Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Logs de latência internet

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 2 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tiago.duarte
      last edited by

Bom dia,
      Sou novo no Fórum e estou precisando de uma ajuda rápida (caso de vida ou morte para meu emprego :( ).

Eu consigo monitorar a latência da minha internet pelo PFsense? Como faço para ativar um log que me dê essas informações? Estão sempre reclamando que a internet fica lenta em determinados períodos do dia e eu precisava ver os logs justamente neste período.

Aproveitando(se estiver na ponta da língua), alguém sabe algum tutorial completo e rápido de VPN IPSEC, eu já tenho tudo configurado, mas notei que a VPN fica caindo e subindo… já revi as configurações umas 300x seguindo orientações de alguns forums e nada :(.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rafamaximo2014
        last edited by

Tiago, bom dia

Qual é seu cenário? Qual link? Quantas máquinas? Firewall é aberto? Usa proxy?

• T
          tiago.duarte
          last edited by

@rafamaximo2014:

Tiago, bom dia

Qual é seu cenário? Qual link? Quantas máquinas? Firewall é aberto? Usa proxy?

Bom dia,
          Não uso proxy, esse PFsense é apenas para balanceamento de carga. Temos 3 internets no local (2 dedicados e 1 ADSL), e dispositivos no total não passam de 30 (sendo que na internet principal fica no máximo 5). Já fiz os testes das 3 e as 3 funcionam perfeitamente quando há queda de link. Mas eu precisava monitorar a latência justamente pra entender porque com a internet principal a conexão fica lenta as vezes :(

O caso que questionei abaixo (VPN IPSEC) já é outro cenário, mas não quero me estender muito ou misturar os assuntos.

• R
            rafamaximo2014
            last edited by

Normalmente quanto de banda vc tem dedicado?

Outra coisa, é difícel vc controlar uma internet e deixar ela estável com tudo aberto sem proxy nem nada!

Pode oscilar pois usuário é usuário….

Tenta da uma fechada ai, acredito que o prórpio Pfsense te da essa latencia voce pode adicionar os Gatways no Dashboard e ele te fala em Status.. o RTT e RTTsd.

• T
              tiago.duarte
              last edited by

@rafamaximo2014:

Normalmente quanto de banda vc tem dedicado?

Outra coisa, é difícel vc controlar uma internet e deixar ela estável com tudo aberto sem proxy nem nada!

Pode oscilar pois usuário é usuário….

Tenta da uma fechada ai, acredito que o prórpio Pfsense te da essa latencia voce pode adicionar os Gatways no Dashboard e ele te fala em Status.. o RTT e RTTsd.

Então amigo, ai que ta a questão…
              Essas 3 internets ficam em um ambiente residencial. A GVT por exemplo que é a principal, fica somente para 2 pessoas e conhecemos o fluxo de uso delas, não é alto. Eles usam sites comuns. As outras 2 internets são para as demais pessoas que moram lá, elas nunca acessam a GVT.

Eu queria de alguma forma, descobrir que em determinado momento a internet oscilou, na verdade acho que me expressei errado, não seria latência e sim perda de banda por parte da operadora. Preciso monitorar isto de alguma forma.

• R
                rafamaximo2014
                last edited by

Certo então seguinte!

Voce tem 03 links de internet entrando no PFSENSE correto?

Nessas você fez um grupo de Gatways correto?

Ou seja 3 wans e 1 lan correto?

• T
                  tiago.duarte
                  last edited by

@rafamaximo2014:

Certo então seguinte!

Voce tem 03 links de internet entrando no PFSENSE correto?

Nessas você fez um grupo de Gatways correto?

Ou seja 3 wans e 1 lan correto?

Correto, isso mesmo.

• R
                    rafamaximo2014
                    last edited by

Então como você separou a banda para alguns e outros!

• T
                      tiago.duarte
                      last edited by

@rafamaximo2014:

Então como você separou a banda para alguns e outros!

Criei um grupo de Gateway para uso do FailOver. No caso o Servidor distribui DHCP. Criei um Alias com os hosts que fariam parte deste grupo e na parte de Regras a primeira delas define que todos estes hosts (que estão no alias) saem pelo FailOver - > GVT - Net Secundária e terciária.
                      Toda vez que rodo meuip.com.br em um destes hosts mostra o IP da GVT. Demais equipamentos mostra da Internet Secundária.

Mas o que eu preciso como te falei acima, e tentar ativar algum log que mostre o uso da banda e o que estou recebendo quando estou navegando, para ter certeza se há ou não algum problema na operadora (e não no PFsense).

Preciso mostrar isso ao meu chefe |o|

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.