6 placas de rede (WAN1, WAN2, LAN1, LAN2, LAN4 e LAN4)
-
Bom dia a todos! Preciso configurar um Pfsense com as seguintes especificações: dois links de internet ativos (o wan1 ficará como principal, caso perca o sinal o wan2 assume - failover, mas, o wan2 deve ficar conectado entregando a internet na lan4 para que configure um acesso wireless para clientes) - a lan1 será a rede local 192.168.1.x, a lan2 será a rede 192.168.2.x (entregando o link via rádio para a unidade1 da empresa), a lan3 será a rede 192.168.3.x (enregando o link via rádio para a unidade2 da empresa) - Obs: as antenas externas estão instaladas, configuradas e funcionando perfeitamente (quero mais segurança) - terei outro Pfsense (192.168.4.x) em outra cidade fazendo a comunicação com esse principal (6 placas de rede) via openvpn ssl/tls - todas as redes se comunicam entre si (formando uma só rede). A questão do dual link com failover (OK), a lan1 (OK), o OpenVPN (OK), mas estou com dificuldade de configurar a lan2, lan3 e lan4. Alguém pode me ajudar! Desde já agradeço!
-
@jcalvesj Bom dia amigo, estou com um problema parecido com o seu. Tenho uma WAN e duas LANs, sendo que uma das LANs é para WIFI estou usando duas placas físicas diferentes para as LANs. A minha duvida é como faço para o pfsense ser o gateway para as duas LANs já que elas estarão em redes diferentes (LAN1 192.168.0.X e LAN2 192.168.1.X)? Teria como fazer esse implementação, ou será preciso criar VLANs? Se você encontrou uma solução para o seu caso e puder compartilhar comigo te agradeço, talvez possa me ajudar.
Abraço. -
@jcalvesj Qual a dificuldade exatamente ?
usar o WAN2 nessas LANs ? Se for apenas esse o caso, coloca o Gatway da WAN2 como gatway principal das LANs que vc quer q usem a WAN2 como principal -
@andremarcelo Olá, quando vc configurou as interfaces, vc colocou o IP sem o Gateway certo ?
Esse ip q vc configurou é o IP do PFsense na outra LAN. -
@ismarcs Olá, consegui resolver. Eu tenho um gateway e duas placas LANs. A LAN1 está configurada na mesma rede do pfsense e, portanto, tinha conexão com a internet. A outra rede (LAN2) foi configurada numa rede diferente do pfsense e ficava sem conexão. Para resolver, configurei uma rota estática fazendo a LAN2 sair pela LAN1. Se você tiver uma outra solução aceito a sugestão.