Redundância OpenVPN
-
Olá a todos.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar uma redundância no OpenVPN entre links.
Exemplo: Tenho um servidor OpenVPN no pfsense de borda na matriz, e na filial tenho um pfsense de borda com um client OpenVPN. Atualmente passa tudo por um único link, mas tenho outro link disponível na matriz e gostaria de fazer uma redundância com ele caso um cair, outro link assuma. É possível fazer isto?
Agradeço a atenção de todos desde já. -
Boa tarde,
Seu link é Dedicado?
-
-
Se tu tens um Link dedicado será fácil. Quantos endereços IPs públicos tu pode utilizar?
-
Se tu tens um Link dedicado será fácil. Quantos endereços IPs públicos tu pode utilizar?
Olá, Hunterjn. Obrigado por responder.
Então, tenho um link que tem apenas 1 IP público (Que é o link que estar passando todas as VPNs da filial sem redundância atualmente).
Também tenho outro link com 5 IPs Públicos disponíveis (2 estão sendo usado), (Neste link atualmente não tem VPN). -
Bom dia, se tu tiveres dois Links dedicados, pode criar um VIP apontado para dois endereços dos links, a aponta este teu VIP como endereço de conexão da VPN.
-
Bom dia, se tu tiveres dois Links dedicados, pode criar um VIP apontado para dois endereços dos links, a aponta este teu VIP como endereço de conexão da VPN.
Bom dia amigo.
Acho que entendi. Neste caso na matriz terei que ter dois server do OPENVPN e no client criar um VIP apontando para os dois IP's da matriz?
Se for isso onde que crio este VIP? -
tenho essa curiosidade tambem… e provavelmente terei que fazer em breve... vou acompanhar o topico...
se fosse hoje, eu faria da seguinte forma: criaria 2 servers VPN na matriz (cada um respondendo em uma interface/link diferente) mas que apontassem pra mesma rede
e nas filiais, também criaria 2 conexões de cliente, uma para cada server da matriz (com os ips diferentes)
ou tem algum jeito de fazer com apenas "1 configuração" em cada ponta (fazendo com que responda/conecte por mais de 1 IP)? Tentei explorar as opções aqui e não vi isso
-
fiquei curioso, fui pesquisar e achei este topico:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,32429.msg167359.html#msg167359
e olha que estava pinado nos tutoriais VPN deste fórum :o
bem, ali faz exatamente o que acho que queremos (pelo menos, será meu caso hehehe) e a solução foi simples porém elegante, fez apenas UM server na LAN e NAT em cada interface WAN apontando pra ela… eu nunca pensaria nisso... mania de complicar hehehe
e vi que tiveram respostas no topico que já testaram e funcionou... mas não mostraram a configuração do CLIENT tentando conectar em 2 IP diferentes... como seria isso?
-
mais uma fuçadinha e encontrei a solução, adicionar mais um comando remote na configuração do client, sendo que pela GUI, seria no campo onde permite digitar os comandos adicionais (no fim da configuração)
exemplo:
remote x.x.x.x 1194 udp
encontrei tudo na documentação oficial:
https://doc.pfsense.org/index.php/Multi-WAN_OpenVPN
-
tenho essa curiosidade tambem… e provavelmente terei que fazer em breve... vou acompanhar o topico...
se fosse hoje, eu faria da seguinte forma: criaria 2 servers VPN na matriz (cada um respondendo em uma interface/link diferente) mas que apontassem pra mesma rede
e nas filiais, também criaria 2 conexões de cliente, uma para cada server da matriz (com os ips diferentes)
ou tem algum jeito de fazer com apenas "1 configuração" em cada ponta (fazendo com que responda/conecte por mais de 1 IP)? Tentei explorar as opções aqui e não vi isso
Boa amigo.
Também havia pensado neste mesmo caso. porém não coloquei em prática ainda.
Vou testar e lhe dar um retorno. Mas na verdade gostaria que fosse tudo em uma única configuração, é isto que eu estou procurando. Se não existir outra forma vou tentar esta que me parece também viável.
