Lentidão no Pfsense 2.3.2
-
Olá Igor,
A questão dos NIC's eu ja descartei, pois testamos outras placas e tambem fizemos a inversão de WAN para LAN.
Estive pesquisando o assunto, acredito que seja algo relacionado a este assunto:https://doc.pfsense.org/index.php/Tuning_and_Troubleshooting_Network_Cards
Tambem neste post:
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=59663.0
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=48559.0Gostaria de saber se alguem ja alterou as configurações de memória do Kernel no PF 2.3.2.
-
cara, isso começou de repente?
você tem proxy ou alguma config especial no pfsense?
usa vlan?não acredito ser problema de performance não, pelo q você postou da configuração da maquina…
para você ter uma comparação, aqui eu rodo o pfsense com 1 CORE apenas, virtualizado em hyper-v, com 512 MEGAS de RAM, 3 interfaces de rede física (2 WAN), 12 VLAN, 3 VPN com filiais e cerca de 200-300 dispositivos de rede
roda perfeito sem gargalo nenhum.... consumo de CPU sempre em torno de 10-15% e memória 50% em média
-
As vezes o problema nem está na máquina, pode ser cabeamento estruturado também. Pelo o que eu estou vendo o problema na comunicação.
-
Prezado chipbr,
No inicio tínhamos apenas uns 25 hosts. Até então o problema não acontecia.
Depois de uma mudança de escritório, a quantidade de hosts foi para 100. Dai os problemas começaram a surgir.
Trocamos o switch, patch cord, trocamos as placas PCI e mesmo assim não rolou.
O que me assustou foi que em diversos momentos que os usuários reclamaram de lentidão, eu tentei acessar via ssh, mas não consegui. Quando eu conseguia, a conexão ficava caindo.
Temos um proxy mas ele roda em outra maquina. Tambem realizamos testes isolando o proxy, onde as maquinas passaram somente pelo firewall.
Aqui utilizamos loadbalance + failover. Ontem eu apliquei QOS através do wizard, mas tive que desfazer, porque a navegação ficou muito mais lenta ainda.O problema se agrava quando um dos links ADSL fica offline.
Este problema eu tentei tratar neste post:
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=117872.msg652837#msg652837A tabela de estado está em 1% de uso.
CPU 20%, RAM 10%, SWAP 0%,
Até pensei que poderia ser questão do mbuf do kernel.Antes de iniciar o expediente, eu vejo este estado:
netstat -m
Thu Nov 10 08:24:38 BRST 2016
1346/2704/4050 mbufs in use (current/cache/total)
1185/1351/2536/2048000 mbuf clusters in use (current/cache/total/max)
1185/1345 mbuf+clusters out of packet secondary zone in use (current/cache)
0/6/6/1024000 4k (page size) jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
0/0/0/72646 9k jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
0/0/0/40863 16k jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
2706K/3402K/6108K bytes allocated to network (current/cache/total)
0/0/0 requests for mbufs denied (mbufs/clusters/mbuf+clusters)
0/0/0 requests for mbufs delayed (mbufs/clusters/mbuf+clusters)
0/0/0 requests for jumbo clusters delayed (4k/9k/16k)
0/0/0 requests for jumbo clusters denied (4k/9k/16k)
0 requests for sfbufs denied
0 requests for sfbufs delayed
0 requests for I/O initiated by sendfileDepois que iniciou o expediente, eu vejo este:
Thu Nov 10 09:19:20 BRST 2016
3487/3608/7095 mbufs in use (current/cache/total)
2256/2054/4310/2048000 mbuf clusters in use (current/cache/total/max)
2256/2045 mbuf+clusters out of packet secondary zone in use (current/cache)
0/19/19/1024000 4k (page size) jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
0/0/0/72646 9k jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
0/0/0/40863 16k jumbo clusters in use (current/cache/total/max)
5383K/5086K/10469K bytes allocated to network (current/cache/total)
0/0/0 requests for mbufs denied (mbufs/clusters/mbuf+clusters)
0/0/0 requests for mbufs delayed (mbufs/clusters/mbuf+clusters)
0/0/0 requests for jumbo clusters delayed (4k/9k/16k)
0/0/0 requests for jumbo clusters denied (4k/9k/16k)
0 requests for sfbufs denied
0 requests for sfbufs delayed
0 requests for I/O initiated by sendfilePreciso de ajuda para resolver este problema.
