Upload (ou upstream) muito lento (2.4.1)
-
Pessoal, boa tarde!
Reabrindo o Tópico*
Estava utilizando Edgerouter da Ubiquiti. Sem problemas de Upload! Recentemente com a atualização do pfsense para a versão 2.4.1, resolvi voltar ao pfsense e me deparei exatamente com o mesmo problema que tive e resolvi reabrir o tópico pela terceira vez.
Após a atualização 2.3.4 passou a acontecer algo muito estranho. Uma EXTREMA LENTIDÃO no UPLOAD.
O pfsense não passa de 500Kbits de UPLOAD, quando o limite deveria ser 15Mbits. Dependendo a quantidade de dispositivos fica impossível enviar uma imagem de 15KB via whatsapp de um celular dentro da rede. Enviar 1 e-mail com um anexo de 1 MB então e quase impossível.
Nao houve nenhuma manutenção ou mudança no pfsense.
Quando desativo o pfsense e deixo o Modem (como router) ou mesmo com outro Roteador (asus) e o modem ainda em bridge esse problema não acontece e tudo volta ao normal.
O que já fiz:
- Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
- Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
- Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
- Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
- Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
- Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
Modem da Net e o Arris.
Tenho se seguinte topologia.
Modem Arris em bridge >> pfsense wan DCHP pegando IP valido >> Lan (192.168.0.x)
Algumas regras de NAT e OpenVPN. Nada demais.. cerca de 25 dispositivos conectados simultaneamente.
-
Boa tarde,
chegaste a fazer alguma atualização de versão, implantação de Squid ou outro pacote?
-
Somente o upgrade para a ultima versao do pfsense.
Nao tenho nenhum pacote instalado. Nem Squid…
-
Instalação nova, teste com outro hardware já fez?
-
Instalação nova não!!
Vou tentar via máquina virtual.
Está nos meus planos fazer isso mas devido ao trabalho deixei por último.
Até pq não me ajudaria a entender qual a raiz do problema.
Mas obrigado!
-
Boa noite…
Fiz um novo teste. Liguei o Modem da net no modo roteador com DCHP ativado (logo, não está mais em bridge), reservei um ipfixo para o pfsense e coloquei ele na DMZ do modem da Net.
Melhorou o upload... agora bati 1 mbit ... mas ainda longe dos 5 mbits que consigo quando dou um bypass no pfsense.
Penso que o pfsense esteja fazendo algum tipo de filtro.
Tentei fazer o speedtest (http://www.speedtest.net/) e o resultado é baixo ainda... alguém sabe dizer o motivo?
Abraço,
Caverna -
Filtro não tem, e ele é bem ajustado por padrão para performance de rede.
Se puder faça um teste com instalação limpa, sem regras, com apenas a regra padrão.
Ou mesmo restaurar as configurações de fabrica. -
Pessoal, voltando com algumas informações. (2o. updade!)
Realizei um instalação do ZERO em outra máquina e tudo voltou ao normal. Pfsense 2.3.2.
Navegação dentro dos padrões contratados da NET.
Então, após esse teste, peguei o equipamento original e fiz um reset para as configurações de fábrica. Para minha surpresa: Não funcionou, inclusive passei a ter problemas com as interfaces de rede e algumas mensagens estranhas na console.
Daí não tive mais outra opção senão refazer a instalação do zero. Resultado: Problema resolvido e tudo funcionando normalmente.
Agora me resta e refazer a configuração novamente!! VPN .. regras.. e por ai vai.
Mas faz parte. O que me incomoda é não ter a solução disso… mas faz parte.. infelizmente não tenho o tempo que gostaria pra fazer troubleshooting.
Até agora o vilão me parece o upgrade pra versão 2.3.2.
Abraço...
-
Provavelmente algum arquivo de sistema danificou.
Para não teres mais estes imprevistos, realize um backup a cada alteração no pfSense. Nem que seja só um backup das configurações para um xml. -
Já havia tentado restaurar o backup, mas sem sucesso.
Não sei dizer o que houve… Infelizmente sem identificar a causa raiz, apenas foi resolvido com uma instalação nova. bom .. faz parte.
Abraço pessoal e valeu a ajuda.
Moderador, pode fechar o tópico.
-
Pessoal, boa noite!
Estou reabrindo o tópico pq o problema voltou a ocorrer. Exatamente após o upgrade 2.3.4.
A velocidade de Upload fica limitada a alguns Kbits .. nunca passa de 500kbits. A velocidade de Download não sofre nenhum problema. Só o Upload.
