Access Log Squid - Customização Não Funciona
-
Boa tarde!
Tenho um PF v2.4.5, com o squid v0.4.44_35.
Estou tentando alterar o formado padrão do log de acesso baseado nesse tópico aqui do netgate (https://forum.netgate.com/topic/108107/howto-squid-lightsquid-logs-with-mac-addresses-pfsense-2-3-2/5), isso já havia funcionado pra mim em algum momento de 2019, e surgiu a necessidade de utilizar novamente, no entanto, percebi que os logs voltaram a ser como antes, no padrão original.Está assim:
Enable Access Logging = desativado
Custom Options (Before Auth)
logfile_rotate 30 debug_options rotate=30 logformat squid %{%d/%m/%Y_%H:%M:%S}tl %>eui %6tr %>a %Ss/%03>Hs %<st %rm %ru %un %Sh/%<A %mt access_log /var/squid/log/access_custom.log
Testei em dois PF, mas não funcionou.
Alguma ideia do que pode estar acontecendo?
Obrigado antecipadamente! -
Depois de testar algumas coisas cheguei nisso e funcionou:
logfile_rotate 30 debug_options rotate=30 logformat squid_mac %{%d/%m/%Y_%H:%M:%S}tl %>eui %6tr %>a %Ss/%03>Hs %<st %rm %ru %un %Sh/%<A %mt access_log /var/squid/log/access_MAC.log squid_mac
Pelo que parece, temos que utilizar um nome de "logformat" diferente de "squid" e defini-lo no final da linha "access_log".
Uma observação, em alguns PfSense o caminho pode ser diferente (sinceramente não sei pq isso acontece), em uns o caminho pode ser com logs (no plural), em outros log no singular:
access_log /var/squid/log/access_MAC.log squid_mac
ou
access_log /var/squid/logs/access_MAC.log squid_mac
Att.