Atualização pfsense 2.1 para o pfsense 2.3.2
-
Prezados, boa Tarde
Tenho um Firewall pfsense 2.1 e quero atualiza-lo para a ultima release lançada: pfsense-2.3.2, o intuito desta atualização, é a preparação de uma redundância carp failover do mesmo.
Inicialmente eu iria fazer a redundância na versão 2.1 do pfsense, porem o servidor ao qual estou preparando o firewall que será o secundária na redundância carp, esta apresentando problemas na hora da instalação da versão pfsense 2.1
Logo, gostaria de saber se mais alguem, ja fez a atualização da versão 2.1 para 2.3.2 e se encontrou algum cenário estranho ou Bug quando executou a atualização
Aproveitando segue algumas dicas que segui quando atualizei a versão de Pfsense2.1 para a 2.2.6:
Fazer Backup do xml das configurações do firewall
Retire todos os acentos e caracteres especiais das descrições de regras e aliases.
Desinstale todos os pacotes adicionais
Aplicar a atualização.
Reinstalar os pacotes após o 1º boot depois da atualização.Me recomendariam mais alguma dica para Atualizar a Pfsense da versão 2.1 para a versão 2.3.2?
Att
-
Acho melhor fazer instalação limpa e restaurar o backup, e depois instalar os pacotes.
-
Prezado Tomas, obrigado pela resposta, porem, não tenha esta opção, visto que meu firewall encontra-se em produção. Se for o caso, realmente terei de atualiza-lo.
-
Tomas, uma dúvida na restauração do backup:
Você restaura o backup full ou o individual(firewall, pacotes, etc)??
To querendo atualizar um pf2.2.6, mas ainda to em dúvidas se atualizo ou faço instalação nova.
valeu
-
Full.
-
Faça um backup, atualize manualmente para 2.2.6.
Verifique se está tudo OK….. estando, efetue outro backup e proceda com o backup automático para a 2.3.2Fiz isso em pelo menos 15 firewalls e não tive problemas.
Apenas fique atento na hora de atualizar manualmente para a versão (32 ou 64 bits) -
Fernando, muito obrigado,
Pela orientação que você deu, eu não posso então, atualizar automaticamente da versão 2.1 para a versão 2.3.2 correto?
Att,
-
Fernando, muito obrigado,
Pela orientação que você deu, eu não posso então, atualizar automaticamente da versão 2.1 para a versão 2.3.2 correto?
Att,
Grande possibilidade de corromper o sistema.
-
Iae Boa tarde,
valeu mais prefiro esperar sempre tem bugs.
e firewall em produção nos clientes e complicado de sair fazendo updates assim -
Bom dia Prezados,
A alguns meses atras, atualizei automaticamente, um dos meus firewall's da 2.1 para a 2.2.6 e seguindo as orientações de update oficiais, atualizei sem problema.
De qualquer forma, no caso atual aplicarei um failover CARP nas interfaces, logo, acho melhor faze-lo já na ultima versão.
-
Boa tarde pessoal!
Estou com o mesmo problema do nosso amigo, conforme o Fernando nos orientou, não é aconselhado fazer tal upgrade, porém vem a dúvida, onde encontrar o arquivo necessário para a atualização manual da versão 2.1 para a 2.2 ?