Asterisk atrás do PFSENSE 2.3.2 não funciona audio e derruba chamada(Resolvido)
-
Bom dia pessoal,
já pesquisei muito, e ví vários tópicos relatando esses problemas,
sou novo no PFSense, migrei do Endian Firewall,Meu Cenário aqui é: tenho 2 Links de Internet ambos em modo Bridge, 1 principal e outro backup, estou utilizando Proxy não transparente,
meu VOIP é um Asterisk FreePBX, quando utilizava o Endian Firewall não tive problema com os ramais que estão fora da rede, pegando IP Público,
ao implementar o PFSense começou este problema, já fiz a liberação das portas: 5060, 10000-20000 TCP/UDP, coloquei o Outbound Manual, fui em System/Advanced/Firewall & NAT e mudei o Firewall Optimization Options para Conservador, também na Interface de Rede do Link Princial desativei o Block private networks and loopback addresses e Block bogon networksJá instalei o Pacote Siproxid e ativei
no asterisk adicionei estas linha no sip_nat.conf
nat=yes
externhost =ddns do meu link de internet
externrefresh=10
localnet=192.168.0.0/255.255.255.0
qualify=yes
canreinvite=no
rtpstart=10000
rtpend=20000mesmo após todas essas mudanças no PFSense e no asterisk ainda continua com o mesmo problema,
chama ao tender as vezes cai a ligação, outras fica por alguns segundos mudo e cai novamente,
não sei mais o que fazer, estou sem idéia de alteração que possa fazer para resolver este problema,
Obrigado. -
Pessoal, pelo protocolo SIP não consegui resolver, mas no Asterisk criei ramais IAX para os dispositivos externos liberando no PFSense apenas a porta nativa 4569 e resolveu meu problema.