Squidguarde não bloqueia user baseado em autenticação squid
-
boa noite
nos últimos dias postei bastante tópicos no fórum pfsense, motivo estou estudando o mesmo e aprendendo seu funcionamento.
umas das coisa agora que não estou entendendo é que tenho o squid configurado para autenticar via ldap, até ai beleza, mas quando criei grupo e coloquei os nomes dos usuários com algumas regras de bloqueio, pois o mesmo não esta bloqueando. os senhores não poderia me explicar o que esta errado veja a figura
-
No campo onde você informou os usuários, deve-se usar um ldapsearch, para buscar diretamente no seu ldap, segue exemplo:
ldapusersearch ldap://192.168.1.100/dc=dominio,dc=local?sAMAccountName?sub?(&(sAMAccountName=%s)(memberOf=cn=PFS-AcessoPadrao%2cou=PFSense%2cdc=dominio%2cdc=local))
IP AD: 192.168.1.100
Dominio: dominio.local
OU onde usuários estao: PFSense > PFS-AcessoPadrao -
Aqui no meu, tive que colocar os nomes de usuarios entre aspas simples. Eg. 'marcelo.bacconi'
-
Aqui no meu, tive que colocar os nomes de usuarios entre aspas simples. Eg. 'marcelo.bacconi'
Isso mesmo, veja a descrição/mini help logo abaixo do campo.
-
ta pessoal, eu ja tenho autenticação via o squid, mas ainda tenho que colocar o que o holiveira falou?
pois vi alguns materiais no forum que não utilizava o que o holiveira falou bastava criar um grupo no squidguard e somente colocar os usuários com aspa simples que nem esta na figura que postei
-
ta pessoal, eu ja tenho autenticação via o squid, mas ainda tenho que colocar o que o holiveira falou?
Não necessáriamente. Você pode colocar manualmente como fez ou partir para consultas automaticas via LDAP.
As duas formas funcionam.
-
então da forma que fiz postado na figura esta correto certo?
cara não esta bloqueando desta forma, mas minha regra padrão Common ACL esta allow all, mas se coloco deny all bloqueia tudo
como posso debugar isso, pois sou novo neste cara..
-
segui este post
http://www.pfsense-br.org/blog/2012/01/pfsensesquidsquidguard-logando-no-active-directory/
o que vc acha
-
Veja no log do squid como estão aparecendo os usuários e deixe igual no squidguard.
A integração do squidguard está habilitada e funcionando? você recebe telas de erro do squidguard em algum momento?
-
sim recebo quando dou um deny all Common ACL default
bloqueia tudo
em anexo esta as imagens
mas quando coloco em allow passa tudo e não bloquei pelo grupo, o proxy esta configurado no navegado, antes de acessar a internet ele pede usuário e senha
-
olha pessoal, fiz da forma que esta na imagem, mas também não funcionou agora pegunto tem alguma coisa para debugar, pois não sei onde estou errando.
-
Não sei se você sabe mas o squidguard não entende várias listas de acls.
O conceito dele para na primeira regra que atende os criterios.
Por exemplo, se o ip/usuario bateu no financeiro, ele só entende por exemplo o "on time" "off time" e o que foi definido na regra padrão.
-
beleza
caras sabes que ainda não consegui fazer funcionar pelo squidguard?
segui alguns tutorial e nada, talvez poderiam me indicar algo.
-
agora vcs podem me ajudar gerou um log do squidguard
ldap_search_ext_s failed: Operations error (params: dc=bertin,dc=local, 2, (&(sAMAccountName=zaira)(memberOf=cn=acesso,cn=Users,dc=bertin,dc=local)(sAMAccountName=zaira)), sAMAccountName)
esta é minha configuração
ldapusersearch ldap://192.168.2.2/dc=bertin,dc=local?sAMAccountName?sub?(&(sAMAccountName=%s)(memberOf=cn=acesso%2ccn=Users%2cdc=bertin%2cdc=local)(sAMAccountName=%s))
acho que agora os senhores podem me ajudar.