Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Captive Portal - Ignora tela de autenticação

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 1.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      ricardo.agro
      last edited by

Olá pessoal,

Estou com o pfSense 2.3.3 e encontrei uma dificuldade onde ao ativar o serviço do CAPTIVE PORTAL a interface LAN a qual estou conectado para de pigar na internet e tão pouco chama a tela de autenticação do CAPTIVE ao tentar acessar qualquer site.

Minha topologia é o seguinte:

WAN_GVT 179.185.67.221      (Wan GVT)
      WAN_OI 10.1.1.11                (Wan oi)
      LAN         192.168.1.20          (LAN, onde estão os computadores da rede)
      LAN GUESTS 192.168.10.1          (Interface de conexão com o Captive Portal)

A Interface LAN_GUESTS navega perfeitamente na Internet e assim como planejado não "enxerga" as máquinas da LAN. O problema é que, quando ativo o CAPTIVE PORTAL que está configurado para operar sobre a interface LAN_GUESTS, a conexão com a internet é interrompida (Assim como deve ser, mas deveria chamar a tela de autenticação para liberar a navegação). Esse é o problema a tela de autenticação não é acionada.

Se alguém puder ajudar, agradeceria muito.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        ttercio
        last edited by

fala ricardo.agro , cara recentemente tentei fazer o captive e tive o mesmo problema, consegui resolver da seguinte forma: habilitei o DHCP para interface do HOTSPOT ( sua Lan_guest ) colocando o DNS Server dos cliente o próprio IP que está na interface HOTSPOT, a aproveitando o GATEWAY também fico com o IP da interface.

Faz um teste, pega por exemplo o ip de um site qualquer e joga diretão e ve chama a página de login.

OBS: Meu Captive não ficou nada estável e por isso não coloquei em produção, to parado ainda com ele.

• R
          ricardo.agro
          last edited by

Como vai, TTercio, tudo bem?

Então, descobri outra coisa, o serviço de DHCP para a interface LAN_GUESTS não funciona, a mesma está ativada e intervalada entre 192.168.10.10 e 192.168.10.50, entretanto os computadores conectados nessa interface não assumem os ips. Já o serviço DHCP para conexão LAN está perfeita.
          Talvez o mau funcionamento do DHCP para LAN_GESTS seja a origem desse problema.
          Continuarei na luta aqui tentando agora descobrir a causa do não funcionamento do DHCP para essa interface. Se tiver alguma sugestão, por favor me repasse.

Muito obrigado pela ajuda TTercio.

• T
            ttercio
            last edited by

Bom …. na sua interface física mesmo Lan_Guest vc conectou o seu aparelho WIFI direto ? ou vc tem um Switch que dele vai pros WIFI's ?

• R
              ricardo.agro
              last edited by

Respondendo sua pergunta: Como ainda estou no período de configuração, estou conectado com meu laptop diretamente na interface LAN_GUESTS.

Já com relação ao DHCP para essa interface, consegui fazer funcionar. Entretanto o problema do CAPTIVE PORTAL persiste, ou seja, perco a conexão com a web e a tela de autenticação do CAPTIVE PORTAL não é exibida.

Obrigado novamente Ttercio!

• T
                ttercio
                last edited by

Boa tarde. quando acontecer de vc perder a conexão faça um teste: tente acessar esse IP direto no navegador e veja se abre a tela de auth.

131.255.64.72

abs

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.