Filtragem de Email
-
Boa tarde,
Na versão 2.3.2, do pfsense, existe alguma ferramenta que auxilie no monitoramento de trafego e de emails, verificação e filtragem spam?
Exemplo:
Gostaria de criar regras que analisem o conteúdo e ou endereço e que bloqueie o recebimento e ou envio do email.É possivel? Tem algum tutorial que eu possa estudar?
Obrigado.
-
Der uma estudada no pacote: lightsquid e ntop. Os dois são ótimos, principalmente o NTOPNG
-
Obrigado Danilo,
Vou dar uma olhada sim, é que em uma empresa onde trabalhei, usavamos o BRMA da BrConnection, esse cara filtrava todo o conteudo de email, ou seja, antes de passar para o pc do operador o mesmo passava por ele, e fazia as validações conforme nossas configurações antes de entregar para o operador, tanto é que a exemplo, nas configurações do outlook, não eram configuradas os endereços do servidor de emails, tipo mail.servidor.com porta 110 e mail.servidor.com porta 25, o que era configurado era o endereço do firewall, servidor.firewall.com porta 110 e servidor.firewall.com porta 25, algo do genero, esse ntop e lightquido possibilita essas configurações?
De qualquer forma muito obrigado pela sugestão e ja estou pesquisando sobre os dois lightsquid e ntop.
Abraços.
-
Obrigado Danilo,
Vou dar uma olhada sim, é que em uma empresa onde trabalhei, usavamos o BRMA da BrConnection, esse cara filtrava todo o conteudo de email, ou seja, antes de passar para o pc do operador o mesmo passava por ele, e fazia as validações conforme nossas configurações antes de entregar para o operador, tanto é que a exemplo, nas configurações do outlook, não eram configuradas os endereços do servidor de emails, tipo mail.servidor.com porta 110 e mail.servidor.com porta 25, o que era configurado era o endereço do firewall, servidor.firewall.com porta 110 e servidor.firewall.com porta 25, algo do genero, esse ntop e lightquido possibilita essas configurações?
De qualquer forma muito obrigado pela sugestão e ja estou pesquisando sobre os dois lightsquid e ntop.
Abraços.
Na verdade não.
O Lightsquid ele te dar tudo o que os usuários acessaram, tudo que passou pelo o teu proxy. E o ntopng ele dar um relatório real do que está sendo acessado e o que está sendo acessado. -
Olá, boa tarde.
Em minhas pesquisas encontrei o Postfix Forwarder, que atenderia minha solicitação, porém ao meu entender essa solução foi descontinuada para esta versão do pfsense…
Existe algum projeto parecido?
Obrigado.
-
Olá, boa tarde.
Em minhas pesquisas encontrei o Postfix Forwarder, que atenderia minha solicitação, porém ao meu entender essa solução foi descontinuada para esta versão do pfsense…
Obrigado.
Irmãozinho,
Um tão poderoso quanto você está querendo, só o zabbix -
Olá, boa tarde.
Obrigado.
Irmãozinho,
Um tão poderoso quanto você está querendo, só o zabbixZabbix é monitoramento e não filtro de Spam.
Não tem mais o pacote Postfix para pfSense.
-
Olá, boa tarde.
Obrigado.
Irmãozinho,
Um tão poderoso quanto você está querendo, só o zabbixZabbix é monitoramento e não filtro de Spam.
Não tem mais o pacote Postfix para pfSense.
Depende das suas configurações, pois eu já vi pacote de filtro nele aqui na UFPI pelo o zabbix
-
Você deve ter visto um plugin do zabbix que monitora os dados de spam.
O zabbix em si não tem nada a ver com servidor de email -
Ok, ja entendi, primeiramente muito obrigado a todos que tentaram elucidar esta questão, ja entendi que o pfsense não faz esse tratamento, a infra é pequena e o cliente não quer investir, o dilema de nossa área, estou aberto a sugestões sobre o assunto, ou posso encerrar o tópico?
Mas que seria top o pfsense fazes essa tratativa seria, hein? ;)
Novamente meu muito obrigado.
-
já deu uma olhada no untangle?
https://www.untangle.com/untangle-ng-firewall/software-packages/
veja na tabela, a versão free tem anti-spam
de repente, é uma alternativa para você testar
-
Caros, boa tarde.
Darei a questão por resolvida, e continuarei a pesquisa por uma maneira de fazer esse tipo de tratamento de e-mail, e claro que postarei pra compartilhar com vocês caso encontre uma solução.
Obrigado a todos pelas sugestões, grande abraço e muito sucesso….
Att.
Sergio.