ESXI + Pfsense + PPPOE
-
Fala Galera, tudo bem?
Seguinte.. estou tendo problema com este cenário onde virtualizo o pfSense dentro de um ESXI, neste caso, o ESXI 6.5.
Já é o segundo provedor local que entrega uma ONU em Bridge e faz com que você faça uma discagem PPPOE de autenticação.
Até aí, sem problema.Instalei meu ESXI por padrão, como utilizo em outros locais, sem maiores novidades.
Criei o vSwitch com a vmnic em questão, também sem novidades.
Criei o Port Group também, VLAN 0, padrão.Atribui as interfaces corretamente ao pfSense e configurei para que ele fizesse a autenticação PPPOE com os dados do provedor.
Não completa a discagem por nada... eu rodei um TCPDUMP no PFSense e ele simplesmente não encontra nada para completar a discagem.Lendo alguns troubleshootings, habilitei o Promiscuous mode no ESXI e o MAC address changes, que também não afetaram em nada esse problema.
A interface teoricamente está vindo completamente em Bridge do ESXI e batendo no pfSense, mas ele realmente não completa a discagem.
Sei que o provedor utiliza Mikrotik na outra pronta, não sei se pode ser algum filtro na ponta deles, mas estou meio perdidão no que fazer para resolver isso dai.Achei que o provedor estivesse entregando alguma VLAN nessa ONU e por isso ele não estava completando a ligação.
Para tirar a pulga de trás da orelha, eu instalei o pfSense sem virtualizar neste mesmo servidor e para minha surpresa conectou normalmente sem nenhum problema, o que me intrigou ainda mais pq tinha certeza que tinha alguma VLAN configurada nessa ONU.Instalei a versão 2.5.2, último build.
Eu utilizo exatamente o mesmo cenário em outros locais (ESXI + pfSense + PPPOE), só que com VIVO FIBRA e setando VLAN 10 na interface (que é a vlan que a VIVO usa) e funciona normalmente.
Alguém passou por algo parecido e pode dar uma luz?
Valeu, abraço.
-
@rafaelvolpeti
try with vlan id 4095 for port groups -
@rafaelvolpeti said in ESXI + Pfsense + PPPOE:
rio em outros locais (ESXI + pfSe
Bom dia irmao , eu ja tive um bug parecido num cenário praticamente igual e o pppoe nao subia , nao me lembro exatamente mais acho que deletei todas as placas do vmware , baixei todas as vm subi o pfsense so com a placa wan que fazia o pppoe e a Lan ai funcionou , apos isso dei sequencia na configuracao
ja faz um tempo que parei de usar vmware e estou usando o hyper V core da microsoft (Gratuito) e nao tive mais problemas com relação a isso