Obrigado! -
fiquei curioso, fui pesquisar e achei este topico:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,32429.msg167359.html#msg167359
e olha que estava pinado nos tutoriais VPN deste fórum :o
bem, ali faz exatamente o que acho que queremos (pelo menos, será meu caso hehehe) e a solução foi simples porém elegante, fez apenas UM server na LAN e NAT em cada interface WAN apontando pra ela… eu nunca pensaria nisso... mania de complicar hehehe
e vi que tiveram respostas no topico que já testaram e funcionou... mas não mostraram a configuração do CLIENT tentando conectar em 2 IP diferentes... como seria isso?
Perfeito. Vou lê o tutorial e tentar fazer.
Também andei pesquisando e encontrei esses dois links que pode nos ajudar para nosso caso.
Segue os site:
http://wordpress.jpcorp.eti.br/?p=452
https://andrelaudari.wordpress.com/2016/10/08/1235/ -
mais uma fuçadinha e encontrei a solução, adicionar mais um comando remote na configuração do client, sendo que pela GUI, seria no campo onde permite digitar os comandos adicionais (no fim da configuração)
exemplo:
remote x.x.x.x 1194 udp
Obrigado! Estou testando todas as alternativas possíveis.
-
pois eu também estava em busca deste disso, mas no meu caso ja tenho configurado meu clientes com as duas conexões e adicionei na interface do openvpn para any todas as placas de rede, mas o que acontece.
quando tento conectar pela wan1 não consigo na vpn somente pela wan2 mas a configuração openvpn esta any, ai se eu mudar para somente a interface wan1 eu consigo conectar.
não entedi o porque mas colegar sera que podem me ajudar, minha vpn é para os representantes
aguardo uma dica
-
tinha criado este post
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=120854.0
-
pois eu também estava em busca deste disso, mas no meu caso ja tenho configurado meu clientes com as duas conexões e adicionei na interface do openvpn para any todas as placas de rede, mas o que acontece.
quando tento conectar pela wan1 não consigo na vpn somente pela wan2 mas a configuração openvpn esta any, ai se eu mudar para somente a interface wan1 eu consigo conectar.
não entedi o porque mas colegar sera que podem me ajudar, minha vpn é para os representantes
aguardo uma dica
Amigo, fiz esses teste de adicionar duas conexões, uma para cada interface. A conexão é criado porém nem um ping funciona, apenas o primeiro server que foi criado. Se eu derrubar a conexão do server primário a outra interface que deveria assumir, não funciona. Simplesmente, não passa nenhum dado. Acho que outra alternativa seria criar uma conexão OpenVPN para uma interface e outra para ipsec.
-
@CoolMan:
exemplo:
remote x.x.x.x 1194 udp
Obrigado! Estou testando todas as alternativas possíveis.
Até funcionou, porém quando eu derrubo a conexão da primária a secundária demora cerca de 5 minutos para começar a trafegar dados e as vezes nem funciona.
-
A dúvida é.. quando tem um Link A, ele cai.. o Link B assume.. openvpn vai para esse link.. porem quando
o link A volta.. as conexões deveria retornar.. creio que não acontece. -
A dúvida é.. quando tem um Link A, ele cai.. o Link B assume.. openvpn vai para esse link.. porem quando
o link A volta.. as conexões deveria retornar.. creio que não acontece.não… vai continuar pela B... ele não vai derrubar automático para volta para A (até porque isso faria com que caisse toda a VPN, o q não é legal)
-
o link A volta.. as conexões deveria retornar.. creio que não acontece.não… vai continuar pela B... ele não vai derrubar automático para volta para A (até porque isso faria com que caisse toda a VPN, o q não é legal)
Como não é legal ? se o link B por apenas de backup e baixa velocidade ? teria que voltar para o link A.. eu tenho esse problemas desde o inicio..
acredito que isso seria um bug.. até pq é um faiolver..