Bug no script do OpenBGPd impede o uso de IPv4 e IPv6 ao mesmo tempo



  • Pessoal,

    Postei sobre o assunto no fórum em inglês, mas como não sou muito fluente, fiquem à vontade para comentar lá se assim desejarem.

    https://forum.pfsense.org/index.php?topic=116900.0

    Como já temos rede IPv6 funcional por aqui, encontramos frequentemente o problema descrito, principalmente após uma atualização do pfSense. Em resumo, os scripts do pacote copiam o campo "Listen on IP" do IPv4 para o IPv6 na configuração, já que não há um campo dedicado "Listen on IP" para endereço IPv6. Isso causa problemas de família de endereços incorreta, uma vez que é inserido um endereço IPv4 no campo de endereço IPv6.

    Nessa situação o BGPd não inicia e exibe uma mensagem de erro.

    Para aqueles que enfrentam o mesmo problema, é possível contornar a situação usando a aba "Raw Config". No campo "Listen on IP" das configurações IPv6 deve ser copiado o endereço de IPv6 da interface em que se quer restringir a escuta, ou deve ser colocado "::" (o endereço tudo-zeros padrão do IPv6 que equivale a 0.0.0.0 no IPv4). Salvar o "Raw Config" reinicia o daemon e o serviço sobe, mas se for salvo novamente a aba "settings" o erro ocorre novamente, demendando outra intervenção manual.

    Se alguém souber como registrar um bug para o pacote, por favor me ensine para que nas próximas vezes eu possa registrar diretamente por lá.



  • Tu pode registrar o Bug no Redmine do projeto.
    https://redmine.pfsense.org/



  • Bug #6721 criado. Obrigado!


Log in to reply