Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Como configurar a mesma faixa de IPs nas interfaces wan e Lan

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 3 Posters 2.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      MarceloAndrade
      last edited by

Oi pessoal estou aprendendo agora um pouco do pfsense, estou implantando aqui numa contabilidade, mas gostaria de aplicar a msm faixa de ip 192.168.0.x/24 tanto na wan quanto na lan. Pois se eu trocar a faixa da lan vou ter uma mao de obra para reconfigurar muitas coisas q ja esta na rede, impressoras, dvr, servidores.
      Lanço minha pergunta, Como  aplicar a msm faixa de ip 192.168.0.x/24 tanto na wan quanto na lan?
      :o

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        guitarcleiton
        last edited by

Tem um frase que eu sigo que é "Faça certo na primeira vez" isso lhe poupara futuras dores de cabeça.

Todo serviço tem um custo, você deveria ter feito essa analise de reconfiguração da wan e repassado o orçamento para o cliente.

Se a wan esta servindo 192.168.0.0/24 provavelmente vem de um roteador ou um modem, não seria mais viável reconfigurar a wan?

Se é possível trabalhar com a mesma faixa na wan quanto na lan eu não tenho certeza se é possível, mas não é recomendado.

Analista de Sistemas
        Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• B
          brunok
          last edited by

@MarceloAndrade:

Oi pessoal estou aprendendo agora um pouco do pfsense, estou implantando aqui numa contabilidade, mas gostaria de aplicar a msm faixa de ip 192.168.0.x/24 tanto na wan quanto na lan. Pois se eu trocar a faixa da lan vou ter uma mao de obra para reconfigurar muitas coisas q ja esta na rede, impressoras, dvr, servidores.
          Lanço minha pergunta, Como  aplicar a msm faixa de ip 192.168.0.x/24 tanto na wan quanto na lan?
          :o

Cada interface de rede atende um domínio de broadcast. Salve exceções extremas, totalmente fora do padrão.

De maneira geral, deverá conter 2 redes distintas.

Neste seu caso, o mais fácil a fazer, seria acessar o modem/roteador que oferece a internet e alterar a faixa de rede dele, lembrando de configurar um IP desta mesma faixa na WAN do PF depois.

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.