-
Qual versão meu amigo está utilizando?
-
Danilo,
O PF está na versão 2.3.2-RELEASE (adm64).
O cabeamento eu também descartei, pois troquei todos os patch cord e o switch também.
O problema surge quando aumenta a carga de conexão simultânea.
Acabei de verificar o consumo dos links. O consumo está baixo, mas a lentidão é bem notável. -
Vamos fazer o seguinte, acredito que isso seja algum fragmento de configuração que você deixou passar despercebido. Deixa apenas um dos seus links ativo, caso a conexão fique normal durante o dia o problema ta nas configurações da comunicação entre os dois links.
-
Danilo,
Aqui temos 3 Links ADSL (150, 50 e 15 mbps).
Você diz retirar o cabo dos 2 links mais baixo e deixar apenas o maior ? -
não é retirar o cabo, não necessariamente, apenas desativa a placa de rede ou desativa sua configurações de loadbalance/failover.
-
Danilo,
Consegui fazer os testes. testei removendo o cabo, coloquei as interface em down e por ultimo testei alterando a regra que joga o trafego para o LB.
Quando todas as requisições saem por apenas um link, a conexão tambem fica bem lenta. -
Com certeza é alguma configuração do seu fire. Tem como tu tirar print das tuas configurações?
-
Danilo,
Agradeço o emprenho no help-me.
Anexo, segue duas imagens contendo as regras de firewall.
A segunda e terceira regra (portas 80 e 443), criei a poucos minutos, afim de realizar um teste, separando as conexões.
Sabe me dizer se tem algo a fazer/configurar, afim de aumentar a performance das interfaces de rede?
O Pfsense mostra em algum lugar, o desempenho destas placas?
-
Danilo,
Agradeço o emprenho no help-me.
Anexo, segue duas imagens contendo as regras de firewall.
A segunda e terceira regra (portas 80 e 443), criei a poucos minutos, afim de realizar um teste, separando as conexões.
Sabe me dizer se tem algo a fazer/configurar, afim de aumentar a performance das interfaces de rede?
O Pfsense mostra em algum lugar, o desempenho destas placas?Faça desta maneira suas regras. Libera a regra de DNS. Tu tem Squid instalado?
![Sem título.jpg](/public/imported_attachments/1/Sem título.jpg)
![Sem título.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título.jpg_thumb) -
Duvidas:
As regras de Load Balance e Failover, devem estar em qual posição ? (inicio ou fim)
O meu DNS é interno (Bind em um Samba4).
Organizei as regras.
O meu Squid roda em outra maquina. Eu forço os hosts a pegar o proxy através de GPO.
-
O PfSense ler as regras de cima pra baixo. Recomendo usar elas como as primeiras.
-
Tem mais alguma sugestão para me auxiliar ?
-
Muita das suas regras está trabalhando em TCP/UPD, e vi muitas delas ai são apenas regras de portas, começa a enxugar tuas configurações. Uma curiosidade quem ta conectado na tua onboard no teu pfsense?
-
A interface onboard está sendo usada pela LAN.
Eu ja pensei em fazer um teste, trocar a WAN de 15 mb pela onboard.
Para realizar esta troca, eu faço isso pelo console ? Assign Interfaces? -
A interface onboard está sendo usada pela LAN.
Eu ja pensei em fazer um teste, trocar a WAN de 15 mb pela onboard.
Para realizar esta troca, eu faço isso pelo console ? Assign Interfaces?Exatamente. Se tu fizer isso de qualquer forma vai continuar lenta, talvez tu apenas der velocidade pra uma e der lentidão para outra.
-
o link de 15mb é quase inutil. Acredito que não ira interferir.
Vou tentar fazer isso amanha cedo.