Lp de Dados (Vivo) X OpenVpn
-
Bom dia senhores.
Gostaria de colocar em prática essa possibilidade.
Tenho uma Lp de dados de 2m e 3 links de acesso a internet gostaria de deixar uma openvpn a postos para conectar caso haja a queda do link da lp de dados, alguém já conseguiu algo desse tipo? -
bom dia,
esta LP que vc esta se referindo seria tipo um MPLS? -
Correto! Uma Mpls
-
cara… a noite ou amanhã eu desenho para vc o que fiz com MPLS e links de dados como redundancia com o openvpn, mas para isto a rede mpls precisa estar em redes diferentes da suas pontas
-
OK vou aguardar, de verdade ela necessita de uma interface própria somente para conexão da mpls correto?
-
Cara… estou sem tempo para desenhar, mas geralmente quando é implantado um MPLS em uma rede eles lhe pedem as suas redes e geralmente colocam cada roteador da operadora com um ip da sua lan... esse é o padrão. para que vc possa utilizar o MPLS com o pfsense e fazer redundancia eu fiz da seguinte forma... cada ponto do mpls e concentrador eu solicitei que fosse colocado em uma rede diferente das utilizadas pela empresa. O que eu fiz foi colocar uma interface de rede em cada pfsense para cada mpls e atraves dele fechando uma vpn atraves do openvpn e outra pelo link de dados ou adsl em cada unidade e a redundancia fiz utilizando OSPF, portanto quando cai alguma das vpns ela é roteada para a outra e quando o link retorna ela retorna para a principal.