• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

Regra oculta no pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
13 Posts 2 Posters 1.3k Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • T
    tifhomuv @mcury
    last edited by May 4, 2021, 7:50 PM

@mcury Não entendi oque você quis dizer com o endereçamento da Lan 172.16.251.0.

Veja se fica mais claro -> traceroute 192.168.13.156 (este é o servidor de aplicação que fica na prefeitura, eu estou no hospital, as redes do hospital e da prefeitura são interligadas por fibra do provedor de internet que é o mesmo.)

1 pfSense.fhomuv.net (192.168.1.9) (meu gateway ele tem o ip 192.168.12.9 também)
    2 192.168.12.1 (192.168.12.1) (Equipamento de fibra do provedor de internet)
    3 172.16.254.1 (172.16.254.1) (Equipamento do provedor)
    4 172.16.21.253 (172.16.21.253) (Equipamento do provedor)
    5 vector156.fhomuv.net (192.168.13.156) (Servidor de aplicação)

Observação: Eu acesso o servidor de aplicação por remote desktop. O servidor precisa acessar meu printserver (192.168.12.9), eles se pingam mas quando vou adicionar uma impressora ou mandar uma impressão simplesmente trava tudo por causa dessa regra. Ela trava a comunicação que sai do printserver 192.168.12.9 na porta 631 e deveria ir para o servidor 192.168.13.156.

M 1 Reply Last reply May 4, 2021, 8:13 PM Reply Quote 0
    • M
      mcury @tifhomuv
      last edited by May 4, 2021, 8:13 PM

@tifhomuv said in Regra oculta no pfsense:

O servidor precisa acessar meu printserver (192.168.12.9), eles se pingam mas quando vou

Infelizmente não deu para entender a sua explicação

Pelo que eu entendi até agora:

Cliente acessando o servidor de impressão chega com o IP: 172.16.254.1
      Servidor de impressão: 192.168.12.10

Simplificando, seria isso?

dd8a04fa-a472-4a0d-b482-5ced02a8d7b1-image.png

Nesse caso, você enxerga bloqueio de TCP:SA (retorno de pacote que no seu caso acredito estar associado a assimetria), de uma regra que diz que o pacote não está vindo da rede atrás da interface xn0.

dead on arrival, nowhere to be found.

T 1 Reply Last reply May 5, 2021, 11:44 AM Reply Quote 0
      • T
        tifhomuv @mcury
        last edited by May 5, 2021, 11:44 AM

@mcury Na verdade o cenário seria esse da figura:problema de impressão.jpeg

O servidor de aplicação tem uma impressora instalada que está no servidor de impressão. Quando tento mandar imprimir o servidor de aplicação trava porque não recebe resposta.
        Quando vou olhar no firewall o log mostra o bloqueio da rede 192.168.12.0 conforme inicio do post.
        Pelo que entendi o servidor de aplicação alcança o de impressão, mas na volta o de impressão não consegue retornar para o de aplicação por causa dessa regra que não fui eu quem criei.

M 1 Reply Last reply May 5, 2021, 1:36 PM Reply Quote 0
        • M
          mcury @tifhomuv
          last edited by May 5, 2021, 1:36 PM

Lá na interface WAN que conecta ao modem 192.168.12.1, confirma se isso está habilitado, se estiver desabilite e tente novamente:

886745f5-c3f7-4ed8-bb8e-a839f9d78777-image.png

T 1 Reply Last reply May 5, 2021, 1:45 PM Reply Quote 0
          • T
            tifhomuv @mcury
            last edited by tifhomuv May 5, 2021, 1:46 PM May 5, 2021, 1:45 PM

@mcury Está desabilitado. Um amigo já tinha dado esta dica por já estar atraz do firewall do provedor. O PFSense estou usando mais é para gerenciamento da rede local, dhcp, dns, proxy entre outros serviços de rede.

M 1 Reply Last reply May 5, 2021, 1:49 PM Reply Quote 0
            • M
              mcury @tifhomuv
              last edited by May 5, 2021, 1:49 PM

Tem um NAT no modem da ISP, então o pacote vindo da origem chega como 172.16.254.1.
              O pacote chega no servidor de impressão, e tenta retornar, onde o pfsense bloqueia..
              Pode confirmar se o gateway configurado no servidor de impressão está correto?
              Deveria ser 192.168.12.9 o gateway, me parece que você configurou 192.168.12.10?

M 1 Reply Last reply May 5, 2021, 2:06 PM Reply Quote 0
              • M
                mcury @mcury
                last edited by May 5, 2021, 2:06 PM

Lá nos logs do pfsense, você enxerga o TCP:S ou apenas o TCP:SYN ACK com bloqueio?
                Confirma se a regra que permite o acesso está com a opção de logar as solicitações, ai tenta de novo e confirma se o primeiro pacote da conexão, que é um TCP:S está sendo permitido pelo firewall..

Nos seus logs só dá para ver o TCP:SYN ACK sendo bloqueado

T 1 Reply Last reply May 5, 2021, 2:47 PM Reply Quote 0
                • T
                  tifhomuv @mcury
                  last edited by May 5, 2021, 2:47 PM

@mcury Na verdade eu filtrando o log do printserver é esse o resultado:
                  Log bloqueio printserver.png

E não há regra de bloqueio nem de liberação, estou com as regras padrões do PFSense, lembrando que eu acesso o servidor de aplicação, uso o sistema normalmente via remote desktop.
                  Mas segue o print das regras.
                  Lan:
                  Regras Lan.png
                  Wan:
                  Regras Wan.png

M 1 Reply Last reply May 5, 2021, 2:52 PM Reply Quote 0
                  • M
                    mcury @tifhomuv
                    last edited by May 5, 2021, 2:52 PM

Se você não enxerga o SYN, é porque você está com algum tipo de assimetria na sua rede.

O three way handshake do TCP funciona da seguinte forma:

1- SYN
                    2 - SYN ACK
                    3 - ACK

Se o pfsense não enxerga o primeiro pacote SYN, ele vai bloquear o resto dos pacotes que tentarem passar.

Por isso acredito que você tenha algum tipo de assimetria na sua rede, onde o pfsense não recebe o SYN, e quando chega a resposta do servidor de impressão SYN ACK, ele bloqueia.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                    • T
                      tifhomuv
                      last edited by May 5, 2021, 4:53 PM

@mcury Tem alguma sugestão do que devo fazer?

M 1 Reply Last reply May 5, 2021, 6:06 PM Reply Quote 0
                      • M
                        mcury @tifhomuv
                        last edited by May 5, 2021, 6:06 PM

Garanta que o pacote está fazendo o mesmo caminho, na ida e na volta.

cliente -> Gateway A ---Provedora--- Gateway B -> servidor
                        servidor -> Gateway B --- Provedora --- Gateway A -> cliente

Se o pacote está chegando por um gateway e o servidor devolvendo por outro, o problema acontece..

As vezes o servidor tem mais de uma placa de rede, e se ele não tiver uma rota específica para devolver por uma placa de rede, ele pode devolver pela rota default, que pode não ser a placa de rede por onde o pacote chegou, causando a assimetria.

Você pode fazer uma captura de pacotes para ajudar a identificar o problema.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                        12 out of 13
                        • First post
                          12/13
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
                          This community forum collects and processes your personal information.
                          consent.not_received