[Resolvido] - Sem acesso a internet quando configura a LAN
-
Prezados,
Realizei a instalação padrão do pfsense no meu servidor, configurei a WAN através de um IP fixo e deixei a LAN padrão (192.168.1.1), tudo certo, acesso a interface do pfsense e consigo navegar na internet através de uma maquina de teste na rede interna. Porém, quando configuro a LAN para outra faixa de IP, continuo a acessar a interface do pfsense, só que não consigo mais sair para a internet, minha máquina da mensagem de problemas de DNS. Não consigo pingar máquina externa no cliente, do servidor, consigo pingar normalmente.
Desde já, grato.
-
Está adicionando uma segunda faixa para a LAN ou trocando a faixa de rede da LAN?
-
Olá,
Estou trocando a faixa.
-
Em algumas situações, depois de trocar a faixa de ip, pode ser necessário um reboot no fw.
-
Prezados,
Realizei a instalação padrão do pfsense no meu servidor, configurei a WAN através de um IP fixo e deixei a LAN padrão (192.168.1.1), tudo certo, acesso a interface do pfsense e consigo navegar na internet através de uma maquina de teste na rede interna. Porém, quando configuro a LAN para outra faixa de IP, continuo a acessar a interface do pfsense, só que não consigo mais sair para a internet, minha máquina da mensagem de problemas de DNS. Não consigo pingar máquina externa no cliente, do servidor, consigo pingar normalmente.
Desde já, grato.
Caro, você pode dar um restart nas suas regras do FW, como segunda opção também. ( Status -> Filter Reload )
-
Desculpe. Tinha entendido outra coisa. Vou tentar fazer isso.
Obrigado. -
Seu DHCP atualizou pra nova faixa?
Talvez esteja entregando endereços errados.
Inclusive DNS -
Olá amigos! Tentei o Filter Reload e tambem conferi os enderecos entregues pelo DHCP, novamente, sem sucesso. Já fiz a instalação várias vezes e nada.
A 1a vez que instalei nesse servidor, deu certo, configurei WAN e LAN, tudo rodando ok, quando estava atualizando o pfsense a internet caiu e corrompeu o sistema. A partir dai as novas instalações não deram certo mais. Inclusive em uma das instalações mandei apagar todas as partições, pensando ser alguma configuracao residual. -
Monitora via tcpdump para ver até onde os pacotes estão indo. veja no system logs se naõ tem aviso de conflito de ip, veja se a partir do pfsense você consegue acessar a internet, pingar o roteador, etc…
Não faz sentido uma instalação corrompida inviabilizar uma nova instalação se o hardware não tiver sofrido nenhum dano com a queda de energia..
-
Caros,
Acabei descobrindo sem querer o que era. Coisas de iniciante no pfsense, essa é minha 1a instalação.
O que ocorreu/solução:
Quando vc altera a faixa de IP la no prompt do servidor pfsense, ele nao fala nada, mas ai vc vai na interface web, entra em Interfaces > LAN e, de cara aparece uma mensagem falando que a interface foi alterada e que tem que aplicar as alteracoes. Era só isso o tempo todo.
Desculpem o incomodo e muito obrigado a todos que colaboraram.Abraço!
-
Que bom que conseguiu encontrar o problema.