Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Instalação padrao PFsense 2.4.4 não vem com partição Swap?

Portuguese
    3
    8
    912
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      dreivi
      last edited by

Prezados fiz a instalação do zero para testar seguindo os padrões e não veio essa partição, no de vocês também não veio? essa partição já me salvou algumas vezes que o Squid usava toda a memoria da maquina, alguém sabe se da para criar ela agora que o sistema já esta instalado?
      [2.4.4-RELEASE][root@proxyjpfsense]/root: swapinfo -k
      Device 1K-blocks Used Avail Capacity

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • O
        obmor
        last edited by

Acredito que não dê para criar depois do sistema já instalado não viu :/ teria que refazer a instalação e usar no modo avançado para criar as devidas partições. E isso é um saco não achei tutorial na versão 2.4.4 que é um instalador diferente da 2.3.X

• I
          integer
          last edited by

swap nao é necessario ainda mais em firewall pois so degrada a performance. achei uma boa terem tirado essa partição.

• O
            obmor
            last edited by

Sério @integer? Algo documentado, relatos ou experiência?

Eu acabei criando manualmente as partições, /(root) /swap /usr, /var. Apesar da swap acaba nunca sendo utilizada, porque tem 8Gb de ram, e no máximo que já vi foi 18% de uso.

I 1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • I
              integer @obmor
              last edited by

@obmor swap é usado somente quando nao tem ram disponivel para alocar o suficiente para todos os processos. é o mesmo conceito de linux. Leia o artigo da RedHat https://www.redhat.com/en/blog/do-we-really-need-swap-modern-systems . Se voce tiver servidor que use swap, reveja as configuracoes porque tem algo errado. Proxy é um exemplo, calcule a memoria alocada para o cache para que nao seja necessario usar swap, pois toda vez que o sistema precisar de algo que esteja no disco em vez de estar na memoria, algo que esta no momento na memoria tem que ser gravado em disco para que aquilo que voce precisa seja jogado novamente para a RAM.

• O
                obmor
                last edited by

O conceito eu sabia, peço desculpas, eu tinha entendido você falar que TER a partição Swap é algo prejudicial.

• D
                  dreivi
                  last edited by

Tomara que vocês realmente nunca precisem usar o Swap, pois se precisar o servidor vai travar de uma forma que vocês terão que ir desligar na mão e gerar grande impacto, no meu caso reinstalei e configurei na mão a partição Swap, mas consegui resolver diminuindo as regras que eu tinha no squidguard assim não usa nem 16% de memoria agora.

I 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                  • I
                    integer @dreivi
                    last edited by

@dreivi se voce ler o que escrei desde o inicio, tem uma parte que diz "... Se voce tiver servidor que use swap, reveja as configuracoes porque tem algo errado ... ". Alem disso vou acrescentar que o squid é um serviço que consome bastante processamento e infelizmente é mono thread. Nem adianta instalar ele numa maquina com muitas CPUs, pq simplismente nao vai usar. Se voce esta preocupado com a maquina travar por algum motivo e gerar impacto tem mais coisa errada na sua infra alem do swap. Recomendo usar o proxy separado com configuracao via wpad com no minimo dois servidores para o servico, alem de dois firewalls. Em nenhuma rede minha estou preocupado com paradas do tipo pq tenho no minimo 3 proxys e dois firewalls. As configuracoes de cada um é feita para que nao seja necessaro o uso do swap. Qualquer um deles pode cair a vontade que ninguem vai sentir interrupcao. Para ter uma ideia, as atualizacoes sao no horario de expediente e todo o ambiente continua funcionando perfeitamente e olha que a infra é considerada como critica.

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.