Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Limitar igualmente banda

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 3 Posters 2.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      diego25
      last edited by

Boa noite amigos,

Procurei em mais de 20 posts na página, mas não encontrei uma resposta para o que eu preciso ainda.

Onde trabalho temos um LINK de 14M e atualmente usamos o Mikrotik, estamos testando o Pfsense pq queremos mudar para uma alternativa open source, pois bem nós temos algumas redes já criadas e no Mikrotik criamos tbm uma queue para cada rede que limita o consumo de banda ( por exemplo rede 10.x.x.x/24 limite máximo de 4m para down e up), nele nós criamos, além da regra de limite, uma outra regra que iguala o consumo (queue type, kind=pcq), desta forma se eu tenho 1 dispositivo na rede eu uso 4m, se tenho 4 então cada um fica com 1m e por ai vai. Alguém poderia me ajudar a criar essa regra no Pfsense. Os vídeos que encontrei ensinam a limitar a rede através do traffic shaper, porém pelo que vi ele só limita o consumo, mas não deixa o consumo de uma forma mais balanceada por dispositivo.

Outra coisa, fiz através do Traffic Shaper Wizards um tipo de QoS, porém queria saber como faço para priorizar o tráfego para determinado site, pois só encontrei a opção de ter prioridade alta para protolocos(http), mas não vi opção de inserir URL de sites prioritários.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • S
        stremenx
        last edited by

Bom dia, no meu caso segui esse tutorial e deu certo, minha rede é 10mb limitei para dividir com limite de 1mb (Download e Upload) por ip's e está dividindo por igual.

http://jf.eti.br/limitacao-de-banda-upload-e-download-no-pfsense/

Mais se quiser que seja cada rede 4 mb se tiver um dispositivo ele vai usar só para ele e mais vai ser por solicitação na pratica como ligar rede direto no modem.

1.Clique em Enable
            2.Defina o nome para LimitUpLan
            3.Definir largura de banda permitida (Bandwidth allowed  (1mb)
            4.Mask (None)
            5.Dê uma descrição
            6.Salvar

E configurar rules no mesmo modo do link, mais neste modo será por requisição não sendo possível passar dos 4 mps e dividindo corretamente.

Agora se quiser limitar ou permitir alguns ip's sem limite é aliases e configurar após no rules.

• T
          tiodetr0x
          last edited by

@diego25:

…uma outra regra que iguala o consumo (queue type, kind=pcq), desta forma se eu tenho 1 dispositivo na rede eu uso 4m, se tenho 4 então cada um fica com 1m e por ai vai. ...

Também muito interessado nesta resposta.

• D
            diego25
            last edited by

stremenx agradeço pela informação, ela de certa forma me será útil em outros casos, porém creio que para o que eu preciso no momento ela não se aplicaria.
            Me corrija se eu estiver errado, mas creio que nesta regra eu limitaria sim o down e up para os usuários da rede, porém o que eu queria era que o próprio PfSense fizesse isso automaticamente após eu fornecer um limite para a rede e não por host, pois da forma como você me passou se eu tiver por exemplo uma rede com 5m e essa regra com 1m de up e down e se eu tiver um único usuário ele só vai usar 1m de qlq jeito, mesmo a rede estando com 4m "livre".
            O que eu uso, porém em outro firewall é como eu disse, de forma automática ele divide a banda igualmente pela quantidade de usuários, ou seja, uma rede com 5m, uma pessoa tem 5m de down e up, se 5 pessoas conectarem, 1m de down e up para cada e por ai vai.
            Mesmo assim agradeço sua colaboração.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.