ENTRA E SAIDA NO GRAFICO DE TRAFEGO (HELP)
-
Boa tarde , eu sou novo quanto a informações sobre pfsense e servidores firewall , gostaria de algumas dicas , mas minha duvida no momento é quanto ao gráfico de trafego , não consigo entender oque significa a entrada e a saída , por exemplo : tenho meu provedor que fornece a internet né , ai tem a entrada e saída dele , também tenho no gráfico a entrada e saída da minha LAN , sei que é uma coisa leiga para vocês , mas para mim é muito importante , pois cuido de varias maquinas e estou precisando entender isso para saber quais dessas maquinas estão sobrecarregando minha internet , obrigado , aguardo atenciosamente .
grato !!
-
@paulonass vou tentar explicar:
Se voce instalou o pfsense em um servidor de forma adequada, este servidor teria entao duas placas de rede, sendo uma placa para conexao com a internet e outra para conexao LAN.
Entrada e saida diz respeito ao trafego que entra e sai em cada uma dessas placas de rede, ou seja, voce tem entrada e saida na rede LAN e tambem tem entrada e saida na rede WAN (internet). Quando um pacote entra na placa de rede do servidor ocorre uma entrada. Quando o servidor envia pacotes para alguem por alguma dessas placas de rede ocorre uma saida.
Observe entao que pode haver entrada e saida tanto na rede LAN como tambem na rede WAN.
Supondo agora que um computador da sua rede LAN queira se comunicar com um site na internet, a logica de entrada e saida fica assim:
1 - seu computador envia uma requisicao para o site. Esta requisicao entra pela porta LAN do servidor pfsense e sai pela porta WAN do mesmo pfsense, com destino ao site.
2-O site da internet entao responde sua requisicao enviando a resposta que entra pela porta WAN do servidor pfsense e sai pela porta LAN do mesmo servidor, com destino a seu computador.