Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Pacote não oficial SquidAnalyzer para pfSense software

Portuguese
    16
    23
    7.8k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      andrelpn
      last edited by

Boa noite estou com dificuldades para rodar o squidnalyzer com o e2guardian4. Instalei o pacote via packagemanager, fiz as configurações, porém ao executar mostra o erro :Error: Could not find report index file. Check and save Squid Analyzer settings. Alguma opinião acerca deste erro?

G 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        guilhermecpires
        last edited by

@andrelpn:

Boa noite estou com dificuldades para rodar o squidnalyzer com o e2guardian4. Instalei o pacote via packagemanager, fiz as configurações, porém ao executar mostra o erro :Error: Could not find report index file. Check and save Squid Analyzer settings. Alguma opinião acerca deste erro?

Boa Tarde, também estou com dificuldades para implementar com o e2guardian, o erro é o mesmo.
        Na parte do caminho do log coloquei
        /var/log/e2guardian/access.log

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • T
          thiagomespb
          last edited by

Tambem estou com o mesmo erro

Check and save Squid Analyzer settings."

O 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • A
            andrelpn
            last edited by

@thiagomespb:

Tambem estou com o mesmo erro

Check and save Squid Analyzer settings."

Conseguiu alguma evolução?

• T
              thiagomespb
              last edited by

Não… na mesma situação

• G
                guilhermecpires
                last edited by

Pessoal,

Alguém conseguiu fazer ele gerar o index, trabalhando junto ao e2guardian ?

• L
                  leoescarpellin
                  last edited by

Bom dia Marcelloc, Tudo bom?

Peguei hoje para fazer alguns testes com esse pacote que vc criou com base no tutorial que montei anteriormente.

A principio achei apenas um problema, ao registrar os sites bloqueados muitos dos registros ficavam como "REDIRECT" nos "TOP Denied" por exemplo, ao invés de mostrar o endereço acessado, dei uma pesquisada a respeito e esse bug foi postado e corrigido na versão 6.6 pelo desenvolvedor do pacote do SquidAnalyzer, segue abaixo:

The current build works fine with "url" entries, but does not correctly report domain logs. Instead, many entries are reported (under top denied) as "REDIRECT". I believe this is because the regex does not match anything that does not have a url prefix then "//" in the _parseData subroutine.

I have fixed this in my environment by modifying the regex on line 1951. This regex will match on http://foo.com OR foo.com.

CURRENT:
                  $url =~ m/^[^/]+//([^/]+)/;
                  NEW:
                  $url =~ m/^(?:[^/]+//|)([^/:]+)/;

Fiz um teste ajustando o regex da linha em questão diretamente no pfSense (/usr/local/lib/perl5/site_perl/SquidAnalyzer.pm), e passou a registrar corretamente nos relatórios. Fica a dica para os demais usuários e se tiver como corrigir esse detalhe no pacote seria legal.

Outra coisa, Não sei se seria possível, as vezes vejo a necessidade de remover algumas maquinas ou usuarios do relatório ou por registro incorreto e por não querer mostrar a maquina de algum diretor por exemplo.
                  O SquidAnalyzer tem um arquivo de nome "Excluded" que está em "/usr/local/etc/squidreport/excluded" adicionando o que eu precisava la e adicionando a linha "Exclude /usr/local/etc/squidreport/excluded" ao final do arquivo squidanalyzer.conf, funcionou perfeitamente, teria como passar isso para a interface Web junto com as demais configurações que colocou na tela?

Desde ja muito obrigado por transformar esse pacote para o pfSense, ficou muito bom.

Att,
                  Leonardo Escarpellin

• G
                    gustavofachim @andrelpn
                    last edited by

@andrelpn Acesse o pfsense por shell e rode:

squid-analyzer /var/log/e2guardian/access.log

• G
                      guilherme_182
                      last edited by

Nao consigo acessar depois que atualizou para a versão 2.4.4
                      Tem algo que possa ser feito?

• G
                        gustavofachim @guilherme_182
                        last edited by

@guilherme_182 Olá guilherme, posta o erro fazendo favor para que possamos te ajudar.

• G
                          guilherme_182 @gustavofachim
                          last edited by

@gustavofachim Boa tarde, consegui acessar agora.
                          O erro é que quando eu colocava o repositório, não aparecia nenhum pacote.
                          Depois que vi que precisar pelos Patches agora para adicionar os repositórios.

• G
                            guilherme_182 @leoescarpellin
                            last edited by

@leoescarpellin said in Pacote não oficial SquidAnalyzer para pfSense software:

Bom dia Marcelloc, Tudo bom?

