Help - Como fixar um ip dentro do range DHCP
-
Bom dia pessoal, dei uma pesquisada aqui no fórum e não encontrei um tópico relacionado.
Tenho um pfsense em minha rede, no qual roda o serviço de DHCP, e o range tem o final 100 ao 200…
A questão é, preciso fixar o ip 180 por exemplo e/ou garantir que uma unica maquina utilize esse ip, poderia configurar manualmente na maquina mas dessa forma corro o risco de algum outro dispositivo pegar esse ip enquanto o equipamento esteja desligado.
Fora do range consigo fixar normal, mas gostaria de saber se tem alguma forma de fixar ou amarrar um ip (dentro do range dhcp) a um mac address especifico.
Desde já agradeço a colaboração...
-
Infelizmente o código da interface web não permite essa configuração.
Como já postei em outros tópicos, estou desde a versão 2.0 submetendo a correção mas ele nunca chegou a ser aplicada.
-
Teria como fazer em modo texto?
Se sim, consegue me passar uma orientação?Obrigado Marcelo…
-
é uma pena pois muitas vezez pegamos clientes com rede quebrada ai nao podemos colocar uma range se ter que quebrar ela toda….
-
https://doc.pfsense.org/index.php/Why_can%27t_I_have_static_mappings_inside_my_DHCP_range
Acredito que a parte a sem modificada fica no arquivo /usr/local/www/services_dhcp_edit.php iniciando na linha 240.
/* make sure it's not within the dynamic subnet */ if ($_POST['ipaddr']) { if (is_inrange_v4($_POST['ipaddr'], $config['dhcpd'][$if]['range']['from'], $config['dhcpd'][$if]['range']['to'])) { $input_errors[] = sprintf(gettext("The IP address must not be within the DHCP range for this interface.")); }