Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dúvidas Bloqueio de Portas e Acesso a Gmail

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    13 Posts 4 Posters 2.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      michelcoutinho
      last edited by

Amigos,

Estou utilizando o pfsense pela primeira vez e estou gostando muito. Porém me surgiu uma dúvida. Contratamos aqui na empresa o Google para a empresa onde trabalho. Ao fazer as configurações das regras do firewall, o Outlook não deveria funcionar já que só tenho liberado as portas 53,80 e 443, Correto? Como não liberei a 993, 465 e 587 nada deveria acontecer correto?
      Entretanto, quando tiro todas as regras, o Outlook continua conseguindo enviar os e-mails. Alguém poderia me dar uma luz do por que? Eu estou começando a configuração do zero, com uma conexão pppoe com ip válido.

Abraços!!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • H
        hunterjn
        last edited by

Boa tarde Michel, poderia enviar uma print das suas regras de firewall?

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• andrezaomacA
          andrezaomac
          last edited by

@michelcoutinho:

Amigos,

Estou utilizando o pfsense pela primeira vez e estou gostando muito. Porém me surgiu uma dúvida. Contratamos aqui na empresa o Google para a empresa onde trabalho. Ao fazer as configurações das regras do firewall, o Outlook não deveria funcionar já que só tenho liberado as portas 53,80 e 443, Correto? Como não liberei a 993, 465 e 587 nada deveria acontecer correto?
          Entretanto, quando tiro todas as regras, o Outlook continua conseguindo enviar os e-mails. Alguém poderia me dar uma luz do por que? Eu estou começando a configuração do zero, com uma conexão pppoe com ip válido.

Abraços!!!

Na tela de regras/Rules, lembre-se que o pfSense trabalha na leitura das regras na Ordem de Cima para Baixo.  Ou seja se sua 1ª regra libera tudo, as demais regras que estão abaixo não vai ter efeitos.

Consultoria em Servidores Linux/Windows.
          contato@andrenetwork.com.br

Tecnólogo em Redes de Computadores.
          Bacharel em Sistemas da Informação.

http://www.andrenetwork.com.br

Limeira - SP

• M
            michelcoutinho
            last edited by

Fala Hunter obrigado pela resposta. Segue o print anexo.

Andrezao meu camarada, desta regra eu sei, só não sei se as 3 primeiras que usei estão na ordem certa. Sinceramente não sei se é relevante. A questão toda é o por que do outlook com gmail em IMAP funcionar.

Abraços!

regras.png
            regras.png_thumb

• andrezaomacA
              andrezaomac
              last edited by

@michelcoutinho:

Andrezao meu camarada, desta regra eu sei, só não sei se as 3 primeiras que usei estão na ordem certa. Sinceramente não sei se é relevante. A questão toda é o por que do outlook com gmail em IMAP funcionar.

Abraços!

Tente inverter as regras!!

E tbm invés de Block deixe como Reject.

OBS: Pode ser que tenha haver com a porta 443 https, por que no momento que o outlook faz a autenticação, a URL que usa é do Gmail, e  se não me engano essa URL é HTTPS.

Limeira - SP

• H
                hunterjn
                last edited by

Se possível, faz um teste para sabermos. Faz uma regra que bloqueia todo o tráfego e deixa somente a tua 80 e 443 livre e ve se vai.. Se for, bloqueia a 443 e ve se passa…

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• danilosv.03D
                  danilosv.03
                  last edited by

@michelcoutinho:

Abraços!

Essas tuas regras de block, elas  não estão desativadas ?

:)
                  |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                  |Skype: danilosv.03

• M
                    michelcoutinho
                    last edited by

Boa Noite Galera,

Então, eu já tinha feito todos estes testes. Quanto as portas que estão desabilitadas foram apenas testes que eu coloquei block e não tentei como reject. Já tirei todas as regras e deixei apenas aquele para não bloquear o acesso local. Nesse momento perco toda conectividade com a internet via porta 80 ou 443, porém o raio do outlook continua enviando. A configuração que fiz no pfsense até agora foi;

1 - Instalei o pfsene;
                    2 - configurei as interfaces LAN e WAN (PPPoE);
                    3 - Apaguei as regras de fábrica que liberavam a internet;
                    4 - Liberei porta 80 e 443.

