Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

OpenVPN Conecta mas não acessar a rede interna

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    31 Posts 10 Posters 23.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      aguinaldo.sis
      last edited by

Olá prezados, desde já agradeço pelo espaço…

Tenho a Seguinte situação:

Interface WAN: IP Válido
      Interface LAN: 172.16.0.85/23
      Interace tun0: 10.0.8.1/24

Tipo de VPN: Client-to-Site

Quando eu conecto com meu cliente, ele conecta normalmente, pega IP, eu consigo acessar o WebConfig do pfSense, porém eu não consigo acessar nenhum IP interno.

Pingar no 172.16.0.85 ---> OK
      Pingar no 10.0.8.1 --------> OK
      Acessar WebConfig ------> OK
      Pinga em algum IP dentro de 172.16.0.X ----> NÃO

Ao criar o servidor de VPN utilizando o Wizard, as regras foram criadas normalmente na interface WAN e na Interface OpenVPN, existe mais alguma regra que devo criar?
      Tenho que fazer alguma rota estática? tenho que fazer algum Nat?

Segue abaixo um print das regras que foram criadas quando criei o servidor de VPN:

REGRAS_LAN:

REGRAS_OPENVPN:

REGRAS_WAN:

Espero que alguém me ajude com isso, porque já tem uma semana que estou na luta e nada :).

Grato desde já pela atenção dos colegas, e tenham todos um ótimo fim de tarde.

Caso necessite de mais alguma informação é só pedir, logs, configuração de OpenVPN, etc ;)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • F
        fernandofolha
        last edited by

Como estão as configurações do servidor VPN

• A
          aguinaldo.sis
          last edited by

Olá Fernando, obrigado por se dispor em me ajudar, segue abaixo um print de cada umas das seções de configuração do servidor:

Grato pela atenção ;)

• F
            fernandofolha
            last edited by

Acredito que o problema esteja na configuração do firewall (desculpa não ter visto antes  :P).
            Modifique a regra de firewall em Firewall >Rules  > OpneVPN…. retire a primeira regra (a que tem um gateway definido) deixando apenas a segunda e tente a comunicação novamente.
            Acredito que deverá resolver seu problema.

• A
              aguinaldo.sis
              last edited by

@fernandofolha:

Acredito que o problema esteja na configuração do firewall (desculpa não ter visto antes  :P).
              Modifique a regra de firewall em Firewall >Rules  > OpneVPN…. retire a primeira regra (a que tem um gateway definido) deixando apenas a segunda e tente a comunicação novamente.
              Acredito que deverá resolver seu problema.

Obrigado mais uma vez Fernando…

Fiz como pediu, porem ainda não consigo pingar na rede interna :(

Segue o print:

• A
                aguinaldo.sis
                last edited by

Olá, eu estava dando um olhada nos LOGs e percebi que ele esta bloqueando meu acessos, talvez pode ser isso, porém eu não achei a regra que bloqueia, segue os prints dos logs e da informação que aparece quando eu clico no "X" vermelho do LOG.

Alguém saberia me dizer o que pode ser?

• F
                  fernandofolha
                  last edited by

O cliente OVPN que você está usando está acrescentando as rotas corretamente?

• A
                    aguinaldo.sis
                    last edited by

@fernandofolha:

O cliente OVPN que você está usando está acrescentando as rotas corretamente?

Ola Fernado, aparentemente sim, olha o print:

Eu consigo pingar nas interfaces do PFSense, tanto na 10.0.8.1 quanto na 172.16.0.85.

Eu acredito que o problema deve estar na resposta ao ping, porque quando eu desconecto a VPN a resposta do ping dá "Rede de destino inacessível" e quando esta conectado na VPN dá "Esgotado o tempo limite do pedido".

Imagino que o pfSense esta bloqueando o retorno dos dados interno a LAN. O que você acha?

• F
                      fernandofolha
                      last edited by

E as rotas no PFSENSE? Como ficam quando a VPN está conectada?

Outro teste interessante também é deixar um PING rodando da estação com a VPN conectada e dar um TCPDUMP na interface da VPN e depois na interface LAN, afim de ver se o pacote está indo e vindo através das interfaces

• A
                        aguinaldo.sis
                        last edited by

@fernandofolha:

E as rotas no PFSENSE? Como ficam quando a VPN está conectada?

Outro teste interessante também é deixar um PING rodando da estação com a VPN conectada e dar um TCPDUMP na interface da VPN e depois na interface LAN, afim de ver se o pacote está indo e vindo através das interfaces

Boa tarde Fernando, demorei porque semana passada foi meio corrido aqui no serviço, então, dei uma olhada na tabela de roteamento do pfSense e parece que esta tudo OK, sobre o TCPDUMP não consegui identificar muita coisa, segue abaixo um print da tabela de roteamento.

