Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Comunicação entre roteador e pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    13 Posts 2 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      mateussales98
      last edited by mateussales98

vou usar o pfsense apenas para acessar a openvpn,
      https://forum.netgate.com/topic/151882/openvpn-com-1-interface-de-rede
      Como neste post.

Fiz todas configurações na OpenVPN e deu certo. Mas não consigo acessar o servidor de arquivos que esta no range 192.168.0.0/24.

Nem pingar de uma maquina na rede 192.168.0.0/24 para o pfsense. Ele nem pinga

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mcury Rebel Alliance
        last edited by

Não acho que essa seja a abordagem ideal.

Eu colocaria o pfsense diretamente recebendo o IP da provedora, estando o modem/roteador da provedora em modo Bridge.
        Algumas ISP não deixam você fazer essa configuração, então ponha o pfsense na DMZ do roteador, que também não é ideal pois isso mascara as conexões que vem da WAN.

Em relação a esse seu setup, qual IP interno que os clientes que se conectam ao Openvpn server recebem?

dead on arrival, nowhere to be found.

• M
          mateussales98
          last edited by

No roteador, que recebe a wan, o pfsense recebe o ip 192.168.0.88. Eu coloquei ele em dmz e liberei a porta da openvpn.

O roteador é um cisco rv320, tem opção de openvpn, mas não consegui configurar. O PFsense tem mais documentação então estou recorrendo a isso. O outro não tem muita.

O modem da provedora já está em modo bridge.

Eu estou perdido kkkk...

Acredito que a melhor solução seja essa mesmo. Colocar o pfsense em borda.

• M
            mcury Rebel Alliance
            last edited by

Caso o roteador/modem da ISP já esteja em bridge, você deveria estar recebendo um IP externo na WAN do pfsense, e não o IP 192.168.0.88.
            Nesse caso, iria dependender do seu ISP, mas normalmente a WAN ficaria em DHCP.

Eu faria da seguinte maneira, não que outras maneiras estão erradas

1 - Modem da ISP em bridge, você receberia um IP externo na WAN do pfsense.
            2 - Configurar uma interface LAN e atribuir a ela o IP 192.168.0.88
            3 - Configurar o Openvpn server (não vai precisar de NAT dessa vez pois o teu pfsense já vai estar recebendo as requisiçãos do vpn client na WAN direto na udp 1194 ou outra porta que você possa ter configurado a VPN).
            4 - Atribuir um range de IP que não é utilizado em outro local
            5- Crie regras de Firewall no OPENVPN firewall rules, permitindo acesso aos IPs e serviços que você precisa na rede que você precisa.

Obs: Não irá precisar de NAT da openvpn para as redes internas.

• M
              mateussales98
              last edited by

Vou testar esta configuração.

• M
                mateussales98
                last edited by

@mcury
                Acabei de fazer aquela essa configuração. LAN (192.168.1.0/24) e OpenVPN. Está OK.

Para facilitar o entendimento:

Rede A -> 192.168.1.0/24 -> Pfsense
                Rede B -> 192.168.0.0/24 -> Roteador

Eu apenas coloquei o liguei a LAN do Pfsense na WAN do roteador.

Agora o problema é a comunicação com meu servidor que esta na rede B. Não consigo nem pingar a rede B. Obs.: Já liberei todas as config de firewall. (Existe alguma outra configuração que impeça a comunicação depois do firewall?)

• M
                  mateussales98
                  last edited by

This post is deleted!
                  • M
                    mcury Rebel Alliance
                    last edited by

@mateussales98 said in Comunicação entre roteador e pfsense:

Rede A -> 192.168.1.0/24 -> Pfsense

Se entendi corretamente o que foi feito, o pacote sai da LAN 192.168.1.0 (LAN do pfsense), em direção a rede 192.168.0.0 que seria a LAN do roteador mais a frente, certo?

Caso seja isso, você provavelmente está sem rota de retorno da rede 192.168.0.0 para a rede 192.168.1.0.

Tenta criar uma rota estática no roteador B, seria assim:
                    Rede ou destination network: 192.168.1.0
                    Gateway or next hop, põe o IP do pfsense que está conectado na WAN desse roteador ai.

Caso não funcione, você pode fazer captura de pacotes para entender aonde o mesmo está se perdendo.

• M
                      mateussales98
                      last edited by

@mcury entendi, vou testar dessa maneira.

Como forma paliativa, liguei os dois gateway no meu switch e estou vendo as configurações deles.

E agora estou com outro problema. Quando conecto na OpenVPN, não consigo pingar nenhuma rede.

• M
                        mcury Rebel Alliance
                        last edited by

Quando você se conectar a VPN, e tentar pingar algo, verifique se os logs de acesso de Firewall estão permitindo o ICMP.
                        Caso estejam, você deveria estar conseguindo pingar as redes que estão diretamente conectadas ao pfsense, nesse caso hosts da rede 192.168.1.0.

Para pingar a rede que está no roteador B (192.168.0.0), já que esta não está diretamente conectada ao pfsense, você também vai precisar de rota estática para retorno, caso contrário, seu roteador B vai usar a rota default para alcançar a rede A e a rede da openvpn, jogando assim o pacote para a Internet ao invés de jogar de volta para sua LAN (que no caso é o pfsense).

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.