Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Cron não está executando comando

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    19 Posts 7 Posters 3.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rafaelpessoa
      last edited by

Bom dia,

instalei o SquidAnalyzer no meu firewall e para atualizar o mesmo é preciso executar um comando de tempos em tempos, para adicionar o mesmo no Cron eu instalei esse serviço(para não ter que fazer via linha de comando) e no mesmo mandei adicionar uma nova Schedules e coloquei dessa maneira:

30 * * * * root /opt/squidanalyzer/squid-analyzer

Com isso eu queria que a cada 30 minutos o mesmo fosse executado para atualizar o SquidAnalyzer, só que aparentemente ele nunca roda pois o SquidAnalyzer nunca está atualizado, mas se eu mando executar o comando manualmente funciona perfeitamente.

O que será que posso estar fazendo errado para o Cron não executar o comando

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Procure no forum, tem informações sobre isso.

Tomas @ 2W Consultoria

• R
          rafaelpessoa
          last edited by

boa tarde,

eu tinha feito isso, mas só achei alguns tópicos sem resposta ou com resposta vaga, por isso de ter aberto esse novo.

Se alguém souber como resolver e puder me ajudar eu ficaria muito grato

• T
            tomaswaldow
            last edited by

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=113584.msg633594#msg633594

Esse voce viu?

Tomas @ 2W Consultoria

• R
              rafaelpessoa
              last edited by

esse eu não tinha visto

mas seguindo as instruções vi que no meu arquivo já tinha a linha use lib '/opt/squidanalyzer';  eu já tinha feito antes o comando chmod +x mas mesmo assim executei novamente, coloquei o meu agendamento para cada 5 minutos eassim facilitar os testes:

5 * * * * root /opt/squidanalyzer/squid-analyzer

mesmo realizando esses procedimentos continua não atualizando.

• empbillyE
                empbilly
                last edited by

@rafaelpessoa:

esse eu não tinha visto

mas seguindo as instruções vi que no meu arquivo já tinha a linha use lib '/opt/squidanalyzer';  eu já tinha feito antes o comando chmod +x mas mesmo assim executei novamente, coloquei o meu agendamento para cada 5 minutos eassim facilitar os testes:

5 * * * * root /opt/squidanalyzer/squid-analyzer

mesmo realizando esses procedimentos continua não atualizando.

Verificou nos logs pra ter certeza se esta sendo executado?

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• R
                  rafaelpessoa
                  last edited by

eu procurei nos logs e não achei nem um erro, e como coloquei para executar a cada 5 minutos então se tivesse erro deveria aparecer várias vezes

eu analisei o /var/log/system.log

• empbillyE
                    empbilly
                    last edited by

Configure a cron dessa maneira. Irá executar a cada minuto.

* * * * * root /opt/squidanalyzer/squid-analyzer > /var/log/cron.log

Acesse a /var/log e de um```
                    tail -f cron.log

OBS: Eu já tive problemas em editar o arquivo da cron com nano e outros editores. Hoje só faço com o vi/vim.

• R
                      rafaelpessoa
                      last edited by

Segui @empbilly:

Configure a cron dessa maneira. Irá executar a cada minuto.

* * * * * root /opt/squidanalyzer/squid-analyzer > /var/log/cron.log

Acesse a /var/log e de um```
                      tail -f cron.log

OBS: Eu já tive problemas em editar o arquivo da cron com nano e outros editores. Hoje só faço com o vi/vim.

Criei um novo agendamento como pode ser visto no print anexo.

Dentro da pasta /var/log foi criado o arquivo cron.log porem depois de quase 20 minutos ele está limpo, não teve nem um registro no mesmo.

Outras tarefas agendadas do sistema estão funcionando normalmente, como o LightSquid.

Que coisa doida  :'(

![2017-01-19 (3).png](/public/imported_attachments/1/2017-01-19 (3).png)
                      ![2017-01-19 (3).png_thumb](/public/imported_attachments/1/2017-01-19 (3).png_thumb)

• empbillyE
                        empbilly
                        last edited by

Se rodar na mão o comando, ele executa corretamente?

