Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dúvida Vivo Fibra

Portuguese
    3
    9
    928
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      Des20
      last edited by

Bom dia pessoal,

Gostaria de tirar uma dúvida:

Aqui na minha empresa, temos um link de 50 MB da Vivo Fibra e IP fixo, além do PFsense como nosso gateway. Aonde ele faz a discagem (PPPOE) através do cliente@cliente.com e nos conectamos a internet.
      E essa semana será trocado pelo link de 200 MB e o pessoal da Vivo nos prometeu que iria transferir nosso IP fixo para esse novo link.
      A minha dúvida:
      Supondo que o nosso IP fixo seja transferido para o nosso novo link, eu precisarei fazer alguma configuração no PFSENSE?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • winklerW
        winkler
        last edited by

Se o método de discagem continuar PPPoE, não é necessário fazer nada, apenas rediscar caso precise.

0_1544458004216_Captura de tela de 2018-12-10 14-04-15.png

Nesse server, foi aumentado a internet, mantendo o mesmo IP, foi preciso derrubar e reconectar para ativar a nova banda.

att.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
        • D
          Des20
          last edited by

Ok.
          Se eu fazer um reboot também funcionaria?
          Você sabe me dizer se o vivo fibra de 200 MB continua utilizando autenticação pppoe?
          Terceira dúvida, se o nosso IP fixo, não for possível migrar e tivermos que ficar com IP dinâmico, terei que fazer alguma outra configuração no PFSENSE?

• winklerW
            winkler
            last edited by

Caso nõa seja mais utilizado o PPPoE (que é dificil) para fazer a conexão, ai sim precisa fazer mudanças.

Suponhamos que o IP fixo tenha que ser fixado direto na porta WAN, teria que excluir o PPPoE e editar manualmente os IPs na interface.

Caso o IP do PPPoE seja dinâmico, teria que ver se algum serviço da sua infra necessite de IP fixo, caso precise somente acesso externo, dá para usar tranquilo o serviço DDNS no PFsense.

Tem que analisar as regras de Firewall, se estão utilizando o IP Fixo para fazer algo

• D
              Des20
              last edited by Des20

Obrigado Winkler.
              Só complementando ao que você falou, nós usamos câmeras e acessamos elas através do nosso ip fixo.
              Mas vi agora aqui no PFsense que foi não setado o IP fixo na wan.
              Temos também 3 switchs gerenciáveis.
              Pelo que estou vendo, se a autenticação continuar PPPOE, não terá o que alterar.

• winklerW
                winkler
                last edited by

Qualquer dúvida pode chamar, já fiz esse procedimento muitas vezes, mas onde eu moro, não tem VIVO Fibra, a o método é igual todas as operadoras

• D
                  Des20
                  last edited by

Winkler ok.
                  O pessoal da Vivo irá vir na empresa (possivelmente amanhã a tarde) para colocar.
                  Vamos ver como será feito.
                  Fico muito agradecido.

• D
                    daniel.br.rio
                    last edited by

Se você está utilizando PPPoE para discar no pfSense, é porque está somente como um modem da sua operadora. Caso o modem suporte os 200mbps, não muda nada. do contrário, eles iram trocar o equipamento. Daí você pode receber um roteador que vai fazer a conexão e ti entregar um IP não 192.168.x.x.
                    Se isso aocntecer, já pede para eles reconfigurarem o roteador para o modo bridge. Daí você liga ele na sua porta WAN do pfSense e configura o PPPoE lá mesmo.
                    O IP que você irá receber após a conexão será sempre o mesmo, tanta numa configuração, quanto noutra.

1 Reply Last reply Reply Quote 2
                    • D
                      Des20
                      last edited by

Pessoal, só voltando para dar retorno. A diretoria da minha empresa cancelou a Vivo Fibra de 200 MB, devido a não vir com ip fixo. No momento, não iremos fazer a troca. Caso, eu volte a ter dúvidas, posto aqui.Mas obrigado pessoal.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.