Peguei hoje para fazer alguns testes com esse pacote que vc criou com base no tutorial que montei anteriormente.

A principio achei apenas um problema, ao registrar os sites bloqueados muitos dos registros ficavam como "REDIRECT" nos "TOP Denied" por exemplo, ao invés de mostrar o endereço acessado, dei uma pesquisada a respeito e esse bug foi postado e corrigido na versão 6.6 pelo desenvolvedor do pacote do SquidAnalyzer, segue abaixo:

The current build works fine with "url" entries, but does not correctly report domain logs. Instead, many entries are reported (under top denied) as "REDIRECT". I believe this is because the regex does not match anything that does not have a url prefix then "//" in the _parseData subroutine.

I have fixed this in my environment by modifying the regex on line 1951. This regex will match on http://foo.com OR foo.com.

CURRENT:
                            $url =~ m/^[^/]+//([^/]+)/;
                            NEW:
                            $url =~ m/^(?:[^/]+//|)([^/:]+)/;

Fiz um teste ajustando o regex da linha em questão diretamente no pfSense (/usr/local/lib/perl5/site_perl/SquidAnalyzer.pm), e passou a registrar corretamente nos relatórios. Fica a dica para os demais usuários e se tiver como corrigir esse detalhe no pacote seria legal.

Outra coisa, Não sei se seria possível, as vezes vejo a necessidade de remover algumas maquinas ou usuarios do relatório ou por registro incorreto e por não querer mostrar a maquina de algum diretor por exemplo.
                            O SquidAnalyzer tem um arquivo de nome "Excluded" que está em "/usr/local/etc/squidreport/excluded" adicionando o que eu precisava la e adicionando a linha "Exclude /usr/local/etc/squidreport/excluded" ao final do arquivo squidanalyzer.conf, funcionou perfeitamente, teria como passar isso para a interface Web junto com as demais configurações que colocou na tela?

Desde ja muito obrigado por transformar esse pacote para o pfSense, ficou muito bom.

Quando altero esse arquivo e tento gerar o relatório, aparece o erro abaixo:
                            0_1543853600499_squidanalyzer.png

• O
                              OtavioCosta @thiagomespb
                              last edited by

@thiagomespb estou com o mesmo problema!

• A
                                anderson.soprana
                                last edited by

Olá pessoal, estou com problemas em conseguir configurar o SquidAnalyzer com o PFsense 2.6 e o E2G 6.5..

O squidanalyzer gerou a página mais não leu os logs do E2G, fiz todas as configurações necessárias mudei o apontamento do log do squid para o do e2g, mudei no E2G para gerar os relatórios para o modelo do squid e até o momento nada...

se puderem me ajudar fico grato..SquidAnalyzer.png

• A
                                  Andre infopath
                                  last edited by

Fiz as configurações mas ao tentar entrar na pagina aparece erro 403 Forbidden
                                  Executei os comandos sem problemas, reiniciei o firewall e nada.
                                  Estou usando o PfSense 2.6.0

T 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                  • T
                                    tilinux0 @Andre infopath
                                    last edited by

@andre-infopath
                                    Parece que mesmo seguindo os tutoriais, todos estão com os mesmos problemas.

no meu caso, ao configurar tudo ele nao abre web
                                    Error: Could not find report index file.
                                    Check and save Squid Analyzer settings.
                                    ja gerei o log via comando e forcei tambem na config e nao abre de jeito nenhum.

Outra coisa que ja vi o pessoal relatar é a dificuldade dele continua atualizando os logs

R 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                    • R
                                      r4phf43ltm @tilinux0
                                      last edited by

@tilinux0 O tópico é antigo, mas eu estava com o mesmo problema, pesquisei em tudo quanto é canto, mas não achei a solução, então resolvei pesquisar na fonte, o problema é a versão do SquidAnalyser, a versão disponível no pfSense é a 6.5 que tem problemas com os logs do E2Guardian 5.2 ou superior (https://github.com/darold/squidanalyzer) e não há ainda versão mais recente disponível para o pfSense, então eu substitui o arquivo /usr/local/lib/perl5/site_perl/SquidAnalyzer.pm pela versão 6.6 disponível no github e voilà. Pode ser necessário rodar o comando "squid-analyzer /var/log/e2guardian/access.log -r" manualmente pela linha de comando para rodar o primeiro relatório, mas funcionou para mim.

K 1 Reply Last reply Reply Quote 1
                                      • K
                                        kasalencar @r4phf43ltm
                                        last edited by

@r4phf43ltm Você poderia mostrar como instalou?

• First post
                                          Last post
                                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.