Ping da lan para vlan
-
TCP/IP não inclui ICMP.
Ou crie uma regra permitindo ICMP ou faça como fez no primeiro quadro, permitindo IPV4* -
@mcury Obrigado por responder. Porém há uma regra desse tipo. No quadro 2 você vê IPv4+6 *, mas mesmo assim não funciona. Tem um roteador entre o pfsense e o cliente nessa VLAN, porém eu já desativei todo o firewall do roteador, só para deixar o pfsense comandar. É que nesse roteador tem impressoras, que só funcionam se alguém conectar o cabo de rede no router ou conectar nessa VLAN. Como eu disse da VLAN para Rede net funciona, mas da Rede net para VLAN não pinga e não comunica com quem estiver ligado ao rotedor. Será que é a mascará de rede? Uma é /16 e o outro é /24
-
Se as redes não forem sobrepostas, a máscara não influenciaria.
Cria uma regra em LANREDE, acima da regra IPV4*, para permitir o ping, sem por um gateway.
Uma rede /16 significa que por exemplo, 172.16.X.X, (essa rede vai sobrepor com qualquer rede que comece com 172.16).
Uma rede /24 significa que 172.16.20.0 por exemplo, só está incluída nesse range, 172.16.20.0 - 172.16.20.255, não sobrepondo com outras como por exemplo 172.16.21.0.exemplos:
172.16.20.0/24 vai de 172.16.20.0 até 172.16.20.255
192.168.10.0/16 vai de 192.168.0.0 até 192.168.255.255https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1scara_de_rede
Quando você usa gateway groups, você precisa criar todas as regras locais, inter vlans, e depois você inclui as regras de saída, com os gateways.
-
@mcury Coloquei uma regra "any to any" na LANREDE net IPv4* e funcionou e consigo o ping, acesso remoto e compartilhamento de pasta da rede 192.xxx vindo da LANREDE net que é 10.xxx , porém o roteador onde esta ligado as impressoras que é 192.xxx, não acessa via Browser e não consigo enxergar as impressoras desse roteador. Será que tem algum bug? Estranho que esta de "qualquer origem para qualquer destino e qualquer protocolo"
-
Você consegue pingar as impressoras?
-
@mcury não consigo pingar nem o roteador. Consigo pingar uma máquina máquina, entrar pela porta de compartilhamento e até pelo TS nela, mas eu não consigo entrar no roteador e nem nas impressoras dessa rede. Eu desabilitei o Firewall do Roteador.
-
@marcus-vinicius Conseguiu resolver seu problema ? estou com este mesmo problema.
A partir das Vlans pingo a Lan, mas via Lan não pingo nenhuma das Vlans. -
@sergio-h said in Ping da lan para vlan:
@marcus-vinicius Conseguiu resolver seu problema ? estou com este mesmo problema.
A partir das Vlans pingo a Lan, mas via Lan não pingo nenhuma das Vlans.Dê mais detalhes sobre a sua rede, se possível topologia, regras de firewall, se tem mais de uma WAN, subnets e mascara de rede.
-
@sergio-h Boa noite Sérgio...beleza... Não consegui e pior acho que muita gente não sabe falar o que é... Eu já especifiquei tanto em inglês, quanto em português e ninguém consegue me falar o que poderia ser... É como se a Lan fosse o centro e as Vlans não se enxergassem mesmo com regra Any-to-any (ou seja passaria tudo)... Eu estou nesse grupo do telegram para pFsense. https://t.me/pfsensebr .. O problema é que ninguém responde essa questão...
-
@marcus-vinicius said in Ping da lan para vlan:
@sergio-h Boa noite Sérgio...beleza... Não consegui e pior acho que muita gente não sabe falar o que é... Eu já especifiquei tanto em inglês, quanto em português e ninguém consegue me falar o que poderia ser... É como se a Lan fosse o centro e as Vlans não se enxergassem mesmo com regra Any-to-any (ou seja passaria tudo)... Eu estou nesse grupo do telegram para pFsense. https://t.me/pfsensebr .. O problema é que ninguém responde essa questão...
Você pôs uma regra com gateway no quadro 1, loadbalance_gw, certo?
Quando se tem mais de uma WAN, conforme expliquei anteriormente, você precisa criar as regras inter vlan antes, e depois por a regra de internet usando os gateways, ok?No quadro 1, poe lá acima da terceira regra que tem loadbalance_GW, uma única regra:
Permitir ipv4*source lanredenet destino vlanwificol gateway defaultVão existir 4 regras ao total depois que você terminar.
O que está acontecendo é que você está usando policy route, e isso está fazendo o pacote ir para o loadbalance ao invés de ir para a VLAN correta...
-
@mcury said in Ping da lan para vlan:
@marcus-vinicius said in Ping da lan para vlan:
Você pôs uma regra com gateway no quadro 1, loadbalance_gw, certo?
Quando se tem mais de uma WAN, conforme expliquei anteriormente, você precisa criar as regras inter vlan antes, e depois por a regra de internet usando os gateways, ok?No quadro 1, poe lá acima da terceira regra que tem loadbalance_GW, uma única regra:
Permitir ipv4*source lanredenet destino vlanwificol gateway defaultVão existir 4 regras ao total depois que você terminar.
O que está acontecendo é que você está usando policy route, e isso está fazendo o pacote ir para o loadbalance ao invés de ir para a VLAN correta...
Cara.. vc é demais !!! resolveu meu problema.. rodei vários foruns e nada de solução.. mas era realmente a ordem das regras, valeuuu !!!
-
@mcury said in Ping da lan para vlan:
Permitir ipv4*source lanredenet destino vlanwificol gateway default
Bom eu ainda não fiz o teste mas acho que seria isso:
Depois irei fazer o teste.
Valeu!!!