Sistema instalado e agora?
-
Boa tarde a todos, sou novato na ferramenta e queria saber o passo a passo para continuar a implantação da ferramenta. Primeiro passo foi que consegui executar a instalação... e agora? obrigado a todos que me ajudarem.
-
É meio difícil de responder, pois não sabemos se você já fez o básico como configurar as interfaces, regras de firewall, de nat, se vai usar vlans, quais programas pretende utilizar..
Seria para uso doméstico, comercial?
Quantas interfaces você tem? É um computador com 2 placas de rede com 1 interface em cada? Instalou em uma VM?
Instalou em um appliance da Netgate?Se possível desenhe uma topologia do projeto que pretende fazer..
-
fiz o basico, configurei as interfaces, mas nao fiz nenhuma regra de nada.... nao vou usar vlan, quero usar como um proxy para uma rede com 16 a 20 estações, fiz a instalação a partir da distribuição do site pfsense
computador tem 2 placas de rede e nao instalei em uma VM -
@rprovezano Perfeito.
Em relação ao proxy, existem diferentes maneiras de fazer isso.Uma opção seria fazer o filtro através de DNS, bloqueando páginas com o pfblocker DNSBL, utilizando a lista Shalla que é mais utilizada.
A segunda opção seria utilizar o Squid/Squidguard ou instalar um aplicativo não oficial do pfsense, ambos os casos necessitam de um conhecimento mais aprofundado em redes.
A pergunta que vai definir a melhor forma de fazer o filtro de URL, vai ser:
Que tipo de equipamentos você estará filtrando?A rede que passará pelo filtro de URL terá equipamentos tipo smartphones?
Ou serão apenas computadores?Tem redes do tipo IOT (Internet of things), em que tudo conecta na Internet.
Tem redes do tipo BYOD (Bring your own device), que o usuário trás o computador de casa.
Tem redes que você tem as estações fixas e não aceitam outros devices.. -
Amigo boa tarde, estou querendo usar pfsense na minha empresa
a maquina do pfsense terá 2 placas de rede off-board e obviamente a onboard..
eu consigo usar as 2 placas offboard para receber os 2 links de internet que quero, e a onboard para distribuir a rede para o switch? -
@danielvanimoura Consegue sim, mas use placas de rede Intel..
-
Amigo, sugiro fazer um curso... tem vários Gratuitos no Youtube e uns bem baratos em escolas virtuais como a udemy, vai te ajudar muito.