Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Ajuda com IPV6 na operadora NET

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 2 Posters 7.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      Trendkill99
      last edited by

Olá pessoal,

Sou novo no pfsense e gostaria de obter ajuda para configurar a conexão em ipv6 na operadora NET. Eu recebo o ipv4+ipv6 em dual stack, e antes do pfsense usava um roteador da cisco que recebia o ipv6 pelo dhcp com prefixo delegado e repassava pra lan por meio do router advertisement. Mas no pfsense não estou conseguindo seguir esta ideia.

Segui os seguintes passos:

System > Advanced > Allow ipv6 : está marcado

System > General Setup

DNS Server Settings : incluí o DNS6 da google, eu não sei se a NET fornece dns6.

1. Interfaces > WAN > DHCP6 Client Configuration:

DHCPv6 Prefix Delegation size : 64

Do not wait for a RA: (marquei essa opção porque senão a interface wan não recebe ipv6)

Block private networks and loopback addresses and Block bogon estão marcados.

Depois disso eu consigo ver o endereço ipv6 na página de status (Status > Interfaces) mas o status da wan ipv6 aparece como "pending" em Status > Gateways.

1. Interfaces > LAN

IPv6 Configuration Type : track interface

IPv6 Prefix ID: 0

Services> DHCPv6 Server & RA > LAN > Router Advertisements

Router mode: assisted
      Router priority: high

Subnets: 00:ff /64

Firewall > Rules > LAN

Pelo que eu vi o pfsense já vem com duas regras para permitir o tráfego da lan (uma pra ipv4 e outra para ipv6)

Depois disso meu computador recebe o endereço link local e o global mas não consigo pingar o endereço ipv6 da google nem concluir com sucesso o teste do ipv6-test.com

Em Diagnoostics > Ping

Eu consigo pingar o pfsense usando ipv6 da lan, mas não consigo pingar nenhum endereço externo pela lan nem pela wan.

Acabei postando essa dúvida no fórum geral de ipv6, mas agora vi que tem uma seção em português.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

T 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        Barbao
        last edited by

Amigo,
        Você conseguiu resolver esse problema ?

Comigo acontece o mesmo, vou em "Diagnostics->Ping" e consigo pingar "ipv6.google.com" tanto pela WAN quanto pela LAN. Mas o computador cliente não recebe ipv6. Se ligo o cabo da NET direto no computador, funciona normalmente o ipv6.

Uma coisa que reparei, na tela inicial a interface WAN mostra o ipv6, mas a LAN não mostra um ipv6,

Outro detalhe é que no ipv4 tenho certeza que só é possível usar o DNS da NET, qualquer outro não funciona. Eu configurei os DNS ivp6 no pfSense.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • T
          Trendkill99 @Trendkill99
          last edited by

@barbao

Não consegui. Acabei descobrindo que o problema está no meu node. Ele entrega o ipv6 por um tempo e depois a conexão cai.

No pfsense eu conseguia o ipv6 mas nem navegava. Testando com o meu antigo cisco o ipv6 se mantinha ativo por uns dois dias e depois caía (exatamente como descrito neste artigo: http://luizluca.blogspot.com/2016/05/netvirtua-e-problemas-com-ipv6-perda-de.html)

Cheguei a configurar um router netgear em ipv6 na casa de um amigo no mesmo bairro (mas nodes diferentes) e pedi pra ele testar a conectividade ipv6 em dias diferentes, e no caso dele a conexão não se perdia.

Acabei deixando pra lá porque ainda tenho ipv4 público. Mas de qualquer forma não consegui nem fazer o pfsense navegar ou pingar enderecos ipv6.

• B
            Barbao
            last edited by

Só compartilhando, e para deixar registrado

Consegui fazer ipv6 funcionar no pfSense com Net Virtua, usando o modem "Humax HGB10R-02" em modo Bridge.
            Posso estar errado, mas pelo que eu entendi precisa ser modo bridge, pois a NET disponibiliza só uma rede /64, isso significa que só pode ter uma rede depois do modem. Se o modem estiver como Router, ele vai pegar essa única rede /64

E outro detalhe: se no pfSense alterar qualquer configuração no menu "Interface" (ex: habilitar ou desabilitar rede privada, ou qualquer opção do ipv6 na parte "DHCP6 Client Configuration"), precisa reiniciar o pfSense para o ipv6 funcionar (pelo menos a versão 2.4.4).

• T
              Trendkill99 @Barbao
              last edited by

@barbao

O meu modem estava em bridge também, mas de qualquer forma o problema parece ser no node.

De qualquer forma, qual foi a config que voce usou no pfsense ?

• B
                Barbao
                last edited by

Instalei do zero para testar ( versão 2.4.4-RELEASE (amd64) ) e te mandar só o que alterei, mas coloquei o modem em modo bridge antes da instalação e setei qual era a WAN e qual era a LAN, configurei os DNS em System->General Setup (ipv4 e ipv6) e funcionou inicialmente.

Mas depois alterei só o DNS Resolver e o DHCPv6

Services -> DNS Resolver -> General Settings
                General DNS Resolver Options

• DNS Query Forwarding -> Enable Forwarding Mode

Services -> DHCPv6 Server & RA -> LAN -> Router Advertisements
                Advertisements

• Router mode -> Unmanaged
                • Router priority -> High
                  DNS Configuration
                • Server 1 -> 2804:14c:1:0:181:213:132:2 (o seu pode ser diferente)
                • Server 2 -> 2804:14c:1:0:181:213:132:3 (o seu pode ser diferente)

E pra você não ter dúvidas, em Interfaces -> WAN (re1) deixei o padrão
                Interfaces -> WAN (re1)
                General Configuration

• IPv6 Configuration Type -> DHCP6
                  DHCP6 Client Configuration (tudo desmarcado)
                • DHCPv6 Prefix Delegation size -> 64

Interfaces -> LAN (re0)
                General Configuration

• IPv6 Configuration Type -> Track Interface
                  Track IPv6 Interface
                • IPv6 Interface -> WAN
                • IPv6 Prefix ID -> 0

E também já veio habilitado como padrão

System -> Advanced -> Networking
                IPv6 Options

• Allow IPv6 -> All IPv6 traffic will be blocked by the firewall unless this box is checked

Testei no https://test-ipv6.com/index.html.pt_BR e deu 10/10

• T
                  Trendkill99
                  last edited by

@Barbao

Fala amigo! Testei sua configuracao e nao consegui do mesmo jeito. Continuo tendo problemas em nao receber o ipv6 caso a opcao "do not wait for RA" na WAN estiver desmarcada.

Me parece um problema no node ao anunciar as rotas do ipv6. O meu antigo cisco pega o ipv6, navega por dois dias e depois cai. Esse e' o mesmo problema que postei no link do blog acima. Parece ser do node mesmo.

Por enquanto deixei o ipv6 de lado mesmo.

De qualquer forma agradeco a atencao.

• B
                    Barbao
                    last edited by

Mas se você deixar o modem em modo Router e ligar direto no pc, funciona o ipv6 ?
                    E se deixar o modem em modo bridge direto no pc, funciona o ipv6 ?

Se funcionar de boa, tem que funcionar com o pfSense, eu levei uns 4 dias (e muita insistência e paciência) pra entender um pouco e conseguir resolver.

• T
                      Trendkill99 @Barbao
                      last edited by

@barbao

Nao pude testar com o modem em router, mas imagino que ele pegue o ipv6 e depois de dois dias perca a conectividade.

E onde eu disse no meu post node, leia-se cmts.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.