Redundancia OpenVPN
-
Boa noite. Tenho o seguinte cenário
Matriz: PFSENSE 2.3.2
Filial: PFSENSE 2.3.2Em cada um dos lugares, tenho 1 Lan, e 2 WAN. As WANs tanto na Matriz como na Filial são da mesma operadora.
Fiz o teste porém não funcionou.
Fechei a 1º VPN entra a matriz e filial usando a operadora X. Até aqui, tudo funcionando, perfeitamente.
Fechei a 2º VPN entre a matriz e filial usando a operadora Y. Aqui, já não consigo enxergar uma a outra mais, mesmo com a VPN 1 desligada.
A mesma, me mostra que estão UP, as regras nas interfaces das operadoras estão liberadas, a regra na interface OPENVPN está liberada FULL e não consigo tráfego.
Queria solucionar essa primeira questãoA Segunda questão, se isso der certo, minha operadora X que é a principal que está rodando liso a VPN cair, a VPN Y assume automaticamente? Dá pra fazer isso?
-
quem é seu default gateway? a operadora X ou Y ?
você fez grupos de gateway? failover? load balance?
-
quem é seu default gateway? a operadora X ou Y ?
você fez grupos de gateway? failover? load balance?
Gateway default é a operadora X
Não tenho grupos de Gateway.
Sim tenho Failover (Mais mesmo com ou sem não funciona) -
você disse que fecha a VPN pelas duas conexões, mas pela segunda não consegue comunicar.
As duas são para a mesma filial e estão conectadas ao mesmo tempo? Se sim, isso não funciona, pois somente uma será a rota padrão.
O correto é somente conectar na segunda quando a primeira cair, e vice-versa. Não ao mesmo tempo.