Fiz alguns testes com o TCPDUMP como você sugeriu com um ping disparada da maquina cliente, segue abaixo os testes:

Comando na interface VPN:

Comandos na Interfaca LAN:

Talvez eu não esteja conseguindo interpretar direito, mas me parece que as requisições estão chegando até a interface LAN, porem não esta voltando. :) eh isso?

• A
                          argdenis
                          last edited by

Bom dia

Pelas minhas configurações não há a necessidade de de liberação na LAN, pois na interface OpenVPN já está liberando tudo.

• A
                            aguinaldo.sis
                            last edited by

@argdenis:

Bom dia

Pelas minhas configurações não há a necessidade de de liberação na LAN, pois na interface OpenVPN já está liberando tudo.

Ok Denis, obrigado pela força, o que você acha que pode ser então? cara já tentei todas as formas que achei pela net, refiz tudo do zero, e o problema continua rsrsrsrs

• S
                              sergiocarreira
                              last edited by

Faz um teste. Desabilita o FW do windows  das estações e veja se funciona.

• A
                                argdenis
                                last edited by

Verifique se as maquinas que você está pingando tem como gateway o 172.16.0.85.

Pode ser uma pergunta besta a minha, mas nao custa.. hehe.. de repente você trabalha com 2 gateways ai.

Att
                                Denis

• A
                                  aguinaldo.sis
                                  last edited by

@sergiocarreira:

Olá Sergio, obrigado pela dica, e sim, eu já desativei o fw da máquina, inicialmente eu estava fazendo os testes em uma máquina com Kaspersky instalado, ai achei que pudesse ser o firewall do windows ou do anti-virus, então eu subi uma VM sem nada instalado, desabilitei o fw e instalei somente o OpenVPN, e mesmo assim, não deu :(

• A
                                    aguinaldo.sis
                                    last edited by

@argdenis:

Verifique se as maquinas que você está pingando tem como gateway o 172.16.0.85.

Pode ser uma pergunta besta a minha, mas nao custa.. hehe.. de repente você trabalha com 2 gateways ai.

Att
                                    Denis

Boa noite Denis, Obrigado pela dica, e não é uma pergunta besta, todas as perguntas são validas ;), as vezes a gente peca em coisas simples, sim eu tenho dois GW na rede, eu estou fazendo um teste entre duas VMs, com IPs configurados manualmente, o GW da VMs interna a minha rede onde esta o pfSense esta com o IP do pfSense (172.16.0.85), mesmo esquema da VM usada como Cliente, só o Windows instalado, sem anti-virus, com FW desabilitado.

• S
                                      sergiocarreira
                                      last edited by

@aguinaldo.sis:

@sergiocarreira:

Olá Sergio, obrigado pela dica, e sim, eu já desativei o fw da máquina, inicialmente eu estava fazendo os testes em uma máquina com Kaspersky instalado, ai achei que pudesse ser o firewall do windows ou do anti-virus, então eu subi uma VM sem nada instalado, desabilitei o fw e instalei somente o OpenVPN, e mesmo assim, não deu :(

Certo. Faz outro teste. Crie uma pasta compartilhada  nas estações das duas pontas e veja se consegue acessar pelo windows de cada uma delas. Tente acessar via Explorer. Atento só a questão de permissão de acesso à pasta, blz?

• E
                                        email15
                                        last edited by

Estou com o mesmíssimo problema do autor do tópico, pinga as interfaces LAN do pfSense porém não pinga nada na rede interna. Já tentei de tudo, começo a achar que seja um bug em alguma coisa desta versão 2.3.2. Alguém sabe de algo?

• E
                                          email15
                                          last edited by

Consegui!!!

Meu problema era que eu não estava usando a LAN do meu pfSense como gateway da rede interna, sendo que no meu cenário a rede interna tinha um outro gateway diferente da LAN do pfSense; quando alterei isso, pingou. Também poderia ter adicionado uma rota para esse gateway da rede interna que daria certo, mas já eliminei o mal pela raiz!

Fica a dica para o autor do tópico: verifique se os gateways da sua rede interna e a LAN do pfSense são os mesmos; se nao for, altere-os.

A 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                          • A
                                            aguinaldo.sis
                                            last edited by

@email15:

Consegui!!!

Meu problema era que eu não estava usando a LAN do meu pfSense como gateway da rede interna, sendo que no meu cenário a rede interna tinha um outro gateway diferente da LAN do pfSense; quando alterei isso, pingou. Também poderia ter adicionado uma rota para esse gateway da rede interna que daria certo, mas já eliminei o mal pela raiz!

Fica a dica para o autor do tópico: verifique se os gateways da sua rede interna e a LAN do pfSense são os mesmos; se nao for, altere-os.

Bom dia Colega, obrigado pela dica, então, eu já tinha pensado nisso, fiz a configuração manual em uma maquina da minha rede LAN apontando como GW o ip do meu pfSense, mas mesmo assim não responde os pings :( , de todo jeito obrigado pela dica.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.