Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema VPN pfSense quando reinicia

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 778 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      thiagobernardino
      last edited by

Olá pessoal!

Estou tendo um problema com uma VPN que tenho usado.
      Toda vez que o servidor desliga ou reinicia eu tenho que exportar novamente o client e fazer a instalação em todos os computadores que utilizam a VPN.

Alguém sabe como posso resolver isso? Tem alguma configuração que posso estar fazendo para que não precise realizar esse processo?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C
        Conrado
        last edited by

Olá Thiago. Quando você exporta o instalador da VPN e instala, no diretório de instalação tem a pasta "config". Repare que ao abrir o arquivo .ovpn pelo bloco de notas, a linha que começa com a palavra "remote" provavelmente estará apontando para o IP antigo. (Se mudar apenas o IP externo a VPN volta a funcionar sem precisar reinstalar tudo novamente). Eu vejo duas soluções para seu caso:
        1º - Usar o serviço Dynamic DNS do pfSense e colocar o hostname no arquivo .ovpn;
        2º - Contratar uma internet com IP fixo válido.

Att,

T 1 Reply Last reply Reply Quote 1
        • T
          thiagobernardino @Conrado
          last edited by thiagobernardino

@Conrado Muito obrigado, amigo!
          Já começo agradecendo pois agora eu entendi o que acontece. Só de ter explicado o motivo do problema já me deu uma direção.
          Vou tentar a primeira opção, caso não dê certo eu vejo a possibilidade de uma internet com IP fixo.
          Obrigado novamente por ter me dado as duas soluções.

Surgiu outra dúvida: será que não tem nenhum comando que possa colocar no config para que faça uma atualização do IP automático?

• C
            Conrado
            last edited by

@thiagobernardino, por nada.
            Infelizmente não tem como, pois a configuração do arquivo .ovpn que aponta para seu pfSense é estática. Sempre que o IP válido da sua WAN alterar, vai precisar mudar também nesse arquivos nas estações dos clientes. Não tenho certeza, mas creio que o No-IP tem possibilidade de cadastrar hostname gratuito. O problema é que vai precisar fazer o login no máximo a cada 30 dias no site deles para o hostname não bloquear (regras do No-IP para a versão gratuita). Eu tenho uma conta paga no No-IP há 3 anos e nunca tive problema.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.