Velocidade Não Real
-
Versão do Pfsense:
2.4.4-RELEASE-p2 (amd64)Olá pessoa! Me deparei com uma situação que está me deixando intrigado!
Possuo 02 (duas) interfaces WAN e uma LAN, sendo:
WAN_1 - 20MB down/upload (Rádio)
WAN_2 - 300MB (Vivo Fibra)A WAN_1 o link chega por completo, inclusive nos testes realizados (em anexo).
Já a WAN_2 a velocidade está sendo limitada a 90MB up/down (em anexo).
Removendo o cabo do Pfsense da WAN_2 e conectando direto no notebook, o link chega com a velocidade real (em anexo).
Ambas interfaces estão 1000baseT <full-duplex>.
No fw não tem nenhuma regra por hora limitando conexão.
Alguma dica e/ou sugestão para resolver esse mistério?
Obrigado.!Configuração:
WAN_01 (Pfsense):
WAN_02 (Pfsense):
WAN_02 (conectada diretamente no notebook, fora do FW):
-
Bom dia, como está o uso de CPU do pfsense durante o teste?
-
@mcury Bom dia! Durante o processo do teste a CPU não apresentou taxa alta, segue.
Após o teste voltou para o estágio normal (por hora poucos usuários utilizando a rede).
Obrigado pela ajuda.
-
Opa, acessa o firewall por SSH, e use o top -aSH para monitorar o CPU
-
@mcury Se fiz certo... segue o resultado:
-
Desabilite o snort e refaça o teste
-
@mcury Acredita que acabei de fazer isso (desativar o snort) e sem sucesso! O link continua chegando apenas 98MB...
-
hm, realmente bem estranho.. aqui eu tenho um sg-3100 e consigo atingir facilmente os 150mbs pela WAN..
Você pode informar mais detalhes do seu setup? Como por ex qual processador está utilizando? -
@mcury estranho mesmo ... esse link de 300MB (Vivo fibra) disponibilizei no fw há 1 dia atrás. Até então usava um link de 25MB e chegava normal. Só esse novo que está me dando essa dor de cabeça de não me dar a velocidade real. E como disse no inicio do post, que o engraçado que plugando o cabo diretamente na WAN do notebook down chega a 280MB e upload 190MB, não sei mais o que fazer.
Segue dados:
-
Você está fazendo o teste utilizando o Squid ou algum proxy?
Ou está saindo direto pelo NAT do firewall? -
@mcury estou acessando o site da Algar Telecom através do meu notebook, creio que seja por NAT (desculpe a ignorância, ainda sou leigo no Pf), utilizando um ponto de rede cabeado.
-
Não se preocupe em ser leigo, a comunidade aqui é nota 10.
Em relação ao seu teste, você pode instalar o iPerf no seu laptop, e testar a velocidade.
O ideal seria ter 2 vlans, em uma você usa o iperf -s (comando para habilitar o servidor)
e no outro voce usa iperf -c <ip_do_servidor>
Vai precisar de 2 equipamentos, um em cada vlan, client > server -
@mcury por hora obrigado pela ajuda meu amigo. Vou tentar realizar esse teste sugerido por Você e volto com os resultados assim que conseguir executar os comandos. Abs
-
@mcury Creio que descobri o "problema":
Ao conectar direto no notebook o resultado:
O switch ta limitando...