisk) funciona normalmente.
Agora esse mesmo ramal sip, autentica externamente também, mas a ligação cai aos 6 seg.Espero que eu tenha entendido e respondido corretamente essa sua pergunta.
2.) Está "padrão de fábrica", no modo automático, não mexi nisso.
3.) Mandei um "tcpdump host IP-do-meu-4g" e fiz a ligação e um "tcpdump host IP-do-meu-celular-na-rede-local", parece haver diferenças, mas não sei ler esses logs, poderia me ajudar? Se é que o melhor jeito de filtar seja esse mesmo. Ah, também configurei meu softphone com o ramal iax2 e fiz o mesmo teste pra comparar diferenças.
Sou bem leigo nisso, mas falando pela quantidade de linhas geradas comparando sip externo e iax2 externo, você parece ter razão.
-
Caro fabricioborgers1;
1.) Li todos os tópicos agora rápido e pude verificar que a sua conexão ( configurado ), apenas acontece de forma externa (internet ) para o seu ambiente ( interno + nat). Correto ?
2.) Como está o seu: Firewall > NAT > Outbound ??
3.) Obs: Deixe rolando um tcpdump no fw e filtre corretamente os pacotes para testes.
Att,
pskinfra, boa tarde!
1.) Então, a questão do ddns interno e externo está solucionado, consigo utilizar ddns tanto na minah rede local como externamente.
O ramal sip, autenticando internamente com ddns (não com o IP interno da minha central asterisk) funciona normalmente.
Agora esse mesmo ramal sip, autentica externamente também, mas a ligação cai aos 6 seg.Espero que eu tenha entendido e respondido corretamente essa sua pergunta.
2.) Está "padrão de fábrica", no modo automático, não mexi nisso.
3.) Mandei um "tcpdump host IP-do-meu-4g" e fiz a ligação e um "tcpdump host IP-do-meu-celular-na-rede-local", parece haver diferenças, mas não sei ler esses logs, poderia me ajudar? Se é que o melhor jeito de filtar seja esse mesmo. Ah, também configurei meu softphone com o ramal iax2 e fiz o mesmo teste pra comparar diferenças.
Sou bem leigo nisso, mas falando pela quantidade de linhas geradas comparando sip externo e iax2 externo, você parece ter razão.
Post as saídas aqui para nós!
Abraços
-
Conforme solicitado segue as comparações.