Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Hardware mínimo recomendado para pfsense suportar até 1.000 conexões/usuários

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    12 Posts 6 Posters 3.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • H
      Hugovsky
      last edited by

O numero de ligações não é muito importante. Qualquer hardware suporte 1000 clientes. Que ligação à internet(tipo/velocidade) irás usar?

clonyC 1 Reply Last reply Reply Quote 1
      • C
        chipbr
        last edited by

Porque você ta colocando tudo "gamer" ?

Compre um servidor de verdade (Dell, HP, Lenovo, IBM, etc) e não "maquina montada".
        Vai sair praticamente o mesmo preço e a confiabilidade e recursos avançados são muito superiores.

Mas enfim, qualquer 4 núcleos e uns 4 giga de memória já suportam seu cenário, desde que sem proxy. Até uma máquina virtual.

Aqui tenho várias VLAN, vários serviços rodando, 4 links de internet, VPN com várias filiais e roda numa VM Hyper-V com 2 núcleos e 2 gigas de memória, além de 4 GB de HD (que nem usa, mas enfim)

clonyC 1 Reply Last reply Reply Quote 1
        • H
          Hugovsky
          last edited by

Tem cuidado só com a placa de rede realtek. É preferivel intel.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
          • D
            dreivi
            last edited by

Eu digo por experiencia própria, oque o usuário Chipbr disse esta certo, não compre uma maquina montada é só dor de cabeça, aqui na empresa temos exatamente essa quantidade de usuários e era uma maquina montada, dava vários problemas, hoje usamos uma maquina antiga Dell PowerEdge 1950 mas supri muito bem, não usa nem 20% de CPU. Vale muito a pena.

• B
              Bomsao @clony
              last edited by

@clony
              Dá essa maquina pra mim amigo. rs.......
              Te dou uma que tem capacidade para 175,000 states e só vai usar 2 por cento.

Faz o que o amigo falou. Maquina fechada de qualidade mesmo antiga.

• B
                Bomsao
                last edited by

As especificaçoes de hardware das melhores marcas de firewall caixa fechada são bem leves:
                Firewall Sonicwall NSA 2400 e NSA 3500
                500MHz
                512ram
                interfaces gigabits
                Quando tenho que montar um Pfsense em maquinas montadas eu sigo as seguintes regras baseadas nas minhas experiencias e necessidades:
                4 gigas de memoria. Não importa a velocidade.
                3 interfaces offboard e 1 onboard
                Desabilito tudo que eu não vou usar na placa para liberar IRQ e não dar conflito; Som, porta serial, sata/ide que não vou usar, impressora, prefiro teclado PS2 ao inves de USB. Tudo que não for util eu retiro na bios.

• clonyC
                  clony @chipbr
                  last edited by

@chipbr grato.
                  Estou mesmo considerando sua sugestão, apesar de já ter montado firewall, mesmo superdimensionado, que durou mais de 08 anos, foi aposentado da função e hoje serve como estação de trabalho.
                  Hoje o meu maior problema é realmente encontrar um distribuidor de placa de rede descente.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                  • B
                    bafonso
                    last edited by

Compra placas intel no ebay. Nao vale apena usar mais nada alem de intel para firewalls.

• clonyC
                      clony @Hugovsky
                      last edited by

@hugovsky usaremos um novo link dedicado, via fibra, de 100MB.
                      Este link será dividido pelo Firewall em duas redes independentes (ADM e Alunos), onde os alunos ficarão com quase 70% do link (escola toda digital).

Se eu optar em comprar um servidor Dell seminovo XEON, 4GB, O PFsense enxergará todos os drivers pertinentes? Principalmente as redes?

• H
                        Hugovsky
                        last edited by

Depende. As placas RAID costumam dar problemas. O ideal é não ter. Placas de rede, mesmo que não tenha, deves tentar arranjar intel.

1 Reply Last reply Reply Quote 2
                        • B
                          bafonso
                          last edited by

Compra uma maquina qualquer desde que seja de linha "servidor" ja' ajuda. Na pior das hipoteses tens que comprar umas placas intel.. o que alias recomendo, tendo uma de backup no caso de alguma coisa acontecer.

1 Reply Last reply Reply Quote 2
                          • First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.