Fica inviável até utilizar o Whatsapp.
O que já fiz:
- Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
- Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
- Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
- Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
O que resolveu (contornou!)
- Mesmo hardware - Instalação Sophos Home Edition (9.5) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD.
- Roteador Wireless (Asus RT-AC66U) como Router recebendo IP do Arris (NET) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD
Com isso, isolei o problema no Pfsense e já sei que não é o Hardware e também não é nenhum configuração feita por mim após a instalação visto que estou com o mesmo problema de lentidão em uma instalação zerada.
A questão é QUAL É O PROBLEMA? Qual configuração que foi alterada no upgrade que pode ter causado isso?
Alguém já passou por algo parecido?
Abraço,
Caverna -
Opa amigo estou com o mesmo problema com essa atualização 2.3.4. Já fiz diversas alterações, mas nada resolveu.
Quando desativo o proxy no cliente, os upload funciona normal.
-
Boa Tarde.
Provavelmente seja outro cas, mas tive um problema bem parecido quando atualizei para 2.3.4, só que estava o down e up baixos.Tinha uma regra para câmeras dentro de Firewall> Traffic Shaper> Limiters para limitar o tráfego, mas com a atualização acabou gerando a regra para toda a rede e não apenas para o IP das câmeras, então apaguei o limitador e funcionou.
-
Dei uma olhada e não tenho nenhuma regra em Traffic Shaper.
Ainda não descobri a solução.
E me desculpe a ignorância, mas o que é CAS?
-
Reabrindo o tópico.
Será que ninguém mais sofre com esse problema?
Abraço.
-
Bom dia pessoal, também estou com o mesmo problema, recentemente instalamos um link de 100 mbps para redundância com outro de 10 mbps. O dowload está normal, mas o upload está muito baixo, nas maquinas da rede não passa de 7 mbps, o estranho é que em meu pc fica normal entre 89 mbps o up, mas nos outros está chegando somente 7mb.
De pacotes utilizamos Captive portal mas sem limitar a banda, utilizo também squid e lightsquid.
Estou utilizando a versao 2.4.2-release-p1 (amd64) maquina fisica, o que pode ser? alguém tem uma ideia? -
Estou com o mesmo problema...
Antes o download e upload estavam baixos....
Zerei as configurações no shell e reiniciei, configurei novamente... A taxa de download tá ok, mas upload tá um desastre...
Estou usando a versão 2.4.3 release p1
Em sistema, avançado, rede, marquei a opção: Hardware Checksum Offloading
Em ajuste de sistema já inseri a regra: kern.ipc.nmbclusters valor: 131072
E até o momento nada de resolver...
Estou começando a achar que pode ser questão de driver da placa de rede.
Estou usando 3 placas realtek gigabit e 1 placa 100mbit
Encontrei esse tópico: https://www.netgate.com/docs/pfsense/hardware/tuning-and-troubleshooting-network-cards.html
Fiz algumas alterações, mas sem sucesso..
Se alguém tiver resolvido, favor nos ajudar... -
Como fica a velocidade negociada entre a interface do modem e o pfsense?
-
Estou na mesma. Olha aqui meu ambiente e o que tentei.
implantei um Pfsense 2.4.1 esse fds, e um problema de upload tá me tirando o sossego. Tenho o seguinte cenário:
1 WAN - conectada direta no modem em modo Bridge (OI Velox - lixo)
1 LAN
O upload está baixissimo, down ta ok
Então vendo isso, fiz várias tentativas
Troquei a operação do modem para Router e nada
restaurei o pfsense para configuração de fabrica e nada
restaurei o modem e tentei configurar novamente para rotear e nada
Voltei o modem para Bridge e nada
fiz uma instalação limpa do pfsense e nada
atualizei o pfsense para a ultima versão e nada
Deixei basicão após o constatar o problema
Deixei todas as regras padrão e somente fiz uma para um server 2008 de fora para dentro que tá ridículoSe configuro o modem como roteador, server dhcp, redirecionamento para o server windows fica ótimo, upload e down ótimos. Ele fica espetado no Switch
Alguém já passou por isso? Não troquei a placa de rede WAN do Server para ter certeza se é hardware.
-
Bom pessoal, estávamos com o mesmo problema em um cliente nosso e resolvemos removendo essas duas informações da imagem abaixo. Aparentemente o problema é o driver da placa de rede.
System->Advanced->Networking->Network Interfaces.