Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid parando depois de um tempo RESOLVIDO

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 5 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tiagomaximo82
      last edited by

estou com o pfsense 2.3.1 64bits

tenho o squid e squidguard instalado uso proxy transparente funcionando certinho mas depois de um tempo percebo que ele para e quando mando reiniciar nao reinicia a nao ser que eu mando reiniciar o pfsense dae volta tudo normal

agora nao sei se é por falta de memoria por usar a opcao transparente com ssl ativado

nessa maquina só tenho 2gb de memoria

no relatorio do system logs aparece rc.bootup: [squid] Installed but not started. Not installing 'pfearly' rules

alguem poderia ajudar?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C
        charadasu
        last edited by

Bom dia!

Quando seu squid parar, Abri seu promtp command e executa isso /usr/local/etc/rc.d/squid.sh restart , ver se ele vai apresentar o erro e posta ai pra gente ver.

• M
          matheus.oliveira
          last edited by

Estou enfrentando o mesmo problema.

Isso começou a acontecer depois que configurei o squid para fazer "Split All" com Squidguard.

No meu cenário estou utilizando 2GB de ram e tenho 15 usuários navegando.

Pelo que percebi, quando você inicia o squid ele começa a usar cada vez mais memória, depois o swap. Quando chega a 100% dos dois, o firewall trava e aí só reiniciando.

Se antes de usar os 100% do swap reiniciar o squid, volta ao normal tbm.

Acredito, que o squid não está liberando memória, mantendo objetos em cache. Mudei a configuração "Cache Replacement Policy" para "LRU" isso mantem em memória somente objetos mais recentes, ainda estou observando o resultado deste teste.

"A dúvida é um atalho para a inteligência.Quando não há mais dúvida, não há mais o que aprender." (Fabrício Carpinejar.)

• R
            rlrobs
            last edited by

"Split All" consome bastante memória. To testando em dois servidores e nos dois e tive q dobrar a RAM. No momento ta estável, mas antes estava igual ao de vcs… estourava a RAM, swap e parava tudo.

• empbillyE
              empbilly
              last edited by

O pfsense já não é mais somente um firewall, mas sim uma UTM. Dessa forma necessita uma configuração mais "parruda" pra funcionar satisfatoriamente. Não tem como funcionar bem utilizando proxy (http + https), snort e tudo mais que se possa ter somente com 2 GB de memoria.

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.