Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Definindo configurações de Wan e LAN para Link Dedicado

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 2 Posters 702 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      Leandro Gawleta
      last edited by

Bom dia, sei que o assunto já possui varias publicações mais não consegui encontrar nada satisfatório e que resolvesse o meu problema. Dessa forma decidi apelar para a experiência dos colegas.

Cenário: Tenho um servidor onde instalei o CENTOS, com duas placas físicas de rede. Nesse servidor instalei o virtual box instalando o pfsense.

Meu provedor fornece o IP LAN 189.75.115.59 Mask 255.255.255.248 DNS 201.230.198.74 (exemplos)

Minha rede local usa 192.168.1.x mask 255.255.255.0 Como estou usando um roteador coloquei as configurações do provedor e defini o gateway como 192.168.1.1

Instalei o PFSense configurei a WAN (configuração provedor) e a LAN (como rede local)

ERRO: Quero utilizar o pfsense como proxy e firewall. Imagino que a entrada e saída de internet tenha que passar pela interface de rede wan. Quando conecto o cabo WAN no swicth do provedor e na interface wan do servidor, eliminando o roteador não acessa a internet nas máquinas somente o servidor.

Hoje estou utilizando com o cabo wan no switch do provedor e no meu roteador que distribui a internet para minha rede interna, sem passar pelo firewall.

Alguém consegue me orientar no que pode estar errado, por que não reconhece e distribui internet?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • acamouraA
        acamoura
        last edited by

Olá Leandro,

Tudo bem?

Como você deixou setado as configurações do seu Virtual Box na VM pfSense para as interfaces que vão responder pela sua WAN e LAN?

Uma dica: Para que o pfSense consiga acessos à Internet e a sua rede navegue pela Internet a partir dele com as funções de firewall / proxy o primeiro passo seria deixar a sua interface WAN em modo bridge e em modo promíscuo permitir tudo e na LAN em modo rede interna e em modo promíscuo permitir tudo.

Com relação a parte física: O link de Internet você conecta diretamente na interface WAN da VM pfSense e a interface LAN da VM em seu switch da rede e o seu roteador também conecte ele ao seu switch para que os dispositivos móveis consigam navegar pela Internet sendo roteado assim pelo seu pfSense.

Atenciosamente.

César Moura.

L 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • L
          Leandro Gawleta @acamoura
          last edited by

@acamoura said in Definindo configurações de Wan e LAN para Link Dedicado:

Olá Leandro,

Tudo bem?

Como você deixou setado as configurações do seu Virtual Box na VM pfSense para as interfaces que vão responder pela sua WAN e LAN?

Uma dica: Para que o pfSense consiga acessos à Internet e a sua rede navegue pela Internet a partir dele com as funções de firewall / proxy o primeiro passo seria deixar a sua interface WAN em modo bridge e em modo promíscuo permitir tudo e na LAN em modo rede interna e em modo promíscuo permitir tudo.

Com relação a parte física: O link de Internet você conecta diretamente na interface WAN da VM pfSense e a interface LAN da VM em seu switch da rede e o seu roteador também conecte ele ao seu switch para que os dispositivos móveis consigam navegar pela Internet sendo roteado assim pelo seu pfSense.

Atenciosamente.

César Moura.

Tudo bem César, graças a Deus.

Primeiramente obrigado pelo retorno. No Virtual Box eu criei duas interfaces em modo bridge uma para pegar a placa física wan e a outra para placa física lan.

Já no pfsense a em0 eu defini com o ip do provedor 189.75.115.59 (wan) e na em1 192.168.1.15 (lan)

link text

• acamouraA
            acamoura
            last edited by

@Leandro-Gawleta,

Delete o gateway da LAN, você precisa somente do gateway da WAN para que o pfSense saia para a Internet de maneira correta.

E como lhe disse a sua LAN tem que estar conectada ao seu switch de rede e o seu roteador também.

Ai os controles que você quer atribuir para que a sua VM com pfSense faça o trabalho corretamente de firewall / proxy.

Atenciosamente.

César Moura.

L 1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • L
              Leandro Gawleta @acamoura
              last edited by

@acamoura said in Definindo configurações de Wan e LAN para Link Dedicado:

@Leandro-Gawleta,

Delete o gateway da LAN, você precisa somente do gateway da WAN para que o pfSense saia para a Internet de maneira correta.

E como lhe disse a sua LAN tem que estar conectada ao seu switch de rede e o seu roteador também.

Ai os controles que você quer atribuir para que a sua VM com pfSense faça o trabalho corretamente de firewall / proxy.

Atenciosamente.

César Moura.

Hoje eu estou utilizando somente dessa forma link text
              Para utilizar o proxy, pois ainda não consegui passar pelo firewall, se eu remover o gateway como você falou, as máquinas que estão configuradas para o proxy param de acessar a internet ☹

Imagino que a estrutura deva ser da seguinte maneira link text

Quando ligo dessa forma não ninguém acessa a internet 😒

L acamouraA 2 Replies Last reply Reply Quote 0
              • L
                Leandro Gawleta @Leandro Gawleta
                last edited by Leandro Gawleta

Firewall está configurado assim.

Wan

Lan

• acamouraA
                  acamoura @Leandro Gawleta
                  last edited by

Boa tarde @Leandro-Gawleta,

A estrutura tem que ser mesmo conforme o seu desenho

Você verificou a minha dica conforme na primeira interação?

Atenciosamente.

César Moura

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.