Algo mais que eu deveria fazer? Esse firewall é homologado para algumas empresas grandes como Petrobras por exemplo, então eu estou começando a configurar. Isso não me atrapalha em nada, mas é no mínimo curioso.

Abraços e Boa Noite.

• andrezaomacA
                      andrezaomac
                      last edited by

@michelcoutinho:

Boa Noite Galera,

Então, eu já tinha feito todos estes testes. Quanto as portas que estão desabilitadas foram apenas testes que eu coloquei block e não tentei como reject. Já tirei todas as regras e deixei apenas aquele para não bloquear o acesso local. Nesse momento perco toda conectividade com a internet via porta 80 ou 443, porém o raio do outlook continua enviando. A configuração que fiz no pfsense até agora foi;

1 - Instalei o pfsene;
                      2 - configurei as interfaces LAN e WAN (PPPoE);
                      3 - Apaguei as regras de fábrica que liberavam a internet;
                      4 - Liberei porta 80 e 443.

Algo mais que eu deveria fazer? Esse firewall é homologado para algumas empresas grandes como Petrobras por exemplo, então eu estou começando a configurar. Isso não me atrapalha em nada, mas é no mínimo curioso.

Abraços e Boa Noite.

Vc está com Proxy Autenticado ativado????

Se vc estiver usando Proxy transparente, todo trafego que usa protocolo HTTPS, o firewall não consegue filtrar.
                      Como no momento do envio do email o outlook faz uma autenticação no Gmail, e pode ser que tenha alguma URL com https na autenticação, acredito que o firewall não consiga filtrar.
                      Mas isso pode ser apenas hipóteses.

Se eu estiver errado por favor pessoal me corrijam.

Limeira - SP

• danilosv.03D
                        danilosv.03
                        last edited by

Você vai utilizar algum proxy na sua rede? Primeiro vamos estruturar esse teu pfsense e sai desse modo básico.
                        Recomendo você baixar os pacotes squid e squidguard. Der uma pesquisada aqui mesmo no fórum sobre o assunto, tem muitos assuntos sobre isso aqui.

• M
                          michelcoutinho
                          last edited by

Bom dia Danilo,

Cara por enquanto não pretendo utilizar o squid, queria somente matar esta dúvida mesmo. O objetivo é estruturar o firewall e fechar uma VPN com o pfsense. No futuro quem sabe eu comece a utilizar o squid. Como estamos a nível de firewall nesse momento, o que está me deixando curioso é a Regra estar bloqueando tudo e mesmo assim os e-mails saírem. Vou entrar em contato com o Google para verificar se isso pode ser algo que o GoogleSync faça. Se alguém nesse meio tempo souber por que isso acontece fico a vontade.

Abraços a todos!!!

• danilosv.03D
                            danilosv.03
                            last edited by

@michelcoutinho:

Bom dia Danilo,

Cara por enquanto não pretendo utilizar o squid, queria somente matar esta dúvida mesmo. O objetivo é estruturar o firewall e fechar uma VPN com o pfsense. No futuro quem sabe eu comece a utilizar o squid. Como estamos a nível de firewall nesse momento, o que está me deixando curioso é a Regra estar bloqueando tudo e mesmo assim os e-mails saírem. Vou entrar em contato com o Google para verificar se isso pode ser algo que o GoogleSync faça. Se alguém nesse meio tempo souber por que isso acontece fico a vontade.

Abraços a todos!!!

Cara faz o seguinte.
                            Pesquisa na net os ranger de IP da google desse serviço específico que tu ta querendo bloquear/liberar, cria uma aleases e coloca na tua rule e resolve o teu problema.

• M
                              michelcoutinho
                              last edited by

Danilo,

A questão não é essa. O Firewall tem que funcionar, esse é o propósito dele. Tenho que saber por que essas portas passam por ele. Como mencionei posso vir a usar o Pfsense para fecha uma VPN homologada com a Petrobras por exemplo, tenho que ter certeza que tudo está a contento. Como o default é deny all não era para passar nada, mas ainda vou entrar em contato com o google e posto aqui. como eu disse logo acima, isso não é impeditivo, mas seria interessante saber por que acontece.

Abraços!!!

• First post
                                Last post
                              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.