• R
                          rafaelpessoa
                          last edited by

@empbilly:

Se rodar na mão o comando, ele executa corretamente?

sim, quando rodo na mão, não dá nem um erro e atualiza o squidanalyser corretamente

só pelo cron que não tá dando =(

• empbillyE
                            empbilly
                            last edited by

Outras entradas na tua cron estão funcionando?

• R
                              rafaelpessoa
                              last edited by

Sim o resto do firewall está redondinho.

serviços como atualização de regras do snort, lightsquid, atualização de vacinas do clamav estão funcionando normalmente dentro do previsto, só mesmo esse comando do que eu inseri que não tá querendo dar certo e não me dá nem um erro  >:(

• empbillyE
                                empbilly
                                last edited by

Dá uma lida no handbook do freebsd a respeito das crons. Talvez tu tenha deixado passar algo na configuração.
                                https://www.freebsd.org/doc/en/books/handbook/configtuning-cron.html

• W
                                  wendelldf
                                  last edited by

Parece macumba mas o meu também não roda.

Meu ambiente
                                  2.3.3-RELEASE (amd64)
                                  built on Thu Feb 16 06:59:53 CST 2017
                                  FreeBSD 10.3-RELEASE-p16

Tutorial usado para implementação
                                  https://forum.pfsense.org/index.php?topic=113584.0

Tentei agendar diretamente no /etc/crontab com vi, nada…
                                  De todas as formas abaixo e nenhuma vai... coloquei todos os minutos apenas para teste.

• root opt/squidanalyzer/squid-analyzer
                                          • root cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer

Todas as formas funcionam RODANDO NA CONSOLE...só não vai via CRON mesmo..

Fiz um agendamento de um simples ls -lha > /var/log/qualquerarquivo só para verificar se o agendamento estava funcionando, tudo funciona normalmente, só o agendamento do SquidAnalyzer que não vai..
                                  Intrigante !!!

Curiosidade...

Veja o erro que aparece no LOG quando rodava no cron, daí copiei o arquivo manualmente e o erro parou de aparecer, enfim, esta não era a causa.
                                  cp /opt/squidanalyzer/resources/images/up-arrow.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/

Mar 7 16:58:45 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:45 [error] 94857#100176: *34829 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css"
                                  Mar 7 16:58:46 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:46 [error] 94857#100176: *34826 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css"
                                  Mar 7 16:58:47 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:47 [error] 94857#100176: *34826 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css"
                                  Mar 7 16:58:47 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:47 [error] 94857#100176: *34826 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css"
                                  Mar 7 16:58:48 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:48 [error] 94857#100176: *34826 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css"
                                  Mar 7 16:58:48 	srv251.pontualcargas.com.br 		nginx: 2017/03/07 16:58:48 [error] 94857#100176: *34826 open() "/usr/local/www/squidanalyzer/images/up-arrow.png" failed (2: No such file or directory), client: 10.61.1.57, server: , request: "GET /squidanalyzer/images/up-arrow.png HTTP/1.1", host: "10.61.1.251", referrer: "https://10.61.1.251/squidanalyzer/squidanalyzer.css" 

• rodrigoinfocasper.com.brR
                                    rodrigoinfocasper.com.br
                                    last edited by

Bom dia pessoal.

Alguem conseguiu descobrir, estou exatamente com mesma dificuldade.

Na console funciona, via Cron não.

Valeus,

• rodrigoinfocasper.com.brR
                                      rodrigoinfocasper.com.br
                                      last edited by

Boa tarde pessoal,

Consegui descobrir porque o Cron nao executa o comando do squidanalyzer.

e falta de Path do perl.

Coloquem o /usr/local/bin/perl  antes do caminho do squidanalyzer que voce instalou vai funcionar.

Espero ajudar … porque simplesmente perdi 3 dias em cima disso e nao tem na internet essa informação.

Abraço.

M 1 Reply Last reply Reply Quote 2
                                      • M
                                        miller.santos @rodrigoinfocasper.com.br
                                        last edited by

@rodrigoinfocasper-com-br said in Cron não está executando comando:

Coloquem o /usr/local/bin/perl  antes do caminho do squidanalyzer que voce instalou vai funcionar.

Amigo, pode postar como que ficou a sua linha por gentileza? Obrigado

• leobozziL
                                          leobozzi
                                          last edited by

Instale o pacote Cron, muito simples.

• First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.