Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO]pfSense v2.4.4 + E2guardian v5 = proxy transparente HTTPS sem CA no browser

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    12 Posts 3 Posters 1.6k Views 3 Watching
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • O Offline
      obmor @gustavor0ck
      last edited by

@gustavor0ck Boa tarde Gustavo!!

Eu consegui!! \o/ Instalei o pfsense 2.4.4 do zero e tive só que pegar um outro tutorial para poder conseguir baixar o pacote do E2G v5. ( https://forum.netgate.com/topic/136730/aplicar-patch-para-usar-e2guardian-5-em-pfsense-2-4-4/2?fbclid=IwAR1WmexowP8hxVx5gQD_t-aXzcFCt3vpsfz-spQnGfqChwk_-iUX_DuyHyM )

Finalmente entendi os vários tópicos que eu li... Você só vai precisar gerar o certificado interno para o próprio pfsense. Não vai precisar instalar eles nas máquinas (como é o que queremos rs). A desvantagem disso é que quando o site https for bloqueado ele não irá mostrar a página de bloqueio do E2G com o motivo de bloqueio, ele só ira exibir um erro de CONNECTION_CLOSED, mas o bloqueio funciona perfeito.

Como fazer:
      1º - Na guia DAEMON, marca lá no final da página o Enable SSL support e escolhe o certificado interno que você criou.
      2º- Lá no Groups, edita o grupo padrão (ou os demais que você tiver) e NÃO deixa marcado a opção "Filter ssl sites forging SSL Certificates (off).

"Vualá" deu certo com a observação citada, mas deu certo XD

E 1 Reply Last reply Reply Quote 1
      • O Offline
        obmor
        last edited by

Link com o vídeo do principal colaborador (se não for eleo idealizador do projeto) do E2Guardian mostrando de forma simples e rápida como configura-lo sem a necessidade do squid. Depois só só ir incrementando as necessidades do seu cenário.

https://www.youtube.com/watch?v=rHmvAtt5Ybw&t=224s

Lembrando só dos detalhes citados anteriormente: tem que fazer um procedimento diferente para o E2Guardian aparecer em pacotes e deixar a opção citada desmarcada em Groups.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • G Offline
          gustavor0ck
          last edited by

Boa tarde!

Na minha configuração, já está desse jeito que você citou, mas mesmo assim não funcionou.

Na segunda-feira vou fazer o teste conforme o vídeo que você passou. Espero que dê certo. Apesar de que há toda aquela coisa com a segurança, conforme o Marcello diz nos comentários do vídeo, mas é algo que estou precisando fazer funcionar...rsrs

Muito obrigado pela ajuda! Até logo (pois sei que voltarei aqui para pesquisar)

• O Offline
            obmor
            last edited by obmor

Qualquer coisa, segunda-feira me procura no face (Obmor Carvalho), que te passo o acesso do meu computador e você pode comparar as configurações de ambos.

Quais os comentário sobre segurança? .-.

Espero que dê certo o seu teste.

G 1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • G Offline
              gustavor0ck @obmor
              last edited by

@obmor Boa tarde!

Fiz uma instalação do zero do pfSense, instalei somente o E2Guardian, conforme você apresentou acima, mas não deu certo.

Faço os bloqueios na ACL e o HTTPS passa direto. HTTP funciona redondo.

Testei com o bloqueio do Facebook: bloqueei na ACL "Site List", apliquei e não bloqueou na VM de teste.
              Quando eu coloco a configuração de proxy, o facebook é bloqueado, do jeito que deve ser.
              Se puder me ajudar, eu agradeceria.

• O Offline
                obmor
                last edited by

Infelizmente não sou expert, estou começando agora a descobrir o E2Guardian :/

As portas 80 e 443 continuam bloqueadas no firewall do pfsense? e só a 8080 e 8081 liberadas?

G 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                • G Offline
                  gustavor0ck @obmor
                  last edited by

@obmor pode mandar um print de como estão suas regras do firewall, pra poder conferir com as minhas, por gentileza?

• O Offline
                    obmor
                    last edited by

0_1540238239900_Sem título.png 0_1540238245075_Sem título2.png

G 1 Reply Last reply Reply Quote 1
                    • G Offline
                      gustavor0ck @obmor
                      last edited by

@obmor Funcionou!!!

Era, provavelmente, o IPv6 que estava ativo e "passando por cima" das minhas regras. 😒
                      Desativei e funcionou certinho. Muito obrigado pela ajuda!!!

Agora vem a parte complicada: descobrir como isso funciona no FreeBSD e passar para um Slackware com iptables + squid. Espero que tenha como fazer...rsrs

• O Offline
                        obmor
                        last edited by

@gustavor0ck said in pfSense v2.4.4 + E2guardian v5 = proxy transparente HTTPS sem CA no browser:

Slackware

Opa!! 🙌

Que bom que deu certo! 😁

É, sobre essa parte complicada infelizmente não sei do que se trata 😌 😌

Boa sorte!

• E Offline
                          EMERM @obmor
                          last edited by

@obmor Consegui instalar!!
                          1- Meu e2Guardian não inicializa, meu pfSense é o 2.4.5-RELEASE-p1 (amd64).
                          2- Você tem algum passo-a-passo para a criação do CA do E2Guardian?
                          Eu instalei ele usando dicas de outros sites. Agora só falta o CA.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.