Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO] Mudar gateway da rede LAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    12 Posts 8 Posters 12.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      ledington
      last edited by

Vê na parte de Routing / Gateway Groups.
      Ai você define a prioridade dos Gateways fazendo failover.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • N
        neobr
        last edited by

Recomendo a leitura:

https://doc.pfsense.org/index.php/Multi-WAN

https://pontoexe.wordpress.com/2010/11/01/configurando-loadbalance-no-pfsense-2-0/

https://turbofuture.com/computers/Dual-Wan-Router-How-To-Build-One-On-a-Budget

[]´s
        Eduardo.

• D
          diego25
          last edited by

A única forma que eu consigo fazer a interface LAN mudar a saída é mudando o default gateway manualmente.
          Já fiz e refiz as configurações de grupos de roteadores e regras de firewall, mas não vai, se eu remover o cabo da WAN a rede não sai pela outra interface.

Mas agradeço a ajuda, vou continuar tentando.

• L
            ledington
            last edited by

Dê uma olhada nesse material, foi o que que funcionou comigo.

https://drive.google.com/file/d/0B2Xx9twJ-i2FT0lldmZ0Tm1iSUE/edit

• C
              chipbr
              last edited by

Amigo, você quer:

1 - que determinadas máquinas/IP utilizem um dos gateways (ex: PC1 sai pelo gateway1, PC2 sai pelo gateway 2, PC3 pelo gateway 1, etc)

ou

2 - fazer um load balance automatico (cada micro sai por um gateway, balanceando automaticamente)

ou

3 - mudar o gateway somente quando cair uma conexão?

se for opção 1, voce realmente deve ir em RULES -> LAN e criar regras especificas para os IP/MAC que você  deseja que usem determinado gateway, dai na opção gateway seleciona o gw que você quer usar

se for a opcao 2 ou 3, é na em ROUTING -> GATEWAY GROUPS mesmo

• D
                diego25
                last edited by

Amigo, o que eu quero é realmente essa opção 1, tenho diferentes LAN's no meu pfSense e preciso que algumas saiam por gateway X e outras por Y e dependendo da situação mudo manualmente. Eu cadastrei os dois router e adicionei os mesmos como gateways das interfaces WAN e WAN2 respectivamente, no rewall rules, não tenho nenhuma regra na WAN e nem na WAN2, na interface LAN tenho a regra que libera acesso (any para tudo), eu mudo, nas opções avançadas o gateway, porém isso não surte efeito na rota da rede. O detalhe é que só consigo mudar de gateway quando eu tiro o cabo de rede da WAN e saio pela WAN2 ou vice-versa.

• ?
                  Guest
                  last edited by

Eu fiz o seguinte aqui quando precisei colocar máquinas de uma mesma rede saindo por gateways diferentes.

1. Criei um alias com os IPs que queria que fossem sempre pelo gateway B ( o gateway A era o defaul) - chamei de "devices_b"

2. Criei uma regra na interface LAN onde em:
                        -Source selecionei "Single host or Alias" e coloquei o devices_b como valor
                        -Cliquei em "Show Advanced" e selecionei o meu "Gateway B" como o gatway dessa regra

3. Movi a regra para que ela fique antes (acima) da regra Any to Any padrão. Salvei e apliquei a mudança.

Funcinou logo em seguida.

Para testar eu usei sites que indicam o IP real e as maquinas presentes no Alias devices_b indicavam o IP da WAN B e as máquinas fora do alias indicavam o IP da WAN A.

Não sei se deixei de fazer alguma outra configuração mas somente isso aparentemente funcionou aqui.

• D
                    diego25
                    last edited by

Galera consegui,

Pra começar eu estava confundindo o que eu queria com o loadbalance, o que eu fiz pra conseguir foi o seguinte:
                    1º Exclui todas os gateways e também os gateways groups;
                    2º Exclui todas as regras da minha interface lan;
                    Após isso eu adicionei os 2 gateways novamente, um distinto para cada uma das 2 interfaces WAN e desabilitei a opção de monitorar o gateway pq ele marca offline para um, mesmo ele não estando;

Logo em seguida criei na minha interface LAN uma regra "libera intetnet" e coloquei o gateway X nas opções avançadas.
                    Fiz outra regra idêntica mudando somente o gateway, porém essa ficou desabilitada.

Após isso com a regra do gateway X ativa minha rede tinha saída pelo gateway informado na regra, ao desativar essa regra e ativar a outra aconteceu o correto, minha rede saia pelo outro gateway, do jeito que eu queria.

Muito obrigado!

• D
                      Douglas Araujo
                      last edited by

não esquece de deixa habilitado vá em System> Advanced e clique na aba Miscellaneous

Embaixo haverá as opções do Load Balancing marque a caixa com a opção Allow default gateway switching

Network Administrator Linux and Windows

• S
                        suportemineirosgmail.com
                        last edited by

2.4.4-RELEASE-p2 (amd64)

Só para contribuir, resolvi da seguinte forma:
                        1 - Criei um grurpo de Gateway onde coloquei uma Tier Menor para o que eu quero que seja o Default (Prioritário) e uma Tier Maior para o segundo de menor prioridade.
                        2 - E em Default gateway IPv4 selecionei o grupo recém criado e FUNCIONOU PERFEITAMENTE!

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.