Travamentos após segundo link ficar off line
-
Prezados,
Venho enfrentando este problema faz algum tempo.
Meu Pfsense 2.3.2-RELEASE-p1, 2 links Wan e failover ativado.
Quando um dos links fica off, o Pfsense começa a travar. Os clientes conectados sofrem com a lentidão na internet.
Até a interface web do Pfsense e acesso SSH começa apresentar problemas de travamento e perda de conexão.Eu tentei resolver o problema neste tópico: https://forum.pfsense.org/index.php?topic=117872.new;topicseen#top
Quando criei o tópico acima, eram 3 links ADSL. Hoje temos um link de fibra dedicado e uma ADSL por fibra.
O Link ADSL é mais instável. Quando este começa a dar perda de pacote, começam os travamentos no Pfsense.Alguém poderia me ajudar neste caso ?
-
Cara, porque tu criou outro topico se é o mesmo assunto?!
Pede pra encerrar aquele topico e fica só nesse.
Vamos fazer teste meu querido. Deixa apenas um Link ativo funcionando, o seu link principal. Caso fique normal, refazer a configuração do seu failover.
Tu fez o que o danilo solicitou?
-
Ola empbilly,
O tópico anterior não foi fechado
Devido ao tempo que passou, acreditei que o tópico anterior estivesse fechado por inatividade.
Eu realizei uma nova instalação do sistema, logo depois que o link corporativo foi instalado pela operadora. Até então nenhum dos links tinham caido.
Mas ontem, quando o segundo link ficou off, vi que o problema ainda persiste.
Quando marco o gateway como "Não monitorar este gateway", o problema é amenizado, mas não resolvi 100%. -
Poste as configurações do teu failover.
-
A imagem anexo contem as configurações do failover
-
System \ Advanced \ Miscellaneous
como estão as opções:
Load Balancing
Default gateway switchinge posta como esta configurada suas interfaces WAN e os gateways
-
Prezado Chipbr
Segue as imagens, contendo as informações solicitadas.
-
Coloca o valor de sticky connections como 0 e monitora.
Além disso, você setou na regra de firewall que usa na sua rede para usar o grupo de gateway que você criou do load balance certo?
-
Chipbr
O valor do sticky connections não pode ser inferior a 1.
Sim, a regra padrão de saída utiliza o grupo de gateway failover.
Mesmo alterando o sticky connections, o problema persiste. Acabei de testar. -
Porque não pode ser inferior a 1?
O comportamento dele é bem isso, é o timeout de quando um estado expira ou é inválido (como no caso de queda de conexão).
Qualquer valor acima de 1 informa ao pfsense que ele tem que manter aquele estado/conexão válido por um período de tempo (no caso, num link que não está funcionando) e pode ser esse o motivo das travadas.
-
O sistema não aceita valor abaixo de 1
-
Coloca o valor de sticky connections como 0 e monitora.
-
Olá Chipbr,
Não consigo setar um valor menor que 1, para o Sticky Connections. O sistema não permite.
Esta opção não seria apenas para Load Balance ?
Aqui eu não utilizo Load balance, uso apenas Failover. -
Conforme já tinha copiado acima novamente, o valor é 0 (ZERO) não "menor que 1"
-
Veja a imagem anexo.
quando coloco o valor 0, ele não deixa salvar, informando: "Por favor, selecione um valor que não seja menor que 1"Para definir este valor como 0, só se eu desativar o "Use Sticky Connections". Dai o valor fica como 0 e o campo é desabilitado.
É este procedimento que você está dizendo ?
 -
Sim, o meu está marcada a opção e o valor é 0. E está salvo.
Tenta outro navegador… parece um erro, pois você digita 0 e ele está validando menor que 1
-
Chipbr, agora testei no Chrome e Opera.
Surge o mesmo erro quando tento alterar o valor para 0.
 -
Já tentou deixar esse campo vazio e depois dar um save?
-
Se eu deixar em branco e salvar, ele aceita. Ao fazer isso ele desmarca a opção "use sticky connections"
-
A opção 0 é a default. Então basta marcar a opção "use sticky connections" q ele já utilizará o valor 0. Nao precisa preencher.