Acesso ao servidor Apache pelo dominio externo redireciona para pfSense/squid
-
Boa tarde.
Estou com um problema no meu pfSense e preciso de ajudar rs
Tenho o seguinte cenário.
1 Servidor com pfSense
1 Servidor WEB com ApacheOs computadores da rede LAN do pfSense não conseguem acessar um site do servidor via domínio externo (aplicacaoweb.empresa.com.br) e nem pelo IP interno (http://192.168.175.48/aplicacaoweb).
E sempre que tentam acessar pelo domínio estando na rede LAN o pfsense redireciona para a porta da WebGUI do pfSense e informa a mensagem de erro DNS Rebind attack detected e quando acesso pelo IP retorna a mensagem 403 do squid informando que não encontrou.E o mais bizarro é que quem está fora da rede, via 4G consegue acessar pelo domínio sem problemas, e até o pessoal que está pela VPN acessa pelo IP local do servidor WEB, só quem está na LAN não consegue acessar.
Realizei algumas configurações antes, que foram de adicionar o dominio no hostname para nao aparecer a mensagem do DNS Rebind check, mas o resultado disso foi que ele abre a tela de login do pfsense.
Também tentei criar um host override no DNS Forwarder, porém não obtive sucesso.
Desde já agradeço a ajuda!
-
Está usando proxy transparente, certo?
Tem uma opção lá no squid para fazer bypass para endereços que você escolher, ponha o 192.168.175.48 lá e teste -
Esqueci de mencionar, mas não é o proxy transparente, é o proxy que necessita ser adicionado nas máquinas via WPAD
-
Tenta alterar seu PAC file, para enviar tudo que for para internal networks, para enviar direto ao invés de passar pelo proxy.
// If the requested website is hosted within the internal network, send direct.
if (isPlainHostName(host) ||
shExpMatch(host, "*.local") ||
isInNet(dnsResolve(host), "10.0.0.0", "255.0.0.0") ||
isInNet(dnsResolve(host), "172.16.0.0", "255.240.0.0") ||
isInNet(dnsResolve(host), "192.168.0.0", "255.255.0.0") ||
isInNet(dnsResolve(host), "127.0.0.0", "255.255.255.0"))
return "DIRECT"; -
Olá @KelvinSS,
Vá em System -> Advanced -> Firewall & NAT
Clique em Network Address Translation
Habilite os seguintes parâmetros abaixo:
-
list itemNAT Reflection mode for port forwards -> Selecione NAT + Proxy
-
list itemEnable NAT Reflection for 1:1 NAT -> Marque Automatic creation of additional NAT redirect rules from within the internal networks
-
list itemEnable automatic outbound NAT for Reflection -> Marque Automatic create outbound NAT rules that direct traffic back out to the same subnet it originated from
Após essas parametrizações salve as novas configurações e na sequencia realize os novos testes de comunicação junto a Aplicação Web.
Este procedimento deve resolver os acessos dentro da sua LAN com sucesso pelo domínio externo.
Atenciosamente.
César Moura
-
-
@acamoura Olá Acamoura, NAT reflection pode ser considerado uma "gambiarrazinha", não é a melhor maneira de se acessar um site interno.
https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/nat/reflection.html
Recomendo acessar diretamente, e caso queira fazer um acesso pelo nome, que se use split DNS.
-
@mcury said in Acesso ao servidor Apache pelo dominio externo redireciona para pfSense/squid:
isInNet(dnsResolve(host), "192.168.0.0", "255.255.0.0") ||
neste trecho isInNet(dnsResolve(host), "192.168.0.0", "255.255.0.0") eu preciso mudar o IP para o correspondente a minha rede interna (192.168.145.0) ou ele já está dentro?
-
Já está dentro.
-
Bom dia a todos.
Consegui fazer funcionar aqui ajustando o PAC File conforme o @mcury mencionou e isso solucionou o problema de acessar o site internamente usando o IP local.
Já para o problema LAN acessar o site usando o domínio externo (aplicacaoweb.empresa.com.br) eu resolvi com split DNS mencionado também, nele eu fiz o seguinte:
Fui em em Services > DNS Forwarder e marquei as opções:
• Enable
• DHCP Registration
• Static DHCPE criei na opção de Host Override Options os domínios que usamos aqui para o DNS interno resolver e redirecionar para o IP Local do servidor WEB.
• Host – será o subdomínio (aplicacaoweb)
• Domain – será o domínio (empresa.com.br)
• IP Address – será o IP Local do servidor WEBTambém tiver que mudar em Services > DHCP Server o DNS Server primário que antes era o do meu AD para o do pfSense.
Feito isso consegui resolver o problema de acessar o servidor WEB pelo domínio externo!
Obrigado a todos pela ajuda!