Topologia correta para maquinas cliente do Servidor AD enxergarem o squid proxy



  • Boa noite pessoal,

    Estou implantando o pfsense 2.3 na empresa onde trabalho com o seguinte cenário :
    Servidor firewall squid proxy pfsense com 2 WANs cada uma com 1 link de internet  e uma LAN que está conectada na NIC 1  de rede externa do meu Servidor Windows Server 2012R2 com AD já configurado,  a NIC 2  do servidor Windows Server está configurada com IP estático para DHCP e Active directory, o mesmo está ligado em um switch junto com as maquinas cliente.

    Fiz as configurações do Squid Proxy no pfsense e testei no meu servidor de domínio, funcionou sem problemas porém quando tento configurar uma maquina cliente a mesma não enxerga o proxy.

    Obs: O meu servidor de domínio está configurado com NAT para receber o IP público da rede externa (no caso está recebendo o IP do pfsense via DHCP) e converter para a rede interna.

    Desde já agradeço. :)



  • Boa tarde !

    Pelo que entendi o seu DC está entre o PFSense e sua rede interna e por isso as estações não enxeram o proxy. A menos que você ative o roteamento no seu DC sua topologia não irá funcionar. O normal na maioria dos casos seria uma ligação assim:

    Rede Interna -> PFSense - > Rede Externa

    Onde o PFSense teria uma interface de rede ligada ao seu Switch e outra ligada ao seu dispositivo de Internet.

    Att,



  • Bom dia Andre,

    Obrigado pela ajuda, vou fazer as modificações na minha estrutura de rede e fazer os testes.

    Quanto ao roteamento no DC como funciona?

    Obrigado



  • Não habilite roteamento no seu DC a menos que isso seja extremamente necessário. Não dá pra explicar os passos por aqui porque é muita coisa.


Log in to reply