Controlar Banda Squid com uma Interface
-
Bom dia.
Tenho um cenário com um Mikrotik como Firewall no ip x.x.x.1 quero colocar um Squid sem mexer nas configurações atuais da rede.
Imagino que a melhor forma seja colocar um Squid apenas com a Wan e colocá-lo como Gateway Padrão nas estações, assim todos vão passar pelo Squid antes de sair pelo Mik para a internet, correto?
Porém além dos bloqueios, gostaria de limitar a banda de algumas estações e outras não, é possível fazer isso no Pfsense, com apenas uma interface?
Ja tentei usar o Limiter, mas quando ativo ele trava a conexão da faixa limitada. O proxy tem a opcao de limitar, mas ai se aplicaria a todas as estações, há alguma alternativa?
obrigado a todos! A versão que estou usando é a 2.3.2.
-
Alguém? por favor? ;D ;D ;D ;D
-
Da pra usar o pfSense + Squid somente com a interface WAN sem problema, porém ele não pode ser o gateway, senão ele terá que fazer roteamento, o que no caso seu Mikrotik já faz.
Sobre controle "banda" não tem como fazer no Squid da forma que você quer, e se o pfSense não é o GW terá que ser feito no Mikrotik, alias ele faz isso muito bem.
-
Bom dia Tomas,
Tenho que criar alguma rota no Mik ou no Pfsense para que as estações passem no Squid, deixando o Mik como Gateway?
Obrigado!